/blog


Pesquisar no blog
  • Por
    Bruna Maldonado
  • Publicado em 20/02/2022

Logística sustentável como diferencial estratégico

A sustentabilidade não está na moda. Sustentabilidade é atemporal! Por isso, implementar metodologias sustentáveis nas operações logísticas da sua empresa é mais do que o recomendado – e neste artigo queremos te mostrar os diferenciais estratégicos que a logística sustentável, quando bem conduzida, trará para a sua empresa.


O que é logística sustentável?

Em pleno século XXI, não é difícil encontrar empresas que ainda enxerguem o departamento de logística apenas como executor de tarefas operacionais e suplementares (sim, já começamos este texto apontando uma gafe daquelas!), e isso é reflexo do pouco conhecimento/interesse de diversas instituições para com a sua representatividade no impacto (positivo ou negativo) junto ao nosso planeta e à evolução da nossa sociedade.

O termo logística sustentável diz respeito ao conjunto de ações estratégicas de logística, que objetivam a redução de gastos, dejetos, gases poluentes e atos depredatórios e não conscientes, e que promovem impacto positivo no meio ambiente de forma geral. 

Para adequar o processo logístico atual de uma empresa à metodologia de logística sustentável, o primeiro passo tange justamente a conscientização social, tanto pela cultura organizacional, como para os stakeholders e todos os processos envolvidos – de recebimento à logística reversa.

Principais pilares logísticos para a Logística Sustenta

Nesta etapa do artigo abordaremos os principais pilares para o start de uma operação de logística sustentável, sendo estes:

  1. Logística sustentar para processos de  rotas e cargas

A economia de combustível, a redução da emissão de gás carbônico e a otimização de percursos, tempo de entrega e manutenções veiculares, são alguns dos procedimentos logísticos que podem ser repensados sob o conceito de sustentabilidade.

Escrevemos estes artigos super interessantes sobre 3 estratégias eficazes para gestão de estoque e os 3 principais erros em gestão de frotas – recomendamos a leitura !).

  1. Logística sustentável para logística reversa

Dentre as responsabilidades da operação de logística reversa de uma empresa, está o fato de que a instituição em si é responsável pela forma correta de descarte de seus produtos, ao final da vida útil, pelo cliente. Ou seja, além da observância dos fatores de logística sustentável que tange ao processo de entrega do produto novo, a empresa precisa executar planos acerca do pós-uso dos itens vendidos.

  1. Logística sustentar para manutenção veicular

O planejamento logístico estratégico de manutenção preventiva e preditiva para os veículos e maquinários que constituem a frota da empresa, influenciam positivamente na redução de emissão de gases poluentes, impactos no solo, além de na redução de gastos oriundos de quebras/desgastes e a entrega de qualidade e segurança de trabalho para os motoristas e demais colaboradores embarcados. É válido ressaltar que uma empresa logisticamente sustentável exige a mesma qualidade de operações de seus parceiros agregados.

  1. Gestão inteligente de estoque e armazenagem

A dimensão dos estoques, docas e centros de armazenagem diz muito sobre o tamanho do impacto ambiental que uma empresa pode causar, uma vez que grandes espaços, com grandes quantidades de produtos parados carecem do uso de mais energia elétrica, de mais embalagens que geram resíduos, mais produtos de limpezas e consequentemente maior operação de máquinas e transporte em geral. 

  1. Utilização de fontes de energia renováveis

Tanto em termos de combustível para veículos como para rede elétrica abastecedora, os impactos gerados por fontes de energia não renováveis causam um gigantesco impacto ambiental. A utilização de veículos elétricos abastecidos por painéis fotovoltaicos, como exemplo, podem reduzir as emissões de gases poluentes além de garantir maior independência energética para a operação logística.

Como aplicar Logística Sustentável à sua empresa?

A etapa de planejamento estratégico de logística sustentável é indispensável para a implementação desta metodologia, em qualquer operação. Ou seja, estudar, mensurar e instituir ações de políticas sustentáveis aplicadas à logística da instituição, deve ser uma atividade de praxe e contínua.

É importante que, além de ações a serem definidas, com base em cada um dos processos logísticos, sejam estipulados profissionais especializados para a supervisão da execução de tais procedimentos, em prol da garantia da melhor aplicação de boas práticas de logística sustentável.

O uso de um sistema de gestão logístico inteligente é primordial para o controle, execução e tomada de decisão assertiva – sem contar que, ao aliar o fator tecnologia à sua operação, até mesmo a redução de descarte de folha sulfite, ocorre.
Na plataforma da Rizer você mesmo pode criar o seu próprio sistema de gestão logística (de forma rápida, prática e sem a necessidade de saber programar – e com planos mensais a partir de R$79,90). Clique aqui para fazer um teste grátis de 7 dias ou agende uma consultoria gratuita com nossos especialistas.


Como é possível perceber a prática da logística sustentável é mais do que um diferencial competitivo. A aplicação de metodologias voltadas para sustentabilidade reforçam o compromisso da sua marca com a qualidade de vida no nosso planeta.

Esperamos assim ter te motivado a dar o primeiro passo! E caso precise de uma mãozinha com seu sistema de gestão de logística, conta com a gente 🙂

Artigos Relacionados