Pesquisar no blog
  • Publicado em 31/01/2023

O que são empresas exponenciais? Confira 5 exemplos

Ao iniciar o planejamento de uma empresa, uma das metas é estar entre as maiores do mercado no seu setor o mais rápido possível. Isso acontece com um crescimento orgânico e ágil que só as empresas exponenciais conseguem.


Entre os diversos nomes possíveis para organizações que atingem resultados excelentes em pouco tempo, “empresas exponenciais” exemplifica bem o que elas são. Essas organizações são capazes de construir modelos e mudar a forma do mercado se comportar diante da excelência. 

Elas são atraentes, eficientes e rentáveis. Adotam novas estratégias e posturas que modernizam o processo, como o uso de metodologias ágeis e da inteligência tecnológica. Dessa forma, fogem dos padrões das áreas do mercado que estão inclusas, pensando fora da caixa.

Para estar entre as grandes empresas exponenciais, os novos negócios buscam uma gestão que envolva a todos para atingir as metas e objetivos propostos. É difícil dizer que existe um passo a passo que garante o sucesso. Entretanto, há ações que se repetem durante o crescimento dos maiores players de cada segmento.

O que são empresas exponenciais?

Empresas exponenciais são aquelas organizações que usam modelos mais modernos, o que impacta o mercado. Costumam adotar novas metodologias de trabalho e tecnologias, inovando não só a parte operacional, mas todo o processo e forma de pensar da empresa. Elas são disruptivas em todas as áreas, o que impacta diretamente no crescimento.

O termo “exponencial”, na álgebra, refere-se a um número que assinala o valor pelo qual uma quantidade é elevada. Dessa forma, Salim Ismail, Yuri Van Geest e Michael S. Malone deram esse nome a empresas que crescem em uma taxa acima da média. Elas são conhecidas por se desenvolverem até 10 vezes mais rápido do que as organizações tradicionais do mesmo setor.

Nesse processo, elas gastam bem menos devido às reformulações de gestão e ao uso das novas tecnologias. As duas atitudes impulsionam o crescimento, principalmente no mundo digital e inovador em que estão inseridas. Tudo isso sem abordagens rígidas e datas, mas sim flexibilizando a jornada de trabalho e a atuação dos colaboradores.

Características das empresas exponenciais

As empresas exponenciais têm diversas semelhanças. Assim, essas características foram definidas como uma maneira de identificá-las. Conheça algumas delas!

Ter um Propósito Transformador Maciço

O Propósito Transformador Maciço (MTP, em inglês) é o que marca o direcionamento das empresas exponenciais. Dessa forma, ela vai muito além da missão no planejamento estratégico: o MTP move a empresa e comanda as características internas e externas dela.

Características Externas

Existem cinco características externas das empresas exponenciais. Elas são chamadas de SCALE, uma sigla que as representa.

O S significa “Staff on demand” (Equipe sob demanda, em português). Isso se refere à capacidade da empresa de aumentar ou diminuir a equipe de acordo com a demanda de trabalho. Da mesma forma, é um dos principais fatores que definem uma organização exponencial.

O C de “Community” (tradução de Comunidade), relaciona-se com as pessoas atraídas e alinhadas ao seu MTP. Ela é constituída de colaboradores, parceiros, apoiadores e de clientes fiéis que acreditam na empresa.

O A são os “Algorithms” (Algoritmos, em português), códigos projetados para executar uma tarefa automatizada definida. São essenciais porque, à medida que a empresa cresce, há mais dados. Igualmente, processá-los de uma maneira estruturada e automatizada é essencial para manter a organização. 

O L significa “Leveraged Assets” (ou Ativos alavancados). As empresas exponenciais não precisam de grandes ativos, como prédios, muitos equipamentos e diversos colaboradores. Assim os recursos são mais baratos e descentralizados, o que é totalmente contrário às ações das empresas lineares.

O E de Engagement (traduzido para Engajamento), é um atributo essencial para as organizações exponenciais. Essa estratégia captura, retém e aprofunda o interesse de clientes, transformando-os em membros de uma comunidade. Tudo isso é feito de forma orgânica, utilizando serviços da própria empresa.

Características Internas

As características internas também são cinco e representadas pelo acrônimo IDEAS.

O I de Interface conecta as características externas com o trabalho interno da empresa. Essa interface permite que os clientes se relacionem com a organização enquanto esta entrega a maior parte de suas funcionalidades.

D relaciona-se com Dashboards, softwares essenciais para monitorar e acompanhar o desempenho das empresas exponenciais. Quanto mais eficientes no acompanhamento e gerenciamento de dados e processos, mais adaptável será a empresa. Assim como é possível tomar decisões rápidas, assertivas e de grande impacto.

O E é de Experimentation (Experimentação, em português). Até as melhores ideias são apenas ideias até serem testadas. Sobretudo, a empresa exponencial incentiva a liberdade de experimentar ou testar de forma controlada e inteligente. Assim, monta-se o fluxo de trabalho de experimentação para se seguir.

O A significa Autonomy (traduzido para Autonomia), refletida na ação de dividir a empresa em equipes multidisciplinares com autoridade e responsabilidade para tomar decisões. Dessa forma, os colaboradores escolhem como atingir os objetivos, o que permite que uma organização mais ágil, informações espalhadas e a atração a pessoas inovadoras.

Por fim, S é de Social Technologies (Tecnologias sociais), ferramentas que permitem que as pessoas se comuniquem e colaborem com o objetivo da empresa de forma rápida e fácil. Assim, as decisões e aprendizados também são mais ágeis.

 5 exemplos de empresas exponenciais

1- Airbnb: esse serviço online permite que os usuários possam anunciar, descobrir e reservar hospedagens e passeios por todo o mundo sem um intermediário. Isso reverte em renda extra para aqueles que alugam, enquanto deixa mais barato para quem aluga;

2- Uber: uma prestadora de serviços de transporte urbano em que os usuários solicitam um carro ao inserir o local e seu destino. Além de ser mais barato que outros meios de transporte de carro, é possível obter renda extra como motorista;

3- Netflix: principal serviço de entretenimento do mundo, a empresa leva para as casas por um preço fixo mensal baixo os filmes e séries que antes teriam que ser alugados. Além disso, fornece conteúdos próprios e exclusivos;

4- Amazon: uma das cinco maiores empresas de tecnologia do mundo, esse serviço começou com um e-commerce e agora se estende na computação em nuvem, inteligência artificial e streaming de música e entretenimento;

5- iFood: a representante brasileira da lista, é a principal foodtech do Brasil e funciona como outras plataformas de marketplace, unido clientes e restaurantes.

Agora que você já conhece as empresas exponenciais e como funcionam, este é o momento de se inspirar nas características e repensar a forma como os processos são feitos na sua empresa. A Rizer pode ajudar o seu negócio a organizar e automatizar os dados, engajar clientes e utilizar interfaces e dashboards ao seu favor. Visite nosso site e conheça nossas soluções.

Artigos Relacionados