Pesquisar no blog
  • Por
    Bruna Maldonado
  • Publicado em 21/02/2022

Transformação digital – O que é transformação digital e porquê as empresas estão correndo contra o tempo para se adequar?

O tema do momento tem levado empresas, no mundo inteiro, a repensarem processos e principalmente suas culturas internas em prol da iminente transformação digital – e neste artigo explicamos os principais aspectos desta nova forma de enxergar o metaverso digital. Boa leitura!


O que é Transformação digital?

A Transformação digital nada mais é que a automatização de processos para a solução de desafios cotidianos, através do uso da tecnologia.

Com a popularização de sistemas de gestão (como o nosso da Rizer), assim como de diversas outras ferramentas integradoras e analíticas, o mundo corporativo já pode contar com o apoio tecnológico da inteligência artificial para modernizar as duas rotinas e assim otimizar todos os processos da instituição.

A gestão de tempo e a otimização de resultados são os principais ensejos para as empresas que focam em adequar-se à transformação digital.

Quais são os objetivos da transformação digital?

Os principais objetivos da transformação digital são:

  • Integrar dados, tarefas e rotinas
  • Automatizar rotinas repetitivas e que demandam tempo e atenção redobrados
  • Garantir a correta execução de tarefas
  • Controlar em tempo real a execução de procedimentos
  • Prover análises inteligentes para a tomada de decisão com base em dados

Em outras palavras, o objetivo da transformação digital tange ao uso da tecnologia para apoiar o time, a marca e os processos de uma empresa em prol de suas metas.

Quais são os pilares da transformação digital?

Para a correta aplicação do modelo de transformação digital em uma empresa, é importante que os pilares que sustentam tal metodologia sejam observados e garantidos tanto por gestores como pelo time em si. Sendo estes:

1 – Transformação do modelo de negócios

O primeiro passo consiste em analisar os processos e procedimentos internos, com foco em torná-los mais práticos, rápidos e assertivos.
Sente-se com os times operacionais e redesenhe os fluxogramas existentes, considerando o uso de tecnologia para otimizar os processos – ter um sistema de gestão integrada personalizado, nesta altura do campeonato faz toda a diferença (e você mesmo pode criar o seu na nossa plataforma – teste grátis por 7 dias).

Artigos Relacionados