Pesquisar no blog
  • Publicado em 04/05/2023

Quatro lições que a saga Star Wars nos ensinou sobre negócios

Star Wars é uma saga de ficção científica épica, ao mesmo tempo, é uma história que contém várias lições de vida. Muitas dessas lições são aplicáveis, por exemplo, ao mundo dos negócios e do empreendedorismo.


Neste artigo, a Rizer aborda quatro lições importantes que podemos aprender com Star Wars sobre liderança, adaptação, diversidade e trabalho em equipe, e como esses princípios podem ser aplicados com o intuito de alcançar o sucesso nos negócios.

1- Saia da sua zona de conforto

Adaptabilidade é fundamental para se manter ativo no mundo dos negócios.
Luke Skywalker vivia uma vida pacata e muito confortável trabalhando na fazenda do seu tio Owen, entretanto, saindo de sua zona de conforto, Luke arrisca e aceita o convite de Obi Wan e o segue em uma aventura para resgatar a princesa Leia e treinar para se tornar um cavaleiro Jedi. Sem esse pequeno (porém importante) passo, a história teria sido totalmente diferente e a opressão do Império continuaria reinando sobre toda a galáxia.

Como isso se aplica no mundo dos negócios?

Os personagens são forçados a se adaptar às mudanças inesperadas. Por analogia, o mesmo acontece no mundo empresarial. Empreendedores precisam ser capazes de se adaptar às mudanças do mercado e às novas situações, a fim de se manterem competitivos.
Em tempos de pandemia, por exemplo, muitos empresários se reinventaram para se adequar a essa nova realidade. Quem não se adequou e ficou apenas no “território conhecido” acabou fechando as portas.

2–  A importância de um mentor

Em Star Wars, Luke Skywalker  não teria se tornado o grande jedi que foi se não tivesse passado por um período intensivo de treinamento com o mestre Yoda.
Da mesma forma, empreendedores podem se beneficiar da orientação de um mentor experiente. Um mentor pode fornecer feedback e conselhos valiosos, com a finalidade de evitar erros comuns e acelerar o crescimento da empresa.

3-  Persistência

Ao perceber que Luke não estava confiando plenamente no seu treinamento Jedi, Yoda o ensina que, se for para fazer algo, se deve fazer com total dedicação, dando tudo de si para alcançar o sucesso. Dessa forma, tentar algo já achando, desde o começo, que vai fracassar pode acabar levando de fato ao fracasso. Constantemente, os empreendedores precisam ser persistentes em suas buscas e manter-se motivados mesmo quando enfrentam dificuldades. A persistência é uma das chaves para o sucesso empresarial.


4- Aprimore seu trabalho e antecipe problemas

O mesmo Yoda que ajudou Luke a desenvolver seus talentos diz, sabiamente, que é impossível ver o futuro. Ocorre que quando se conduz um empreendimento, é possível tomar cuidados para não ser pego 100% de surpresa por uma situação adversa, desta forma um empreendedor que dê conta de antecipar tendências  tem tudo para sair na frente.
Do mesmo modo, no dia a dia do negócio não pode haver espaço para o comodismo! Busque melhorias para seu trabalho, serviços ou produtos constantemente. Isso fará com que você se mantenha atualizado e não fique devendo em qualidade.

Em síntese, ter fé na sua empresa e no seu trabalho, assim como estar sempre atento a mudanças e novidades, é essencial para desempenhar as atividades diárias e fazer com que o negócio cresça; além de ser algo indispensável para conquistar, também, a confiança de outros.

Comece já a colocar as lições em prática!

Confira mais artigos sobre empreendedorismo aqui

E que a força esteja com você!

 

Artigos Relacionados