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Empreendedorismo

Validação de ideias: 5 dicas que vão te ajudar a começar seu negócio

Quando você pensa em começar um novo negócio, geralmente você começa a partir de uma “ideia revolucionária.”. Você tem certeza de que seu plano vai funcionar e já começa a se planejar para fazer as coisas acontecerem. O que é bom, claro, já que ter uma boa ideia e não por em prática pode acabar fazendo com que outra pessoa encontre a mesma solução que você e faça primeiro. E não é isso o que queremos, certo?

Mas além de ter uma boa ideia, vontade de trabalhar e ter feito o seu planejamento adequadamente, conforme falamos no artigo sobre O que nunca te contaram sobre a morte das empresas no primeiro ano de existência, é preciso validar a sua ideia de negócio.

É sobre isso que falaremos a seguir.

O que é validação de ideias?

Validação é a fase pela qual toda empresa precisa passar quando está começando. Nada mais é do que testar se a sua ideia de negócio é boa e para isso você precisa refletir sobre:

  • minha ideia é uma solução para alguma coisa?
  • onde devo colocar a minha solução?
  • definir seu público e como fará para que ele teste a sua ideia (MVP, entrevista, etc);
  • quais são os potenciais pontos fracos da minha ideia?

Quando você realiza testes para validar a sua ideia isso é chamado de “aprendizado validado”.

Por que é importante validar ideias?

Antes de mais nada, saiba que uma das principais causas para o encerramento de novas empresas é a falta de validação da ideia. Mas se isso não for motivo o bastante para você passar por esse processo, há mais alguns motivos que podem te fazer mudar de ideia:

  • financeiro: investir muito dinheiro em algo que não vai dar certo no futuro;
  • tempo: pode ser que você demore e perca muito tempo e esforço até perceber que a sua ideia não está funcionando como você gostaria;
  • frustração: você fica frustrado sem entender por que a sua ideia não deu certo;
  • retrabalho: se quiser corrigir o que deu errado (caso consiga identificar isso), vai precisar refazer várias etapas do trabalho para fazer as alterações necessárias.

Como validar ideias?

Ao invés de ficar apenas com a ideia na cabeça sem saber se ela vai ser aceita e útil para as pessoas, comece pelos seguintes passos de validação:

  1. Faça uma pesquisa sobre a sua ideia: ela já existe? As pessoas gostam da solução atual? Caso a sua ideia já exista, quem são seus concorrentes? São detalhes importantes, pois te ajudarão a criar o seu diferencial;
  2. Busque feedback real: não adianta pedir opinião só dos seus amigos que estão sempre dispostos a te dar apoio e incentivo para tudo o que você sugere. É preciso buscar opiniões que realmente vão te fazer entender mais sobre a sua ideia e de como trabalhar para deixá-la melhor;
  3. Tenha um MVP: o produto mínimo viável é o que você precisa inicialmente. Antes de abrir uma loja e começar a vender a sua solução, faça um protótipo mais barato e faça testes reais para entender como ele funcionará e como as pessoas se comportarão com ele;
  4. Tenha sua própria identidade: afinal as pessoas precisam conhecer a sua marca e saber onde encontrar a sua ideia inovadora. E não demore para resolver esse tipo de coisa, porque outras pessoas podem estar validando o mesmo que você e saírem na frente.
  5. Por fim, mas não menos importante, Crie um plano para conseguir clientes: afinal do que adianta ter um produto incrível e nenhum cliente pra usar? Invista em bons planos de marketing para te ajudar com isso.

Nunca pule as etapas necessárias para abrir um novo negócio ou lançar um produto. Todas são importantes e vão fazer toda a diferença no futuro da sua empresa.

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