Pesquisar no blog
  • Publicado em 18/02/2022

Relacionamento entre Banco de Dados: o Tinder da Data Science

Relacionamento entre Banco de Dados: o Tinder da Não é só a espécie humana que tem o poder de se relacionar harmoniosamente, os universos da Data Science e Engenharia de Dados carecem de um olhar especial sobre o tema relacionamento entre Banco de Dados – e é exatamente a natureza deste match que explicamos neste artigo!


O que é Banco de Dados?

Também conhecidos como base de dados, o banco de dados nada mais é do que uma coleção de uma coleção de arquivos que contém registros sobre pessoas, processos, tarefas, lugares ou coisas, e que tem a finalidade de prover fácil acesso à consultas, estudos, pesquisas e acompanhamentos – construídos com base em linguagens de Programação (C#, SQL, QBE, QUEL, etc.).

O banco de dados é, portanto, uma ferramenta comum a todos os departamentos de uma empresa e, por via de regra geral, deve ser mantido organizado, limpo e atualizado.

Ao praticar políticas de boas práticas para banco de dados, as empresas garantem a disponibilidade da informação como um forte aliado da estratégia organizacional – uma vez que é através da mensuração de dados que os profissionais devem tomar decisões acerca dos próximos passos a serem dados.

Quais as diferenças entre Banco de dados relacional e Banco de dados orientado a objetos?

O banco de dados relacional, como o próprio nome indica, refere-se a um conjunto de dados registrados em colunas e linhas de uma tabela, e cujas informações relacionam-se entre si. Em um banco de dados relacional, normalmente, a primeira coluna é composta por chaves-primárias (que podem ser o número da linha, o código de controle único que identifique o conteúdo de uma linha e até mesmo um número de CPF – pelo aspecto único), estas que têm a função de identificar de forma individual cada registro de determinada tabela.

Já o banco de dados orientado a objetos apresenta-se em forma de caixas, estas que agrupam informações correlatas ao tema da mesma. Diferentemente do banco de dados relacional, que è constituído por uma tabela e que permite o cruzamento de dados para sabermos (por exemplo) “qual a faixa etária de todas as mulheres que trabalham no departamento de contabilidade de uma empresa”, o banco de dados orientado a objetos agrupa as informações (por exemplo) relativas ao “curso de especialização em Inteligência Artificial (cronograma, período, preço, matérias, professores, local, etc.)”, provendo resultados específicos, orientados por um tema macro.

O que são relacionamentos entre bancos de dados?

Para explicar como funciona o relacionamento entre banco de dados, utilizaremos como exemplo o checkout de um e-commerce:

  • Após escolher o produto e a opção de transação financeira ideal, o cliente realiza o pagamento via cartão de crédito (que geralmente é reconhecido pelo sistema em instantes);
  • Para que o site entregue a informação de pagamento realizado ou não, no backstage uma operação tecnológica de comunicação entre banco de dados ocorre, onde os dados do cartão de crédito registrados na base de dados comercial e o valor da compra são transmitidos para o sistema operacional bancário (também conhecidos como gateways de pagamento – atrelados às rotinas do departamento financeiro da empresa);
  •  O gateway valida ou não a compra e devolve a informação em forma de registro ao banco de dados comercial, onde na coluna “posição de pagamento” (por exemplo) – esta referente à linha que possui os registros do cliente. 

Este mesmo exemplo operacional utilizado acima se aplica de inúmeras maneiras à diversas rotinas de diversos departamentos. Ou seja, é extremamente comum haver este tipo de consultas cruzadas, em uma mesma operação, em segundos.

Da mesma forma, um exemplo de relacionamento entre banco de dados se dá durante a construção do bancos de dados de uma loja online de automóveis, onde os módulos de registros de informações (neste exemplo) estão categorizados como “marca”, “modelo”, “cor” e “ano de fabricação”:

  • Cada grupo de dados mencionado entre aspas possui registros relativos ao tema e que compreendem todos os aspectos dos automóveis divulgados no site;
  •  Assim sendo, quando um cliente entre no site para entender quais seriam as possíveis oportunidades de compra, o mesmo poderá utilizar dos filtros para buscar por veículos da marca Volkswagen, modelo Amarok, na cor preto e fabricados entre os anos de 2019 e 2021;
  • O resultado deste cruzamento de dados será mostrado na tela ao cliente, em questão de segundos.

Agora você já sabe como o Tinder opera para entregar o match ideal aos usuários 😉

Como criar uma base de dados passível de relacionamento e consultas para a sua empresa?

A construção de bancos de dados que operem de forma integrada e automatizada não é uma tarefa simples, pois exige conhecimentos técnicos e práticos em programação, tecnologia da informação, redes, infraestrutura, armazenamento e segurança.

Entretanto, há no mercado diversos softwares e plataformas conhecidos como sistema de gestão integrada, que dispõem de interfaces amigáveis para o usuário final (aquele que insere, gere e exporta informações). Tais sistemas podem operar fisicamente (como hardware instalado) ou em nuvem (com acesso online).

Como criar um banco de dados de forma prática e rápida?

Nós da Rizer acreditamos que a Tecnologia e a Inteligência Artificial devem operar como parceiras de todo o empreendedor. E ser parceiro é: ajudar com o que o outro lado nem sempre domina, oferecer preços justos, viabilizar o crescimento e, principalmente, não oferecer menos do que os softwares de gestão que custam milhares de dólares oferecem.

Por isso na nossa plataforma você pode criar um projeto completo de banco de dados integrados e 100% do seu jeito, mesmo sem nunca ter construído um – faça um teste grátis por 7 dias.

 Caso prefira, nosso time também poderá desenvolver a aplicação ideal para você ou para a sua empresa. Clique no link a seguir e agende uma consultoria gratuita com os nossos especialistas!

Boas  conexões por aí e conte com a gente!

Artigos Relacionados