Pesquisar no blog
  • Publicado em 19/02/2022

Um resumo completo de Marketing Digital e Comportamento online do brasileiro por Mídia em 2021

O ano de 2021, sem sombra de dúvidas, marcou a era do Marketing e da Comunicação no Brasil e no Mundo – e com base em dados, elencamos neste artigo os principais marcos nacionais neste ano. Boa leitura!


As principais Mídias Digitais em 2021

Se houve uma mensagem forte passada às empresas, em especial nos períodos críticos da pandemia, sem sombra de dúvidas foi a de que as ações de marketing carecem de adequação e de calendários contínuos de execução.

Em 2021, o massivo consumo de conteúdos pelos brasileiros em redes sociais, plataformas de e-commerce e aplicativos, assim como o boom da audiência online em transmissões ao vivo, deixou ainda mais claro esta força profissional planetária chamada Marketing Digital.

O relevante relatório da Digital AdsPend de (IAB) já havia apontado que em 2020 o investimento mundial em Mídias Digitais atingiu marcos impressionantes, chegando ao feito de crescimento de 57%, comparado à 2019.

O relatório apontou ainda que os principais anunciantes representam os segmentos de:

  • Comércio online de produtos 
  • Comercialização de serviços (com destaque para SaaS)
  • Segmento Financeiro

Para o fechamento de 2021 a perspectiva é de crescimento YoY.

Já para os serviços mais pesquisados no Google em 2021, no Brasil, segundo análise no Google Trends, temos os seguintes destaques:

1 – Delivery de comida e bebida

2 – Jogos online

3 – Investimento em criptomoedas

4 – Plataformas de divulgação de empregos

5 – Aprendizado de inglês

6 – Serviços financeiros

7 – Plataformas online de gestão (diversas)

8 – Compra, venda e aluguel de imóveis

9 – Plataformas de criação de conteúdo

10 – Cotação de passagens aéreas e rodoviárias

Sobre as mídias digitais mais utilizadas por finalidade, temos a seguinte realidade anual:

  • Buscas de respostas em Redes de Pesquisa do Google
  • Uso de aplicativos para fins de aquisição de conhecimento e aquisição de serviços e produtos (aumento expressivo de downloads para dispositivos Android)
  • Criação e audiência do Reels (Instagram)
  • Interação com fins de entretenimento em redes sociais (pela ordem: Tik Tok, Instagram, Youtube, Facebook e LinkedIn)
  • Apostas em educação EAD de curta duração
  • Consumo cultural massivo de conteúdo no Youtube
  • Aumento exponencial de interações via WhatsApp
  • Consumo de notícias via Google e criação de alertas

O mais de um ano e meio de restrições oriundas das medidas de proteção contra a COVID-19, resultou em uma maior aceitação de mídias, conteúdos e serviços digitais, pelos brasileiros – e este importante marco abriu campo de atuação para recentes startups que se tornaram verdadeiros unicórnios gigantes, em tempo recorde, como é o caso do Zé Delivery.

Os 10 aplicativos mais baixados e atualizados no mundo, em 2021

O Brasil impera absoluto no ranking mundial dos maiores baixadores de apps! E tal marco tem, cada vez mais, atraído o olhar internacional para o mercado brasileiro de serviços digitais.

Segundo a empresa SensorTower, especializada em análises comportamentais de usuários mobile, os 10 aplicativos mais baixados/atualizados em 2021, no mundo, em dispositivos Android e IOS foram:

1 – Tik Tok

2 – Facebook

3 – Instagram

4 – WhatsApp

5 – Youtube

6 – Tinder

7 – Disney +

8 – Zoom

9 – Google Meet

10 – HBO Max

Os Termos mais buscados pelos brasileiros no Google, em 2021

Recentemente o Google divulgou o seu tradicional relatório anual de termos mais pesquisados. Dentre as palavras-chaves mais pesquisadas pelos brasileiros em 2021, estão as seguintes, categorizadas:

Buscas do ano

  • Marília Mendonça
  • Eurocopa
  • Palmeiras
  • Libertadores
  • Brasileirão
  • Corinthians
  • Copa do Brasil
  • Mc Kevin
  • Copa América
  • Lázaro Barbosa

Mortes

  • Marília Mendonça
  • MC Kevin
  • Lázaro Barbosa
  • Paulo Gustavo
  • Bruno Covas
  • Tarcísio Meira
  • Eva Wilma
  • Agnaldo Timóteo
  • Major Olímpio
  • Cristiana Lôbo

Acontecimentos

  • Olimpíadas 2021
  • Vacina Covid-19
  • WhatsApp fora do ar
  • Caso Henry Borel
  • Caso Lázaro
  • Afeganistão
  •  Lockdown
  • Queda do avião de Marília Mendonça
  • Foguete chinês
  • Greve dos caminhoneiros

Música (letra)

  • Girl from Rio (Anitta)
  • Estrelinha (Di Paullo e Paulino com Marília Mendonça)
  • Batom de Cereja (Israel e Rodolffo)
  • Deus me Proteja de Mim (Chico César)
  • Drivers Licence (Olivia Rodrigo)
  • Alívio (Jessé Aguiar)
  • Meu Pedaço de Pecado (João Gomes)
  • Saturno (BIN prod. Ajaxx)
  • Penhasco (Luísa Sonza)
  • Doutora 3 (MC Kevin)

Como fazer

  • Como fazer horta em casa
  • Como fazer brinquedos para gatos
  • Como fazer um Pix
  • Como fazer soro caseiro
  • Como fazer backup do WhatsApp
  • Como fazer café gelado
  • Como fazer o cadastro do Auxílio Brasil
  • Como fazer o recadastramento do Auxílio Emergencial
  • Como fazer Prova de Vida pelo celular
  • Como fazer boletim de ocorrência online

O quê?

