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  • Por
    Bruna Maldonado
  • Publicado em 20/02/2022

Qual é o CTR ideal para a sua campanha de Marketing Digital?

Em terra de impressões e cliques, quem tem um bom CTR é rei! E sob este ensejo, escrevi este artigo – que te norteará quanto à identificação da taxa de conversão de cliques (CTR) ideal para as suas campanhas de marketing digital. Boa leitura!


Overview sobre CTR

A métrica de Marketing Digital Click Through rate (CTR), que em português significa Taxa de Cliques, representa o percentual de cliques obtidos em determinada ação/campanha de marketing digital, em comparação ao seu total de alcance/impressão.

O que o CTR indica?

A análise da taxa de CTR abre viés para diferentes e importantes análises acerca do desempenho da campanha de performance ou de resultados advindos de busca orgânica. Neste contexto, e com base na qualidade e eficácia dos elementos publicitários e estratégicos, podem ser identificados acertos e falhas referente à:

  • Criativos de anúncios (Display/Mídia Programática)
  • Textos de anúncios (Paid Search)
  • Thumbnail de vídeos (Pagos ou orgânicos)
  • Legendas de Posts
  • Assuntos de e-mails
  • Spots de anúncios
  • SEO descritivo com aparição nos buscadores
  • Conteúdos do Google Meu Negócio
  • Descrição, fotos, vídeos, CTAs e elementos de divulgação para Google Shopping, Marketplaces, App ads, entre outros
  • Análises de UX relativas à efetividade de CTAs para páginas de sites e blogs
  • Desempenho orgânico de redes sociais
  • Definição estratégica de target
  • Definição estratégica de entregabilidade (local, horário e tipo de dispositivo)
  • Demanda para o produto/serviço ofertado
  • Qualidade superior de anúncios/conteúdos orgânicos de concorrentes (diretos ou indiretos)
  • Qualidade e assertividade de palavra-chaves atreladas
  • Configurações inerentes à tipos de palavra-chaves
  • Posicionamento na SERP dos buscadores
  • Intenção real da pesquisa pelos termos inerentes

Como calcular a CTR?

O cálculo para indicar o percentual de CTR é simples, basta dividir o número de cliques recebidos pelo total de impressões/alcance de uma determinada peça digital (texto, vídeo, imagem, carrossel, áudio, etc.) – sendo esta parte de uma campanha patrocinada ou de conteúdo orgânico – e multiplicar o resultado por 100 (uma vez que o resultado será em percentual).

Para ilustrar, imagine que um anúncio de texto no Google Ads foi impresso 10.000 vezes em um mês e, neste mesmo período, recebeu 1.000 cliques. Neste exemplo, o cálculo e o resultado da CTR é:

(1.000 cliques / 10.000 impressões) * 100 = 10% (CTR)

Como analisar o desempenho da CTR da sua campanha, estratégicamente?

Que não existe uma receita mágica para a compreensão da CTR ideal, você provavelmente já saiba. Contudo, entretanto e todavia (rs) existem formas de acompanhar o desempenho da CTR, por tipo de mídia, intenção publicitária, investimento, esforço aplicado e tema/palavra-chave – e, acredite, esta análise abrirá portas para outras análises maravilhosas como as de “target setado” e UX!

Primeiramente, se você ainda não conhece a nossa plataforma da Rizer, não perca mais tempo e cadastre-se para um teste de 7 dias grátis! Com a gente você mesmo pode criar o seu próprio sistema de gestão de marketing, desenhando cada módulo do seu jeito, de forma rápida, simples e completa (com planos a partir de R$79,90 por mês ;).

Mershan feito e mais que recomendado (rs), vamos entender como indicar o CTR ideal para as suas campanhas. Veja a seguir o passo-a-passo!

Caso você já tenha integrado as suas principais fontes de dados oriundos de plataformas de mídias pagas e orgânicas ao seu sistema de gestão de marketing, é muito provável que tenha em mãos, e em tempo atualizado, o desempenho das suas campanhas de digital.

No sistema de gestão crie então uma tabela online que te permita espelhar de forma automatizada, os seguintes campos, de cada uma das mídias utilizadas por sua empresa (sejam estas pagas ou orgânicas):

Data inicial: Data de publicação

Campanha: Nomenclatura da Campanha inerente

Classificação: Pago, Orgânico, Remarketing

Tipo: Texto, Imagem, Vídeo, Áudio, Carrossel, etc.

Veiculação: Indique o tipo do anúncio, como por exemplo “Dark post Facebook”

Investimento: caso houver

Canal: Exemplos – Facebook Ads, Google Ads, Criteo, B2W Marketplace, etc.

Target: Em uma tabela online separada nomeie os Clusters de targets e identifique as suas características personalizadas e de geolocalizacão (para uso futuro, inclusive). Traga para esta tabela apenas a nomenclatura do cluster utilizado.

Estratégia de Lance.

