/blog


Pesquisar no blog
  • Publicado em 20/03/2023

Dashboard: o que é, benefícios e como fazer

O mundo digital permite um grande volume de dados diariamente coletados pelas empresas. O desafio é acompanhar essas informações e utilizá-las de forma efetiva. Para isso, a solução é aplicar um dashboard ou painel de bordo.


O desafio de priorizar e acompanhar o volume de dados disponíveis sobre o seu negócio e os clientes se torna cada dia mais real. Para isso, as empresas têm optado pelo uso do dashboard. Essa ferramenta de gestão tem características visuais intuitivas. Assim, é objetiva e apresenta tudo o que você precisa para monitorar os resultados.

A evolução da organização deve ser acompanhada de perto. Dessa forma, possibilita garantir o alcance das metas. E esse acesso precisa ser atualizado, fácil e o mais claro possível, para que possíveis problemas sejam identificados. Com isso, pensa-se as soluções mais rapidamente.

Então, o dashboard se apresenta como uma evolução das planilhas tradicionais de acompanhamento e gestão. O painel visual contém informações, métricas e indicadores importantes para a empresa. Também conhecido como painel de bordo ou controle, nele estão os números relevantes para a estratégia e para alcançar os objetivos do time.

O que é um dashboard?

Dashboard é um painel de informações com as métricas e indicadores mais importantes para a performance da empresa. Geralmente, toda a equipe monitora e auxilia na tomada de decisões assertivas. Além disso, fornece os dados necessários para que o time possa identificar os erros e acertos na estratégia.

Dessa forma, utilizar dashboard se apresenta como uma alternativa para o dia a dia da gestão das entregas e do fluxo de trabalho. Pode-se incluir dados sobre marketing, números de vendas, quais os projetos e o desempenho organizacional. Assim, monitora-se as informações fornecidas em tempo real para que haja a seleção das mais relevantes. 

Outro aspecto importante relaciona-se ao valor estratégico dos dashboards. Utiliza-se esse painel na multiplicação da capacidade analítica e de priorização dos gestores. Eles constroem tanto o dashboard quanto o que fazer com as informações ali dispostas.

Logo, ao gestor identificar os pontos indispensáveis para atingir o objetivo do projeto ou da empresa, o passo seguinte se detém no compartilhamento sessa análise com os outros colaboradores. Essa conversa possibilita o direcionamento dos esforços da produção para o resultado que pretende atingir. Igualmente, traz o conceito de gestão definido para o negócio como um todo.

Como cada empresa tem objetivos e desafios próprios, o painel sempre será personalizado e diferente, mesmo em organizações de ramos semelhantes. Por isso, é importante que esses dados sejam apresentados de forma visual. Assim, os usos de gráficos e tabelas são os mais comuns para alcançar o objetivo. 

Conheça os benefícios de usar dashboards

Independente do segmento da empresa, o principal objetivo do dashboard se detém na divulgação dos dados em tempo real. Com isso, o painel visual permite que todos os colaboradores tenham fácil acesso às informações.

Além disso, os dashboards possibilitam o cruzamento de dados de diversas áreas da organização. Dessa forma, essas informações em tempo real são um instrumento essencial para a análise dos gestores e a tomada de decisão rápida e assertiva. 

A construção estratégica do painel direciona a equipe para os objetivos planejados pela diretoria da empresa. Assim, o time tático e operacional sente que os esforços estão alinhados com o planejamento, o que motiva os colaboradores. Essa organização já é um exercício de reflexão sobre o melhor caminho para alcançar o sucesso do negócio, da área ou do projeto.

O acompanhamento da Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Performance (KPI) aproxima a gestão de todos os colaboradores, democratizando a análise dos dados. Esse processo se dá por meio de gráficos e recursos visuais interativos. Isso representa a evolução das métricas em relação à meta e ao tempo. 

Outro grande benefício do uso de dashboards na sua empresa é a agilidade na tomada de decisão. Isso porque as antigas planilhas e relatórios tradicionais permitiam apenas uma atuação para o futuro. Afinal, desenvolve-se cada uma delas pensando em um período determinado e em reunir as informações.

Como desenvolver um dashboard para a sua empresa

Agora que você já sabe os benefícios de implementar o uso dos dashboards na sua empresa, saiba como desenvolver o painel em quatro passos.

1. Estabeleça metas

Antes de começar a desenvolver seu dashboard, é importante definir onde a empresa quer chegar. Ou seja, deve-se definir as metas para cada setor e para o seu negócio como um todo. Assim, cada área sabe exatamente o que precisa fazer, em quanto tempo e qual o objetivo final.

Para isso, bons métodos são o Kanban e o SMART. Depois de definir, chega o momento de informar quais os dados acompanhar, os indicadores relevantes e como atingir os objetivos dentro do prazo.

2. Mapeie todo o processo

O mapeamento de processos relaciona-se com a definição do fluxo de atividades. Tem como objetivo auxiliar a empresa para que ela possa enxergar seus processos como um todo, permitindo o controle, entendimento e apoio de cada etapa. Assim, os pontos fracos e fortes podem ser identificados, com a finalidade de melhorar o desempenho da organização.

Com isso, o dashboard permite a identificação dos fluxos de processos de cada setor e o desenvolvimento do trabalho com base nessa informação. Para que o painel funcione, as etapas precisam ser compreendidas, indicando os responsáveis pela atualização das informações e estabelecimento de prazos.

3. Defina a persona

O desenvolvimento de um dashboard precisa considerar o perfil do público que terá acesso a ele. Ou seja, tem como foco em uma linguagem direta e acessível, além de informações gráficas visuais, facilita a leitura e compreensão de todos.

Essa definição é uma parte estratégica de curadoria de dados. Afinal, é por meio dessas informações que o dashboard será construído e a definição de quem terá acesso a cada parte.

4. Escolha a ferramenta certa

O objetivo de um dashboard é facilitar a visualização dos dados importantes para a estratégia de um negócio. Assim, a escolha da ferramenta ideal deve se basear nos pontos informados acima e na experiência do usuário. 

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para a construção de dashboards. Desde a clássica excel, em que as planilhas tradicionais eram desenvolvidas para o gerenciamento das informações até novos softwares de gestão.

A Rizer é um desses softwares. A ferramenta permite que os gestores façam acompanhamento dos processos da empresa em tempo real. A plataforma é personalizada de acordo com as necessidades e a melhor forma do painel ser aplicado na empresa.

Melhore sua gestão com a Rizer. Faça o teste grátis aqui!

Artigos Relacionados