Atualmente existem indicadores para medir o desempenho de Marketing Digital, à rodo! Mas será mesmo que você sabe quais são os essenciais para acompanhar o resultado das suas campanhas? Neste artigo desmistificamos os KPIs do fantástico mundo do Digital. Boa leitura!
E pensar que ainda há os que optam pela área de marketing por achar que não usarão matemática 😅.
A facilidade de compreensão da eficácia do desempenho de campanhas de marketing digital, é um dos principais motivadores para empresas investirem em contratações de profissionais de Business Analytics e Business Intelligence, atualmente.
Ferramentas como Google Analytics, Similarweb e SEM Rush, são itens de praxe para profissionais de marketing, e principalmente para a medição do sucesso das campanhas.
Vale lembrar que também já existem métodos consistentes para a medição de resultados de campanhas offline, assim como para a compreensão da influência que ambos ambientes (on e off) de veiculação, geram entre si.
A capacidade para a interpretação dos dados oferecidos pelas plataformas, no entanto, cabe exclusivamente aos profissionais que gerem estas pontas – e aqui está um alargado gargalo.
Para te ajudar a compreender os principais KPIs para gestão de desempenho de campanhas de Marketing, elencamos abaixo os mais utilizados para cada tipo de veiculação.
Entretanto, vale reforçar que as métricas abaixo identificadas constituem exclusivamente uma macro visão, não descartando as demais opções existentes – afinal de contas, embora existam KPIs comuns às divulgações, cada campanha possui aspectos individuais 😉.
Para a medição do desempenho das campanhas de rede de pesquisa, alguns dos principais KPIs a serem contemplados são:
Para a medição dos resultado das campanhas de Display e de Mídias Programáticas, alguns dos principais KPIs a serem considerados são:
Para a medição do desempenho das campanhas pagas de vídeo, alguns dos principais KPIs a serem contemplados são:
Para a medição dos resultado das campanhas de Streaming de áudio, alguns dos principais KPIs a serem considerados são:
Para a medição do desempenho de Lives, alguns dos principais KPIs a serem contemplados são:
Para a medição dos resultado das campanhas veiculadas em redes sociais, alguns dos principais KPIs a serem considerados são:
O desenvolvimento de equipes focadas em tarefas de Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA), deve ser considerado core business para as áreas de marketing e comunicação. E investir na aquisição/desenvolvimento de um sistema de gestão de Marketing para registro e acompanhamento de resultados de performance, é o ideal.
Neste sentido, a plataforma da Rizer foi desenvolvida para que qualquer profissional, com ou sem experiência, possa criar o seu próprio sistema de gestão integrado – de forma rápida, com ferramentas completas e para a criação de interfaces totalmente customizáveis.
A Rizer possui planos a partir de R$79,90 por mês e ainda por cima disponibiliza 7 dias grátis para você testar a nossa plataforma! Caso prefira, você pode agendar uma consultoria gratuita com um de nossos especialista e nós criaremos o sistema de gestão de marketing ideal para a sua empresa 🙂
Esperamos assim ter contribuído para uma melhor análise dos KPIs inerentes às campanhas de performance marketing da sua empresa!
Bons insights por aí e conte com a gente 🙂