  • O que é cringe?
  • O que é basculho?
  • O que aconteceu com o WhatsApp?
  • O que é politraumatismo?
  • O que estuda a gelotologia?
  • O que é comorbidade?
  • O que é Talibã?
  • O que é estigma?
  • O que aconteceu com MC Kevin?
  • O que é imunossuprimidos?

Filmes

  • Eternos
  • Viúva Negra
  • Liga da Justiça de Zack Snyder
  • Venom: Tempo de Carnificina
  • Invocação do Mal 3
  • Marighella
  • Esquadrão Suicida
  • Cruella
  • Duna
  • A Menina que Matou os Pais

Os vídeos mais assistidos no Youtube pelos brasileiros, em 2021

O império absoluto do game Free Fire, segue quebrando recordes mundiais!

Segundo o relatório anual do Youtube, em 2021, mais de 250 milhões de vídeos sobre o jogo foram uploadados na plataforma.

No Brasil, a final mundial do campeonato de Free Fire bateu o recorde de 12 milhões de visualizações únicas, nada menos que 10 milhões de espectadores a mais do que o público que assistiu ao pouso da NASA em Marte (este último que contabiliza views do mundo todo).

O ranking de vídeos mais assistidos no YouTube, no Brasil, em 2021:

  • Mundial de Free Fire – FINAL | FFWS – Free Fire – Brasil
  • Oh Juliana PARÓDIA – MC Niack – Pâmela e Rodrigo
  • Psiquiatra – Whindersson Nunes
  • A Maria Alice nasceu! – Virgínia Fonseca
  • O nascimento do nosso filho – Noah nós te amamos! – Invento na Hora
  • SIDOKA – Podpah #214 – Podpah
  • Apenas 2 ingredientes! Pronto em 5 minutos – Pobre na cozinha
  • Veja o que você não deve enviar no Whatsapp!! – Você Sabia?
  • VIRGÍNIA FONSECA – PODDELAS #033 – POD DELAS
  • Se os móveis falassem 3 – O Que Não Dizer Oficial

O ranking de clipes musicais mais assistidos no Youtube, no Brasil, em 2021

Com base em visualizações locais de videoclipes oficiais enviados em 2021, exceto trailers e vídeos infantis.

  • Israel & Rodolffo – Batom De Cereja (Aqui e Agora)
  • Os Barões da Pisadinha – Esquema Preferido (Ao Vivo)
  • Matheus Fernandes e Dilsinho – Baby Me Atende (Clipe Oficial)
  • Raí Saia Rodada – Tapão Na Raba (Clipe Oficial)
  • MC Don Juan, MC Davi e MC Pedrinho – Bipolar (GR6 Explode) DJ 900
  • DJ Boy, MC’s V7, Letto, Leozinho ZS, IG, Joaozinho VT, Davi e Kako – Coração Gelado 2
  • Zé Vaqueiro – Volta comigo bb (Clipe Oficial)
  • MC Poze do Rodo – Vida Louca (prod. Neobeats)
  • Brisa Star ft Thiago Jhonathan – Se Joga No Passinho (Videoclipe Oficial)
  • MC Poze do Rodo | Bielzin | PL Quest | MC Cabelinho (prod. Neobeats) – A Cara do Crime (Nós Incomoda)
  • TOP CRIADORES

Os maiores produtores de conteúdo do Youtube, no Brasil, em 2021

Com base nos inscritos locais ganhos em 2021, excluindo canais de artistas, marcas, empresas de mídia e conteúdo infantil.

  • Robin Hood Gamer
  • Podpah
  • Você Sabia?
  • FLUXO
  • Virgínia Fonseca
  • Geleia
  • Felipe Neto
  • Enaldinho
  • T3ddy
  • Piuzinho

As hashtags mais compartilhadas no Twitter, no mundo, em 2021

Dentre as hashtags mais levantadas no Twitter, no mundo, em 2021, a plataforma divulgou o seguinte top trend:

  • #StopAsianHate
  • #StopAAPIHate
  • #MUFC 
  • #Ronaldo (sobre o jogador Cristiano Ronaldo)
  • #GRAMMYs
  • #BTS
  • #thesuicidesquad

Com este mega resumo, baseado nos dados divulgados pelas principais plataformas de mídias digitais do mundo, dá para ter um leve gostinho de como o mercado nacional, em especial, está inclinado para o consumo de produtos, serviços e conteúdos em 2022.

Dentre os principais temas levantados, queremos destacar uma hashtag que muito nos sensibiliza em termos de paz no mundo: #StopAsianHate

Esperamos assim ter contribuído para a sua análise acerca do cenário digital do Brasil e do mundo, em 2021!

Conheça a plataforma da Rizer e entenda como é possível criar o seu próprio sistema de gestão online, para gerenciar diversas rotinas – como a de acompanhamento de mídias digitais que gerou este super artigo 😉.

Bons insights por aí e conte com a gente 🙂

Artigos Relacionados