Pesquisar no blog
  • Publicado em 08/11/2022

7 ferramentas no-code que a sua empresa precisa conhecer

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais ferramentas no-code têm ganhado espaço. Isso porque elas permitem que haja uma entrada criativa das empresas no mundo digital. Tudo sem necessariamente precisar de alguém que codifique a plataforma.


Ferramentas no-code são aquelas que usam um método que não precisa envolver a programação de um código. Nesses casos, eles dependem apenas de Interface Gráfica do Usuário (GUI). Isso não quer dizer que não há um algoritmo de programação nesta ferramenta, mas sim que ele foi desenvolvido de forma que o usuário consiga usá-lo com ações simples.

No mundo dos negócios, essas ferramentas oferecem a facilidade de utilizar sistemas com que proporcionam o avanço digital das empresas. As possibilidades criadas devido aos recursos, que são facilmente personalizáveis, economiza tempo e reduz custos. Além disso, as no-code aumentam a produtividade e os resultados.

Isso porque elas são facilitadoras e abrangentes, ou seja, não estão focadas apenas em um setor ou campo de trabalho. É possível usar essas ferramentas em qualquer empresa e, dentro dela, em qualquer área.

Outro ponto importante é que elas não servem apenas para criar sites e aplicativos. Assim, as ferramentas no-code são diversas e podem ser utilizadas para gestão de tempo e equipe, desenvolvimento de produtos e até para relacionamento do cliente.

Ferramentas no-code para a sua empresa

São inúmeros os softwares que usam Interface Gráfica do Usuário ou Inteligência Artificial que auxiliam nos processos institucionais. Assim, a barreira que existia entre o usuário e as plataformas foi quebrada e transformada em uma ponte que permite a criação. 

Se você quer se tornar um citizen developers, ou seja, uma pessoa que desenvolve suas próprias soluções, conhecer as oportunidades e suas particularidades é o melhor caminho. Dessa forma, separamos 7 ferramentas no-code que podem mudar a rotina da sua empresa!

Desenvolvimento de Aplicativos

Os aplicativos fazem parte do nosso dia a dia e, muitas vezes, parece uma realidade distante poder desenvolver um para você. Porém, as ferramentas no-code permitem isso com facilidade.

Uma delas é FlutterFlow. Essa plataforma tem uma interface facilitada, baseada em arrastar e soltar, para a criação de aplicativos para dispositivos móveis. Ou seja, em poucas horas você cria um aplicativo personalizado para a necessidade da sua empresa sem escrever nenhum código.

Os planos vão de gratuitos até o team, que custa $ 70/mês. O sem custos possibilita o desenvolvimento, visualização e execução de aplicativos com interface do usuário e widgets pré-criados. Os outros possuem inclusões que facilitam o processo da empresa no dia-a-dia. 

Criação de Sites

São inúmeras as plataformas para a criação de sites. Entre todas elas, uma das mais indicadas é o Webflow. Essa ferramenta no-code permite que você desenvolva seu site responsivo sem limite de criatividade e personalização. A plataforma é intuitiva, o que permite que iniciantes criem sites avançados.

No caso do Webflow, há cinco planos diferentes, cuja maior diferença são as limitações. No gratuito, você pode desenvolver seu site mas contará com o domínio da página e com limites baixos em tamanho do site, quantidade de conteúdos publicados e formulários. 

Do plano básico em diante, você já compra o domínio. A partir dele, esses limites são maiores. Você pode conferir todos aqui.

Onboarding de Usuários

Para que seu produto seja conhecido e utilizado de forma efetiva pelo público, é necessário mostrar como ele deve ser usado. Para isso serve a UserGuiding, uma plataforma pensada para apresentar aos novos usuários o seu produto.

Essa ferramenta no-code permite o desenvolvimento de guias interativos para produtos, guias para o usuário, checklists de onboarding, destaques de recursos, pesquisas Net Promoter Score (NPS), entre outros.

Os planos são pagos e direcionados a tipos de empresas específicas. Entretanto, é possível fazer um teste grátis por 14 dias.

Gestão de Projetos

Como dito acima, as ferramentas no-code vêm para auxiliar a rotina das empresas. E quando o assunto é gestão de projetos, essa facilidade fica ainda mais evidente.Apesar de planilhas serem ótimas para gerir um projeto, não são todas as pessoas que têm conhecimento em Excel. Mas uma plataforma intuitiva descomplica o processo.

O Airtable mescla uma planilha com um banco de dados. Esse software fornece um ambiente de trabalho único para a equipe. Isso porque facilita o uso com uma interface divertida, além de oferecer um bom sistema de classificação. 

O foco em criar um ambiente organizado, intuitivo e leve para gerir projetos faz com que grandes empresas como Netflix e Medium utilizem o Airtable. Para colocar sua empresa nesta lista, você pode selecionar o plano gratuito, de uso individual, com recursos mais essenciais e bases ilimitadas. Além disso, conta com 2 GB de espaço e 1200 registros por bases.

Os planos, pagos anualmente, permitem ser utilizado por uma equipe ou departamento. Assim, o espaço e a quantidade de registros por base também aumenta.

Automação

Para garantir que todos os processos sejam rápidos e as entregas com prazo certo, é necessário uma boa ferramenta no-code para automação. E ela deve não usar códigos para que toda a equipe possa usar a automação sem dificuldades.

Uma das opções mais conhecidas é o Zapier. Ele ajuda a rotina da empresa de forma simples e eficiente, economizando tempo e dinheiro. Além disso, tem configuração intuitiva, que integra aplicativos e ferramentas utilizados diariamente para executarem tarefas específicas.

O plano gratuito da plataforma permite que 100 tarefas por mês sejam executadas. Os planos pagos aumentam essa quantidade e podem custar até $599/mês.

Análise

Mais conhecida com a palavra em inglês, analytics é mais do que relatórios, e ferramentas no-code como o próprio Google Analytics prova isso. Indicado para iniciantes e pequenas empresas, oferece dados que apenas o grupo Google possui. Afinal, essa é a plataforma de pesquisa mais usada no Brasil.

Facilmente integrado a outras plataformas do Google, o Analytics é freemium, ou seja, tudo é fornecido gratuitamente aos usuários. Porém, se você quiser análises mais avançadas, é só solicitar o orçamento para o Google Analytics 360.

Tudo em uma só plataforma

As ferramentas no-code tem como objetivo facilitar a rotina da sua empresa. Por isso, encontrar uma plataforma que tenha o máximo de possibilidades e integrações é a melhor opção para você.

A Rizer possibilita a gestão de projetos e análise de dados. Dessa forma, você cria um sistema de gestão personalizado para a sua empresa, seja ela uma startup ou uma grande corporação.

Além disso, oferece serviços para criação de aplicativos e sites, automatização e integração com diversos outros aplicativos. Também é possível contratar a equipe para desenvolver blogs, criar sistemas e estruturar seu e-commerce. 

Para criar e personalizar rapidamente o sistema, a plataforma possui vários módulos e templates. É possível começar gratuitamente. Entretanto, os planos contam com suporte a usuários, backups e templates prontos. Há divisões entre formatos para cada empresa. 

Conta também com ferramentas como gráfico de gantt, calendário, geração de cobranças através do gerencianet e  integração com power bi. Caso você tenha conhecimento das linguagens de programação Java Script, CSS e SQL, pode até criar os códigos para personalizar ainda mais a plataforma!

Tem interesse em contratar a Rizer? Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp!

Artigos Relacionados