Pesquisar no blog
  • Publicado em 04/05/2022

PHP – O que é PHP e o que mudou na versão PHP 8.1.0?

A linguagem PHP, como uma das mais utilizadas para desenvolvimento web, está sempre a apresentar novos recursos e aplicações, devido em especial ao seu aspecto de código aberto (open source), este que, por intermédio de uma comunidade expressiva e ativa, está sempre a ser aprimorado – neste artigo elucidamos o tema e trazemos o upgrade da versão PHP 8.1.0. Boa leitura!


O que é a linguagem PHP e para quê serve?

PHP é uma linguagem de programação voltada para projetos web. De aprendizado e uso didático, possui uma vasta biblioteca constantemente atualizada por sua comunidade de programadores adeptos à linguagem.

A programação, como um dos principais meios para a transformação digital, compreende diversos dos cargos mais ofertados no mercado de trabalho, sendo o desenvolvimento web uma das principais demandas – o que torna a linguagem de programação PHP uma das mais populares do planeta.

Muito utilizada na criação de sites e conexão junto à servidores e interface de usuários, a PHP trata-se de uma linguagem open source, ou seja, de código aberto, que além das imensas possibilidade de adaptação e melhorias, não é patenteada – logo, pode ser modificada e aplicada em projetos para livre comercialização.

Principal aplicação do PHP

O código PHP foi desenvolvido para rodar em servidores, o que na prática significa que as funções estabelecidas através desta linguagem de programação, são executadas em um servidor web e posteriormente apresentadas ao usuário final – como é o que ocorre na execução de sites.

O site deste nosso blog, por exemplo, foi construído com base em linguagem PHP (WordPress), o que significa que antes de você ler este post, toda a programação que envolve a estruturação deste conteúdo digital, rodou em um servidor web e só depois foi apresentada à você – mais rápido que o The Flash, dizem por aí 😉.

Vantagens do PHP

Abaixo elencamos as principais vantagens do uso da linguagem de programação PHP. São estas:

PHP: Fácil aprendizado

PHP é a das linguagens de programação com a curva de aprendizado mais otimizada entre todas.

Devido à sua comunidade ativa de programadores, existem diversos fóruns e tutoriais que fomentam o aprendizado e sustentam, por tanto, o fator de facilidade de aprendizado.

PHP: Open Source

Devido ao fato de a linguagem PHP ser open source (código aberto), a mesma não gera custos para o programador.

Além disso, a já citada possibilidade de melhorias, devido a esta mesma estrutura open source, torna o código PHP ainda mais requisitado para desenvolvimento web.

PHP: Suporte a altas cargas de dados

Projetos web, como ao exemplo de sites mais robustos e e-commerces, carecem de uma estrutura de programação que suporte a alta carga de gerenciamento de dados.

Neste sentido, devido em especial à sua proposta de aplicação e fácil conexão à  servidores web, a linguagem de programação PHP atende a tais requisitos e se destaca dentre as demais, para tal finalidade.

PHP: Compatibilidade com diversos Bancos de Dados

A dinâmica que envolve Bancos de Dados e sites é complexa e precisa que tal conexão ocorra de forma a tornar a troca de informações leve, rápida e dinâmica.

A linguagem de programação PHP se destaca neste requisito por permitir a integração junto à banco de dados padrões como o da Oracle, MySQL, Interbase, SQLite e Sybase, e à plataformas web de bancos de dados como a nossa da Rizer (também criada em PHP).

PHP  versão 8.1.0: o que há de novo?

Lançada em 25 de novembro de 2021, a versão 8.1.0 da linguagem de programação PHP trouxe algumas novidades para os seus usuários. São estas:

  • Inserção do Fibers (suporte para funções interruptíveis de pilha completa que podem ser usadas para operar multitarefas cooperativas, dentro do PHP);
  • Suporte para propriedades somente leitura (que evitam que tais propriedades sejam alteradas após a inicialização da mesma);
  • Tipo de interseção “nunca” (para funções que nunca retornam, mas devem sair/lançar uma exceção/não terminar, o modificador final para constantes de classe);
  • Funções novas fsync, array_is_list ();
  • notação numeral octal explícita enums

Para acessar a versão mais recente da linguagem de programação PHP acesse o site oficial PHP

Artigos Relacionados