A avaliação de desempenho dos colaboradores pode (e deve ser automatizada) – e neste artigo te ensinamos como fazer. Boa leitura!
A avaliação de desempenho é um modelo de análise de performance e adequação dos colaboradores junto aos objetivos do cargo e da empresa para a qual o mesmo foi contratado.
Trata-se, portanto, de uma avaliação (que pode ser via modelos físicos ou digitais) composta por índices criados tanto pelo departamento de Recursos Humanos quanto pela gestão do departamento do qual o colaborador faz parte.
A avaliação de desempenho aplicada pelo RH geralmente visa os seguintes aspectos:
Não existe uma regra pétrea, mas de forma geral as empresas costumam, minimamente, considerar os seguintes aspectos em uma avaliação de desempenho:
A avaliação de desempenho está diretamente atrelada ao resultado da execução de tarefas de cada colaborador.
Assim sendo, o impacto que o trabalho individual gera no todo (inclusive para o lucro da empresa) deve ser acompanhado em tempo real.
Embora ainda seja comum a utilização de formulários físicos para avaliações de desempenho periódicas, o uso da tecnologia através de um sistema de gestão integrada (que unifique dados de RH e dados departamentais), já é uma realidade acessível e extremamente relevante para as instituições.
Através do uso de um sistema de gestão integrada, é possível criar módulos que reúnam todas as informações acerca do desempenho de cada colaborador e assim automatizar este processo de avaliação.
O próprio colaborador pode, em tempo real, acompanhar sua própria evolução a fim de melhorias – ou seja, como ação preventiva e de incentivo -, quando da opção da empresa pela aquisição de um sistema de gestão integrado.
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A avaliação de desempenho deve sempre ser composta sob o viés de saudabilidade (tanto para o colaborador quanto para a empresa).
Ou seja, todos devemos compreender tal solução como uma aliada na gestão de processos e, principalmente, no desenvolvimento do colaborador.
Dentre os principais benefícios da avaliação de desempenho estão:
A periodicidade para a aplicação de pesquisas de desempenho, varia de acordo com a cultura de Recursos Humano de cada instituição (mensal, trimestral,anual e por aí vai).
Com o uso da tecnologia como suporte para este tipo de avaliação, é possível não somente acompanhar a linha do tempo do desenvolvimento do time, como também prover soluções automáticas e com níveis de avaliação diferentes para cada estágio alcançado pelo colaborador.
Esperamos assim ter contribuído para o seu conhecimento acerca de automatização de pesquisa de desempenho, com foco em RH!
Boa fermentada por aí e conte com a gente 🙂