Pesquisar no blog
  • Publicado em 01/05/2023

Estratégias de growth hacking para alavancar seu negócio

Com o constante crescimento da concorrência, as empresas precisam estar sempre buscando novas formas de se destacar no mercado e alcançar novos clientes. Nesse sentido, as estratégias de growth hacking são uma alternativa eficiente para alavancar seu negócio e atrair mais clientes, se destacando no mercado.


O que é Growth Hacking?

O growth hacking é uma metodologia com o objetivo de acelerar o crescimento de uma empresa por meio de experimentação constante e otimização de estratégias. Uma vez que tem como foco encontrar maneiras criativas e eficientes de atrair e reter clientes.

A Rizer traz 5 das principais estratégias de growth hacking que podem ser implementadas no processo da sua empresa para alavancar o seu negócio:

1-  Segmente sua base de clientes

Para que o crescimento da base de consumidores seja efetiva, é necessário conhecer melhor quem é o seu público potencial.

É importante saber e entender quais são os desejos, demandas e problemas enfrentados pelo cliente potencial para, assim poder,  apresentar as soluções oferecidas pelo seu negócio da melhor forma possível.

Quanto mais segmentada for essa base de clientes, mais detalhada e precisa será cada uma das estratégias utilizadas para ativar esse público. Portanto, é importantíssimo coletar dados sobre esses consumidores e com isso desenvolver as chamadas buyer personas, que são representações semi fictícias de clientes ideais da empresa e um material de referência excelente para os times de marketing e vendas.

2-  Teste A/B

Os testes A/B são uma técnica de experimentação que permite avaliar duas versões diferentes de uma página ou campanha.

Essa estratégia é importante para entender o comportamento dos usuários e otimizar a experiência do usuário. Com essa técnica, é possível identificar qual versão é mais eficiente para atrair e converter clientes.

Variações sutis nas peças podem gerar pequenas melhorias no engajamento que, somadas, fazem uma grande diferença para o resultado final.

3- Ações para obter e-mails de leads

O e-mail marketing pode ser uma forma muito efetiva de atingir o público no espaço íntimo da sua caixa de entrada, junto das mensagens cotidianas pessoais e profissionais.



Mas, para conseguir o acesso para isso, é essencial formar uma lista de e-mails de potenciais consumidores, os leads. Entretanto, conquistar uma boa lista não é fácil, porém existem técnicas para conseguir isso, como por exemplo oferecer e-books relevantes ao consumidor em troca do seu e-mail ou criar uma newsletter de interesse.

Por isso, uma vez que conquistamos esses e-mails, precisamos ter cautela para não perdermos esse acesso: em vez de bombardear o público com material incessantemente, devemos desenvolver um fluxo de nutrição sutil e persuasivo, por exemplo.

4- Anúncios em Mídias Sociais

As mídias sociais são uma ferramenta poderosa para alcançar novos clientes. Sem dúvidas, é importante segmentar o público-alvo e definir objetivos claros para a campanha.

Desenvolver conteúdos relevantes para que esses canais consigam se destacar em mecanismos de busca e, com isso, potencializar o posicionamento estratégico do negócio, atraindo mais público, também é primordial.


5- Incentivo ao compartilhamento

Uma estratégia eficiente para atrair novos clientes é oferecer incentivos para que os clientes atuais compartilhem a sua marca nas redes sociais.

Isso pode ser feito por meio de descontos, brindes ou outros benefícios. Dessa forma, além de ampliar a visibilidade da marca, é possível aumentar o engajamento e a fidelidade dos clientes.

Objetivo da estratégia

Em resumo, as estratégias de growth hacking têm como objetivo alavancar o negócio por meio de experimentação constante e otimização de estratégias. Para implementar essas estratégias com sucesso, é fundamental conhecer bem o público-alvo, investir em conteúdo relevante e criativo, e estar atento às tendências e novidades do mercado. Com essas práticas, é possível atrair mais clientes e aumentar a competitividade da empresa.

Artigos Relacionados