Forte tendência ao redor do mundo, os Super Apps vêm ganhando cada vez mais espaço e relevância no mercado. Saiba mais sobre suas funcionalidades!
O uso de apps em celulares e outros dispositivos já fazem parte de inúmeras tarefas diárias que realizamos, a qualquer hora, de qualquer lugar. Parte da transformação digital acontece através desses pequenos softwares que facilitam nossa vida.
Como a evolução tecnológica nunca para, já vemos o surgimento da evolução dos aplicativos: os super apps, que prometem facilitar ainda mais o uso da tecnologia para poupar tempo e trazer simplicidade ao executar diferentes tarefas.
Confira abaixo o que é essa tendência tecnológica e quais são suas funcionalidades.
Os super apps não deixam de ser um aplicativo, mas diferem porque podem oferecer uma experiência mais envolvente e poderosa para os usuários. Por meio de miniaplicativos inseridos no app principal, as pessoas podem ter experiências mais personalizadas e simplificadas sem ter que instalar outros aplicativos à parte.
Esses miniaplicativos podem ser personalizados conforme a necessidade de cada pessoa, funcionando como um canivete suíço que possui uma lâmina para cada uso específico. Com experiências de uso personalizadas (UX), é possível selecionar e instalar o que desejar de forma simples sem precisar acessar sites ou portais diferentes.
Pela visão empresarial, é possível ver os super apps como forma de fidelizar usuários, sem que saiam de seu app para realizar outros serviços, criando um ecossistema completo.
São menos telas de aplicativos, menos informações redundantes, necessidade de logins, mais economia de tempo e uma melhor experiência de uso para os usuários.
Esse conceito já está sendo expandido e implementado em sistemas para empresas, funcionando como forma de garantir um melhor fluxo de trabalho, colaboração entre equipes e troca de mensagens. Seu uso tem tendência de expansão para áreas da internet das coisas, chatbots e experiências de imersão no metaverso.
Como você pode ter percebido, os super apps surgiram para unificar funcionalidades, serviços e tarefas em um mesmo ambiente, além de fidelizar seus usuários.
As funcionalidades podem variar muito conforme o app que desenvolve essa tecnologia e a localidade onde surge a demanda. Podemos citar alguns exemplos reais e que já estão presentes em vários países do mundo, inclusive no próprio Brasil.
O grande fenômeno dos super apps surgiu em países da Ásia, como China e Índia. Com grande concentração populacional nessas regiões, o aplicativo chamado WeChat (semelhante ao WhatsApp no Brasil) começou atuando somente com mensagens e áudios.
Com o tempo e sua mudança para um super app, passou a oferecer a opção de personalização do aplicativo com funcionalidades como integração bancária, pagamento de contas, agendamento de consultas médicas, pedir comida, chamar um táxi e muito mais.
O sucesso e a aderência foi tão grande que o próprio governo do país selecionou o app para integrar a função de criar uma versão digital oficial de seu documento de identidade.
Outro exemplo, que está presente no Brasil é o Uber, que além de oferecer o serviço de deslocamento com motoristas, ainda permitia que você usasse o app como forma de receber seu pedido de um dos restaurantes parceiros do Uber EATS (que saiu do Brasil por questões estratégicas).
O uso desse app vai mais longe, criando recentemente a opção de Uber Flash que possibilita os usuários enviarem itens, objetos ou realizar entregas casuais pelo serviço. Em outros países, o app tem também a função de exibir informações sobre o transporte público.
Gostou do nosso conteúdo?
Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre tecnologia visite outros conteúdos no nosso blog!
Falando em tecnologia, você já conhece a Rizer? Pode ser o seu primeiro passo para construir o seu próprio super app!
A plataforma da Rizer oferece um ambiente totalmente customizável para a criação de banco de dados e sistema de gestão de apps mobile, com a tecnologia e segurança da Amazon AWS.