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  • Publicado em 26/11/2022

Revolução no-code: vantagens das tecnologias sem código

A revolução no-code marcou uma mudança na internet. Antes do surgimento dessas plataformas, o mundo digital era restrito para quem tinha conhecimento das linguagens de programação. Na época, elas eram extremamente complexas, o que limitava o uso, criação e personalização de tudo o que era utilizado.


Assim, as plataformas no-code vieram com o objetivo de agilizar os processos das empresas. Antes, os desenvolvedores e programadores eram sobrecarregados de trabalhos operacionais. Porém, a codificação é um trabalho intenso e que leva muito tempo.

Agora, programadores e desenvolvedores podem focar em tarefas mais complexas e criativas. Ao mesmo tempo, outros colaboradores se tornam mais autônomos, personalizando as ferramentas que utilizam de acordo com as suas necessidades.

As no-code são aquelas que não necessitam de alguém com conhecimento de programação para a sua personalização. Por isso, se tornaram imprescindíveis para as empresas. Atualmente, existem diversas plataformas que usam essa tecnologia para facilitar a rotina das empresas.

Tudo isso só é possível porque a revolução no-code trouxe para o mercado softwares que possuem templates. Neles, os usuários podem usar das bibliotecas e interfaces pré-prontas para customizar. Além disso, permite a integração de outros aplicativos e a organização de dados, visando facilitar a rotina de trabalho.

Essa tecnologia permite a democratização da criação no mundo digital. Afinal, essas plataformas usam o ambiente de desenvolvimento visual pautado em posicionar as peças no processo de concepção. Dessa maneira, mesmo quem não tem conhecimento técnico específico sobre programação consegue compor uma ferramenta segundo o que precisa para a empresa.

Vantagens da revolução no-code

O crescimento da presença nas empresas mostra que a revolução no-code é real e muito vantajosa. A maioria delas envolve a eficiência e o baixo custo investido.

Começando pela produtividade da equipe, que cresce devido a velocidade do desenvolvimento com essas plataformas. Ela também permite o teste de ideias e a validação rapidamente. Assim, o processo é mais ágil e interativo, ajudando a definir soluções rápidas para os problemas e concluir mais tarefas.

Devido a essa agilidade, é mais simples fazer adaptações às novas demandas. Da mesma forma, é possível fazer atualizações diante da evolução do mercado de forma assertiva e sem demora.

Já sobre os custos, o uso de no-codes permite uma redução no orçamento. Projetos que envolvem codificação podem ter um valor alto, desde a contratação de mão de obra especializada até na manutenção dos programas desenvolvidos. As plataformas sem código permitem que qualquer pessoa da empresa a configure. Além disso, é possível que elas trabalhem com softwares já existentes na empresa sem que seja preciso revisá-los.

Outro ponto relevante é que essas ferramentas são uma ligação entre o time de vendas e de Tecnologia da Informação. Enquanto um tem mais acesso à tecnologias e integrações, o outro pode focar em tarefas mais complexas, sabendo que o que está acontecendo segue as políticas de segurança do time.

Tudo isso oferece uma boa experiência para o cliente. Isso porque as ações são rápidas, atualizadas e adaptáveis. Além disso, a integração e organização de informações resulta em um atendimento mais especializado.

No-code ou Low-code?

A revolução no-code envolve também plataformas low-code. Ambos os modelos tecnológicos buscam facilitar e agilizar a criação de plataformas personalizadas. Isso acontece por meio do reaproveitamento de códigos pré-programados visando a automação de etapas do processo.

É importante destacar que ambas são seguras por partir do pressuposto que os usuários têm pouco conhecimento de programação. Assim, assumem a responsabilidade de aplicar as práticas e implementações de segurança.

Essas ferramentas são aquelas que dispensam um desenvolvedor ou programador especializado no produto. Dessa forma, permitem que qualquer pessoa crie uma solução, basta ter conhecimentos básicos da plataforma que usa. Não é necessário escrever nenhuma linha de código, apenas são utilizados recursos visuais, como arrastar e soltar, para customizar a ferramenta. Ou seja, tudo o que é necessário para criar o produto já está disponível pelo serviço no-code.

O foco dessas plataformas são os times de vendas. Como toda a parte técnica é deixada de lado e raramente necessária, a utilização é simples. Assim, as etapas de vendas e informações dos clientes podem ser mais organizadas e efetivas.

Já a low-code apenas diminui a necessidade dessa mão de obra no processo. Dessa maneira, são um pouco mais flexíveis quando o tópico é singularidade. Como são plataformas semi-prontas, basta um pouco de código para ampliar a sua utilização e personalização para o negócio. Ou seja, a grande variedade de funções complementa o trabalho dos desenvolvedores.

Por isso, o público-alvo são os próprios programadores e desenvolvedores. Eles podem criar plataformas de maneira mais rápida e objetiva a partir dos templates, sem precisar desenvolver tudo desde o início. Assim, economiza-se tempo, esforço e investimento em mão de obra.

Por que usar o no-code

O mundo digital oferece inúmeras oportunidades. As tecnologias aceleram os processos e se tornam cada vez mais essenciais para o crescimento das empresas. E é nesse momento que a revolução no-code aparece como um caminho importante para que os negócios consigam acompanhar as mudanças constantes e se manterem atualizados.

Além disso, quando alguém pensa em entregas mais efetivas e rápidas, está focado em como adaptar soluções para esse mundo quase instantâneo.  Assim, é muito mais rápido desenvolvê-las sem códigos do que criando algo desde o início. Afinal, como já dissemos antes, isso leva tempo e mais etapas no processo.

Dessa forma,  os colaboradores têm autonomia para criar a solução. Assim, gerenciam as plataformas de acordo com o que necessitam e diminuem o número de pessoas necessárias para criá-las. A produtividade aumenta e o custo diminui, já que contratar uma fornecedora de ferramentas no-code é muito mais barato do que um desenvolvedor.

A acessibilidade é uma das promessas que o futuro digital oferece, mesmo para aqueles que só tem um conhecimento básico sobre programação. É por isso que a Rizer entra nesse mercado para disponibilizar uma plataforma completa que não necessita de códigos para atender a sua empresa.

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