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  • Publicado em 19/02/2022

O que é Growth Marketing e porquê todo mundo está falando sobre isso?

A área de marketing digital, como intensificadora da transformação digital, apresenta desafios complexos em termos de atração, captação e gerenciamento de leads, além de englobar diversas frentes de atuação em prol da jornada de conversão. E sob este ensejo, cresce a prática de Growth Hacking com foco em Marketing – neste artigo esclarecemos este conceito de uma vez por todas. Boa leitura!


O que é Growth Marketing?

Growth Marketing, como uma variante do Growth Hacking voltado para ações de marketing, nada mais é que a aplicação de estratégias que visem melhorar a experiência do usuário em prol da conversão, através de rotinas de análises, testes e aplicação de melhorias ao longo da jornada de compra do cliente.

Com base especialmente analítica e experimental, os especialistas de Growth Marketing são verdadeiros especialistas da área, capazes de analisar, medir, propor melhorias e testar alternativas de ações – de anúncios à experiência no site.

O Growth Marketing pode ser aplicado em diversas áreas dentro de uma mesma empresa, uma vez que estas permitam a execução dos conceitos aplicados à sigla CAARRR, que significa: Conscientização, Aquisição, Ativação, Receita, Retenção e Referência.

Para que serve o Growth Marketing?

A implementação da rotina de Growth Marketing possui dois focos principais: escalabilidade e conversão. Assim sendo, para que a prática seja efetiva, o especialista em Growth precisa, indiscutivelmente, estar 100% inteirado das atividades e processos departamentais.

Através da rotina de Growth Marketing, é possível estabelecer metas de crescimento com base em acompanhamento de desempenho, ou, em outras palavras, é ter um profissional ou uma equipe especializada que olha a todo instante para a eficácia das suas ações de marketing e para a experiência do usuário, em busca da “batida perfeita”.

Neste contexto, a prática de Growth Marketing serve para dar um viés científico à toda operação de marketing e comunicação de uma empresa, estruturando jornadas, pontuando melhorias, executando testes A/B e, principalmente, garantindo que o cliente tenha a melhor experiência ao longo do processo de aquisição.

Os 4 pilares do Growth Hacking

Para a criação de uma estratégia de Growth Hacking efetiva, quatro pilares essenciais devem ser observados. São estes:

1 –  Product-Market Fit

O produto ou serviço ofertado por sua empresa será sempre o pivô de uma estratégia de Growth. Assim sendo, o estudo e re-análise constante de seu portfólio, ao que tange interesse x demanda, são rotinas triviais.  

Sean Ellis elaborou a famosa “regra dos 40%” para nortear esta fase do Growth.A mesma consiste na aplicação de um questionário com os clientes capaz de verificar como eles se sentiriam se determinado item deixasse de existir.

Se mais de 40% responder que “sentiria falta” ou ficaria “muito desapontado”, você já sabe que está no caminho certo.

2) Growth Hacks

O segundo pilar concentra-se na criatividade do processo, ou seja, em tudo aquilo que pode ser feito para gerar resultados rápidos e com o menor investimento possível. 

Nesta etapa o processo de Growth é desenhado, literalmente, e deve contemplar todas as etapas de interação do usuário, considerando hipóteses e experimentos que auxiliem na compreensão acerca do melhor caminho a ser seguido.

3) Escala e viralização

Nesta fase do Growth, devem ser analisados o potencial de escalabilidade e viralização de todas as ações de marketing, considerando o menor investimento possível.

A ideia é a medição de potencial de alcance, impacto e conversão, que possam balizar a meta de cada ação.

4) Otimização e retenção

Esta última fase compreende as ações de acompanhamento e medição de resultados, com foco em melhorias ou exclusão de ações de marketing.

Através da mensuração dos resultados, acerca dos testes de Growth aplicados (seja para uma campanha Awareness na rede de pesquisa do Google ou de uma régua de e-mail marketing), o time de Growth Marketing é capaz de indicar o melhor norte para cada ação – e daí vem a importância da constância desta etapa.


Temos aqui no blog artigos pra lá de interessantes que podem te ajudar a planejar sua estratégia de marketing de conteúdo, a medir resultados de campanhas de marketing digital e a criar metas de vendas tangíveis – e recomendamos fortemente a leitura!

E agora que você já entendeu a importância desta ciência da comunicação voltada para negócios, chamada Growth Hacking, é hora de arregaçar as mangas e utilizar desta poderosa Metodologia para dar um importante up na sua estratégia de Marketing!

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Bons insights por aí e conte com a gente 🙂

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