O ano de 2021, sem sombra de dúvidas, marcou a era do Marketing e da Comunicação no Brasil e no Mundo – e com base em dados, elencamos neste artigo os principais marcos nacionais neste ano. Boa leitura!
Se houve uma mensagem forte passada às empresas, em especial nos períodos críticos da pandemia, sem sombra de dúvidas foi a de que as ações de marketing carecem de adequação e de calendários contínuos de execução.
Em 2021, o massivo consumo de conteúdos pelos brasileiros em redes sociais, plataformas de e-commerce e aplicativos, assim como o boom da audiência online em transmissões ao vivo, deixou ainda mais claro esta força profissional planetária chamada Marketing Digital.
O relevante relatório da Digital AdsPend de (IAB) já havia apontado que em 2020 o investimento mundial em Mídias Digitais atingiu marcos impressionantes, chegando ao feito de crescimento de 57%, comparado à 2019.
O relatório apontou ainda que os principais anunciantes representam os segmentos de:
Para o fechamento de 2021 a perspectiva é de crescimento YoY.
Já para os serviços mais pesquisados no Google em 2021, no Brasil, segundo análise no Google Trends, temos os seguintes destaques:
1 – Delivery de comida e bebida
2 – Jogos online
3 – Investimento em criptomoedas
4 – Plataformas de divulgação de empregos
5 – Aprendizado de inglês
6 – Serviços financeiros
7 – Plataformas online de gestão (diversas)
8 – Compra, venda e aluguel de imóveis
9 – Plataformas de criação de conteúdo
10 – Cotação de passagens aéreas e rodoviárias
Sobre as mídias digitais mais utilizadas por finalidade, temos a seguinte realidade anual:
O mais de um ano e meio de restrições oriundas das medidas de proteção contra a COVID-19, resultou em uma maior aceitação de mídias, conteúdos e serviços digitais, pelos brasileiros – e este importante marco abriu campo de atuação para recentes startups que se tornaram verdadeiros unicórnios gigantes, em tempo recorde, como é o caso do Zé Delivery.
O Brasil impera absoluto no ranking mundial dos maiores baixadores de apps! E tal marco tem, cada vez mais, atraído o olhar internacional para o mercado brasileiro de serviços digitais.
Segundo a empresa SensorTower, especializada em análises comportamentais de usuários mobile, os 10 aplicativos mais baixados/atualizados em 2021, no mundo, em dispositivos Android e IOS foram:
1 – Tik Tok
2 – Facebook
3 – Instagram
4 – WhatsApp
5 – Youtube
6 – Tinder
7 – Disney +
8 – Zoom
9 – Google Meet
10 – HBO Max
Recentemente o Google divulgou o seu tradicional relatório anual de termos mais pesquisados. Dentre as palavras-chaves mais pesquisadas pelos brasileiros em 2021, estão as seguintes, categorizadas:
Buscas do ano
Mortes
Acontecimentos
Música (letra)
Como fazer
O quê?
Filmes
Os vídeos mais assistidos no Youtube pelos brasileiros, em 2021
O império absoluto do game Free Fire, segue quebrando recordes mundiais!
Segundo o relatório anual do Youtube, em 2021, mais de 250 milhões de vídeos sobre o jogo foram uploadados na plataforma.
No Brasil, a final mundial do campeonato de Free Fire bateu o recorde de 12 milhões de visualizações únicas, nada menos que 10 milhões de espectadores a mais do que o público que assistiu ao pouso da NASA em Marte (este último que contabiliza views do mundo todo).
O ranking de vídeos mais assistidos no YouTube, no Brasil, em 2021:
O ranking de clipes musicais mais assistidos no Youtube, no Brasil, em 2021
Com base em visualizações locais de videoclipes oficiais enviados em 2021, exceto trailers e vídeos infantis.
Os maiores produtores de conteúdo do Youtube, no Brasil, em 2021
Com base nos inscritos locais ganhos em 2021, excluindo canais de artistas, marcas, empresas de mídia e conteúdo infantil.
Dentre as hashtags mais levantadas no Twitter, no mundo, em 2021, a plataforma divulgou o seguinte top trend:
Com este mega resumo, baseado nos dados divulgados pelas principais plataformas de mídias digitais do mundo, dá para ter um leve gostinho de como o mercado nacional, em especial, está inclinado para o consumo de produtos, serviços e conteúdos em 2022.
Dentre os principais temas levantados, queremos destacar uma hashtag que muito nos sensibiliza em termos de paz no mundo: #StopAsianHate
Esperamos assim ter contribuído para a sua análise acerca do cenário digital do Brasil e do mundo, em 2021!
Conheça a plataforma da Rizer e entenda como é possível criar o seu próprio sistema de gestão online, para gerenciar diversas rotinas – como a de acompanhamento de mídias digitais que gerou este super artigo 😉.
Bons insights por aí e conte com a gente 🙂