Alcance/ impressões total: número inteiro

Alcance por tipo de dispositivo: 

  • Alcance via dispositivos móveis
  • Alcance via desktop
  • Alcance via Tablet

Total de cliques: número inteiro

Total de cliques por tipo de dispositivo: 

  • Cliques via dispositivos móveis
  • Cliques via Desktop
  • Cliques via Tablets

CTR total: insira a fórmula considerando no cálculo o montante de “cliques total” dividido por “Alcance/impressões total” e multiplique o resultado por 100.

CTR (dispositivo móvel): insira a fórmula considerando no cálculo o montante de “cliques via dispositivos móveis” dividido por “Alcance/impressões via dispositivos móveis” e multiplique o resultado por 100.

CTR (desktop): insira a fórmula considerando no cálculo o montante de “cliques via Desktop” dividido por “Alcance/impressões via Desktop” e multiplique o resultado por 100.

CTR (tablet): insira a fórmula considerando no cálculo o montante de “cliques via Tablets” dividido por “Alcance/impressões via Tablets” e multiplique o resultado por 100.

Meta total: total de conversões esperadas

Meta total por dispositivos:

  • Meta de conversões via Dispositivos Móveis
  • Meta de conversões via Desktop
  • Meta de conversões via Tablets

Total de conversões: montante de conversões

Total de Conversões por tipo de Dispositivo: 

  • Conversões via Dispositivos móveis
  • Conversões via Desktop
  • Conversões via Tablets

Como a sugestão de tabela acima compreende diversos aspectos relevantes de uma campanha de marketing digital, você pode ousar na análise: CTR versus investimento, ou versus target, versus canal, dentre outras 😉. 

A indicação é sempre analisar o todo para compreender o porquê de um aumento ou declínio de uma CTR (pois um CTR pode ter sido maior em janeiro, devido a um aumento de investimento, por exemplo ou alteração na configuração da campanha). Lembre-se de registrar novas linhas a cada alteração feita na campanha/Landing Page/Site, assim você poderá comparar a eficácia e prover testes do tipo A/B.

Para compreender a média de CTR ideal é indicado obter os dados acima mencionados, referentes, pelo menos, aos últimos 3 anos (e o céu é o limite). Caso você já seja um nosso cliente, a integração das plataformas geradoras de dados, é feita no seu próprio dashboard da Rizer (e nosso time pode te ajudar com orientações 🙌🏽); Caso você tenha sistemas ETLs independentes, e ainda não seja nosso parceiro, você também conseguirá buscar esses dados de forma automática (e na medida do possível, pois há mídias que, de forma automática, limitam o filtro de período, às chamadas via API); E caso você ainda esteja começando e tenha em mãos apenas controles de Excel ou de Google Sheets, ok também (só terá que dedicar um tempinho para buscar e conferir os dados lançados – e trate de contratar a Rizer para puxar essas infos de forma automática daqui em diante ;).

Com o histórico em mãos, você poderá gerar dashboards com trágicos que te auxiliam a compreender a evolução do seu CTR, cruzando os dados com todas as variáveis acima indicadas (e outras que você inserir). Logo, você poderá identificar a evolução da CTR, inerentes à campanha de dia dos pais, em agosto de 2019, 2020 e 2021, por exemplo, ou então a CTR médio total do mês de janeiro desses mesmos anos, desconsiderando campanhas – e por aí vai.

Aí estará sua média estratégica de CTR, com base em Business Intelligence para Marketing, de acordo com a sua pesquisa.

Como entender se o seu CTR bom Versus CTR Ruim

Para entender se o CTR atual é bom ou ruim, e caso esta não seja a primeira campanha do seu produto/serviço (pois é preciso ter base comparativa para analisar o presente), cruze as informações de Ano, Campanha, Meta, Alcance, Cliques, Total de dias, Investimento e CTR de acordo com o período a ser comparado e análise a variação (ou inclua outros campos relevantes).

Para ilustrar, imagine que uma campanha possui os seguintes registros passados e atual e desempenho:

AnoCampanhaTotal de ConversõesAlcanceCliquesTotal de diasInvestimentoCTR
2019Dia dos pais1000100.00010.00030R$ 5.000,0010,00%
2020Dia dos pais1000200.00023.00030R$ 5.000,0011,50%
2021Dia dos pais1000300.00038.00030R$ 5.000,0012,67%

No exemplo acima usamos um mesmo valor de investimento e total de conversões para os três anos, apenas para facilitar a compreensão. No resultado acima ficam claras três informações para a projeção de 2022, se a meta e investimento forem mantidos:

  • O CTR mínimo considerado deve ser de 10% 
  • O CTR  Ideal seria de 12,67%
  • Houve queda na qualidade da campanha ou interesse do target pelos produtos/serviços oferecidos (é necessário analisar!).

Importante: Caso existam alterações de investimento e Meta de conversões, o percentual de acréscimo do investimento, frente ao do período anterior, deve ser considerado (somado ou diminuído) nas fórmulas de todos os demais campos, para a projeção do CTR ideal 😉.


Dinâmica né? E tem gente que ainda opta por Marketing por achar que tem menos matemática! 

Esperamos assim ter contribuído para a sua compreensão acerca da análise de desempenho e composição de CTR ideal para as suas campanhas de Marketing Digital.

Bons cálculos por aí e conte com a gente 🙂

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