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  • Por
    Bruna Maldonado
  • Publicado em 19/02/2022

Como medir o desempenho das campanhas de Marketing Digital por tipo de mídia?

Atualmente existem indicadores para medir o desempenho de Marketing Digital, à rodo! Mas será mesmo que você sabe quais são os essenciais para acompanhar o resultado das suas campanhas? Neste artigo desmistificamos os KPIs do fantástico mundo do Digital. Boa leitura!


Métricas de desempenho, a trena do Marketing Digital

E pensar que ainda há os que optam pela área de marketing por achar que não usarão matemática 😅. 

A facilidade de compreensão da eficácia do desempenho de campanhas de marketing digital, é um dos principais motivadores para empresas investirem em contratações de profissionais de Business Analytics e Business Intelligence, atualmente.

Ferramentas como Google Analytics, Similarweb e SEM Rush, são itens de praxe para profissionais de marketing, e principalmente para a medição do sucesso das campanhas.

Vale lembrar que também já existem métodos consistentes para a medição de resultados de campanhas offline, assim como para a compreensão da influência que ambos ambientes (on e off) de veiculação, geram entre si.

A capacidade para a interpretação dos dados oferecidos pelas plataformas, no entanto, cabe exclusivamente aos profissionais que gerem estas pontas – e aqui está um alargado gargalo.

Métricas de conversão por tipo de mídia

Para te ajudar a compreender os principais KPIs para gestão de desempenho de campanhas de Marketing, elencamos abaixo os mais utilizados para cada tipo de veiculação.

Entretanto, vale reforçar que as métricas abaixo identificadas constituem exclusivamente uma macro visão, não descartando as demais opções existentes – afinal de contas, embora existam KPIs comuns às divulgações, cada campanha possui aspectos individuais 😉.

Principais KPIs para campanhas de Paid Search, com foco em rede de pesquisa

Para a medição do desempenho das campanhas de rede de pesquisa, alguns dos principais KPIs a serem contemplados são:

  • CPM (custo por mil impressões)
  • CTR (click-through rate: taxa de cliques)
  • CPC (cost per click: custo por clique)
  • Média de Conversão
  • Conversão por tipo de dispositivo
  • Índice de qualidade das campanhas e palavras-chave, por tipo de correspondência
  • Índice de qualidade da segmentação do target
  • Bounce Rate (taxa de rejeição)
  • Investimento
  • ROI
  • ROAS

Principais KPIs para campanhas de Display Ads/Mídia Programática

Para a medição dos resultado das campanhas de Display e de Mídias Programáticas, alguns dos principais KPIs a serem considerados são:

  • Taxa de cliques
  • Custo por clique
  • Índice de qualidade e conversão dos criativos
  • Índice de qualidade de segmentação de público alvo
  • Taxa de impressões 
  • Taxa de Rejeição
  • Conversão por tipo de dispositivo
  • Interações
  • Taxa de conversões assistidas

Principais KPIs para campanhas de vídeo

Para a medição do desempenho das campanhas pagas de vídeo, alguns dos principais KPIs a serem contemplados são:

  • Taxa de visualização
  • Taxa de visualização média
  • Taxa de reprodução
  • Taxa de engajamento
  • Taxa de compartilhamento
  • Taxa de cliques
  • Taxa de conversão
  • Taxa de conversão assistida
  • Investimento
  • Índice de qualidade de segmentação de público alvo

Principais KPIs para campanhas de streaming de áudio

Para a medição dos resultado das campanhas de Streaming de áudio, alguns dos principais KPIs a serem considerados são:

  • LTR (Listen-Through Rate: taxa de reprodução do anúncio de áudio)
  • CTR (click-through rate: taxa de cliques)
  • CTA (Call-to-Action: clique em objetos para a chamada da ação) 
  • Source of Streaming (consumo de conteúdo com base em critérios)
  • Tempo de reprodução
  • Picos de simultâneos
  • Taxa de usuários únicos

Principais KPIs para Transmissões ao vivo, em Streaming de vídeos

Para a medição do desempenho de Lives, alguns dos principais KPIs a serem contemplados são:

  • Total de visualizações (views)
  • Taxa de retenção (watch time)
  • Taxa de reprodução
  • Engajamento
  • Taxa de cliques
  • Taxa de replay
  • Assinantes
  • Taxa de abandono

Principais KPIs para anúncios em redes sociais 

Para a medição dos resultado das campanhas veiculadas em redes sociais, alguns dos principais KPIs a serem considerados são:

  • Total de seguidores conquistados
  • Taxa de curtidas/Likes
  • Taxa de compartilhamento
  • Índice de qualidade e conversão dos criativos
  • Alcance
  • CPC
  • CTR
  • CPL
  • Investimento
  • ROI
  • *Para os casos de campanhas em vídeo, utilize as métricas básicas indicadas no bloco de “métricas para campanhas de vídeo”

Como cruzar dados de campanhas de Marketing Digital para acompanhamento de resultados em tempo real?

O desenvolvimento de equipes focadas em tarefas de Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA), deve ser considerado core business para as áreas de marketing e comunicação. E investir na aquisição/desenvolvimento de um sistema de gestão de Marketing para registro e acompanhamento de resultados de performance, é o ideal.

Neste sentido, a plataforma da Rizer foi desenvolvida para que qualquer profissional, com ou sem experiência, possa criar o seu próprio sistema de gestão integrado – de forma rápida, com ferramentas completas e para a criação de interfaces totalmente customizáveis.
A Rizer possui planos a partir de R$79,90 por mês e ainda por cima disponibiliza 7 dias grátis para você testar a nossa plataforma! Caso prefira, você pode agendar uma consultoria gratuita com um de nossos especialista e nós criaremos o sistema de gestão de marketing ideal para a sua empresa 🙂


Esperamos assim ter contribuído para uma melhor análise dos KPIs inerentes às campanhas de performance marketing da sua empresa!

Bons insights por aí e conte com a gente 🙂

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