Pesquisar no blog
  • Publicado em 20/07/2022

Sistema de gerenciamento de RH – Como automatizar a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho dos colaboradores pode (e deve ser automatizada) – e neste artigo te ensinamos como fazer. Boa leitura!


O que é uma avaliação de desempenho do colaborador?

A avaliação de desempenho é um modelo de análise de performance e adequação dos colaboradores junto aos objetivos do cargo e da empresa para a qual o mesmo foi contratado.

Trata-se, portanto, de uma avaliação (que pode ser via modelos físicos ou digitais) composta por índices criados tanto pelo departamento de Recursos Humanos quanto pela gestão do departamento do qual o colaborador faz parte.

Quais são os objetivos de uma avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho aplicada pelo RH geralmente visa os seguintes aspectos:

  • Identificar pontos de melhorias para que o colaborador ou equipe em questão consiga alcançar uma performance ainda mais eficiente
  • Observar quais são os pontos fortes de cada colaborador ou equipe;
  • Gerar oportunidades de treinamento e mudanças dentro da organização para melhorar o desempenho e resultados
  • Documentar o histórico de desempenho de cada profissional, para feedbacks, promoções e análise de plano de cargos e salários
  • Aumentar o engajamento dos profissionais
  • Prevenir alta rotatividade dos colaboradores

Quais são os principais pontos analisados em uma análise de desempenho de colaboradores?

Não existe uma regra pétrea, mas de forma geral as empresas costumam, minimamente, considerar os seguintes aspectos em uma avaliação de desempenho:

  • Percentual de comparecimento
  • Percentual de faltas e afastamento
  • Percentual de envolvimento do colaborador
  • Percentual de satisfação entrega de resultados
  • Percentual de entregas de resultados dentro do prazo
  • Nível de satisfação do colaborador junto à empresa e à gestão direta (cultura, salário, benefícios, oportunidades de crescimento, aprendizado, dentre outros)

Como automatizar a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho está diretamente atrelada ao resultado da execução de tarefas de cada colaborador.

Assim sendo, o impacto que o trabalho individual gera no todo (inclusive para o lucro da empresa) deve ser acompanhado em tempo real.

Embora ainda seja comum a utilização de formulários físicos para avaliações de desempenho periódicas, o uso da tecnologia através de um sistema de gestão integrada (que unifique dados de RH e dados departamentais), já é uma realidade acessível e extremamente relevante para as instituições.

Através do uso de um sistema de gestão integrada, é possível criar módulos que reúnam todas as informações acerca do desempenho de cada colaborador e assim automatizar este processo de avaliação.

O próprio colaborador pode, em tempo real, acompanhar sua própria evolução a fim de melhorias – ou seja, como ação preventiva e de incentivo -, quando da opção da empresa pela aquisição de um sistema de gestão integrado.

Na nossa plataforma da Rizer, por exemplo, você mesmo pode criar o seu próprio sistema de gestão integrada de RH, de forma rápida, prática e completa – faça um teste grátis de 7 dias.

Caso você prefira, também pode agendar uma consultoria gratuita com nossos especialistas, para entender como a Rizer pode criar um sistema de gestão de RH personalizado para a sua empresa.

Quais são as principais vantagens de uma avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho deve sempre ser composta sob o viés de saudabilidade (tanto para o colaborador quanto para a empresa).

Ou seja, todos devemos compreender tal solução como uma aliada na gestão de processos e, principalmente, no desenvolvimento do colaborador.

Dentre os principais benefícios da avaliação de desempenho estão:

  • Proporcionar conhecimento
  • Prestar suporte à tomada de decisões
  • Promover a transparência
  • Viabilizar a atuação estratégica
  • Nortear o desenvolvimento do colaborador

A periodicidade para a aplicação de pesquisas de desempenho, varia de acordo com a cultura de Recursos Humano de cada instituição (mensal, trimestral,anual e por aí vai).

Com o uso da tecnologia como suporte para este tipo de avaliação, é possível não somente acompanhar a linha do tempo do desenvolvimento do time, como também prover soluções automáticas e com níveis de avaliação diferentes para cada estágio alcançado pelo colaborador.

Esperamos assim ter contribuído para o seu conhecimento acerca de automatização de pesquisa de desempenho, com foco em RH!

Boa fermentada por aí e conte com a gente 🙂

Artigos Relacionados