Pesquisar no blog
  • Publicado em 19/02/2022

Os Banco de Dados mais utilizados para desenvolvimento de aplicativos

O desenvolvimento de aplicativos mobile, sem sombra de dúvidas, marcou a história do mercado digital nos últimos cinco anos e a prática se constrói diariamente desenhando as tendências de usabilidade futuras – e neste artigo elencamos os bancos de dados mais utilizados na atualidade, e que dão suporte para a existência destas “App-belezinhas”.


Desenvolvimento de aplicativos como diferencial competitivo

Os dispositivos mobile já imperam no ranking entre os dispositivos mais utilizados para acesso à internet, no mundo! 

Tal fato, somado ao de que o Brasil é líder mundial absoluto em download de aplicativos mobile, tornam o mercado nacional promissor – o que justifica a alta oferta de apps gringos em lojas onlines deste tipo, como a Play Store (Google) e a App Store (Apple).

Hoje o desenvolvimento de aplicações mobile já não é mais uma regalia para as empresas com alto poder de investimento. Plataformas como a nossa da Rizer te permitem criar sistemas de gestão e aplicações móveis, de forma rápida, prática, sem demandar conhecimento técnico e a preços acessíveis (no nosso caso, com planos a partir de R$79,90).

Ao optar pelo desenvolvimento de um aplicativo para celular, sua empresa investirá em um efetivo canal de comunicação e conversão: o contato direto com o cliente. E por este motivo, toda atenção, cuidado e planejamento devem ser considerados neste processo.

Etapas para o desenvolvimento de aplicativos mobile

Se você está pensando em criar um app mobile, este trecho do artigo cairá como uma luva para você 😉. 

No fluxo de desenvolvimento, considere as etapas abaixo e mãos à obra:

  • Defina o objetivo
  • Defina o fluxo de usabilidade
  • Defina o fluxo de integração de funcionalidade
  • Defina os aspectos de segurança e armazenamento ideais para a sua solução
  • Definição de Banco de Dados
  • Defina o funil de vendas
  • Defina e estruture os canais de SAC
  • Decida entre escolher uma plataforma para desenvolvimento ou a contratação de um profissional especializado para tanto (aqui na Rizer você pode agendar uma consultoria gratuita com nossos especialistas para entender qual destas opções melhor se encaixa ao momento da sua empresa)
  • Hora de botar o plano em prática! Desenvolva a aplicação móvel
  • Execute testes de funcionalidade
  • Defina o calendário de testes e implementação de melhorias
  • Disponibilize o seu app em lojas online de aplicativos
  • Invista em divulgação
  • Mensure os resultados 
  • Aplique melhoria contínua ao processo de desenvolvimento e divulgação

A sua estratégia pode ter foco em sistemas operacionais distintos ou singulares. Dentre os sistemas mais famosos estão: Android, IOS e Windows Phone.

A função do banco de dados em aplicativos mobile

Seja para desenvolver um aplicativo inicial para uma startup, ou um super sistema de gestão (mobile/desktop) que integre ERP e CRM, dentre os aspectos comuns em ambos desenvolvimentos está a construção do banco de dados.

O bando de dados nada mais é que um poderoso armazenador e integrador de dados, capaz de captar todo o tipo de registro das operações empresariais, para disponibilizar tais dados de forma consultiva, como check-list e para tomada de decisão inteligente (Business Intelligence).

Atualmente, existem no mercado diversas opções de bancos de dados, desenvolvidos com linguagens de programação das mais diversas. Cabe aqui informarmos que não existe um modelo ideal de banco de dados – cada solução, de acordo com seus objetivos de uso, demandará uma solução (e por isso conversar com um especialista, antes de escolher por um banco de dados, é mais do que recomendado).

A seguir listamos os bancos de dados mais utilizados para o desenvolvimento de aplicativos Android, assim como suas respectivas funções, a fim de te prover argumentos para discussão sobre o tema.

Os Bancos de Dados mais utilizados para desenvolvimento de Apps

Dentre as opções disponíveis de banco de dados para aplicativos mobile, você provavelmente encontrará as seguintes:

  • Open Source
  • Bancos de dados renomados 
  • SaaS relacionais
  • SaaS NoSQL

Dentre estas opções macros, há “casamentos” que reúnem tipos distintos de linguagens de programação, como o caso de aplicativos web desenvolvidos em PHP e que possuem bancos de dados em MySQL, #C e VB, ou como os casos dos serviços desenvolvidos em .Net, atrelados a SQL Server (e por aí vai).

Para a grande maioria dos desenvolvimentos mobile, a integração de serviços em Cloud (aqui na Rizer operamos com o AWS da Amazon, por exemplo, que opera como NoSQL e com tecnologia de cache).

Dentre as soluções pagas para desenvolvimento de banco de dados mais utilizadas em aplicativos mobile estão:   

  • Banco de dados RDSAmazon: que oferece desde os tradicionais MySQL e Postgre SQL à soluções Oracle, Maria DB e e SQL Server – além de soluções personalizadas criadas exclusivamente para DataWarehouse e Big Data.
  • SQL Server implementado ao AzureMicrosoft: além de bases especializadas para Hadoop, DataWarehouse e NoSQL. O SQL Server é uma suíte de aplicativos e possui uma solução integrada para Business Intelligence (BI).

Já dentre as soluções gratuitas e de código aberto para desenvolvimento de banco de dados mais utilizadas em aplicativos mobile estão:   

  • Maria DB: alta escalabilidade, de fácil integração, acesso em tempo real. Trata-se de uma alternativa ao MySQL
  • MySQL: com verificação baseada no host, possibilidade de uso ainda que não haja uma rede interligada, criptografia de ponta a ponta, possibilidade de incorporação da biblioteca e servidor como um programa separado para ambientes em rede de cliente/servidor.
  • MongoDB: muito utilizado para aplicativos móveis, com validação de documentos, motor de armazenamento criptografado, catálogos e opções de gestão de produto, e reduz o tempo entre a falha inicial e a recuperação
  • PostgreSQL: permite a criação de tipos de dados e métodos de consulta personalizados, executa procedimentos de mais de doze linguagens de programação, possui sistema GiST (árvore de busca genérica na sigla em inglês) e viabiliza a criação de extensões como CitusDB para um maior paralelismo sem modificar o código Postgres.
  • SQL Lite: não roda em servidores distintos, formatos de arquivos adaptáveis a diversas plataformas, biblioteca compacta, transações de acordo com o padrão ACID e dispõe de assistência profissional especializada gratuita.
  • Firebird: possui funções de rastreamento de API, autenticação de confiança do Windows, compatível com diversas arquiteturas de dados, possui ferramentas de desenvolvimento integradas, opção de varredura automática, envio de notificações e assistência profissional especializada gratuita.
  • CUBRID: possui bloqueio com granularidade múltipla, backup online, ferramentas de GUI (Interface Gráfica do Usuário na sigla em inglês) e drivers para linguagens de programação, recurso de failover automático com serviço web online ininterrupto, é compatível com fragmentação de banco de dados nativos para escalabilidade horizontal e vertical e entrega consistência de transações e replicação de banco de dados.

Como criar seu próprio aplicativo mobile?

Nós da Rizer acreditamos que a Tecnologia e a Inteligência Artificial devem operar como parceiras de todo o empreendedor. E ser parceiro é: ajudar com o que o outro lado nem sempre domina, oferecer preços justos, viabilizar o crescimento e, principalmente, não oferecer menos do que os softwares de desenvolvimento que custam milhares de dólares oferecem.

Por isso na nossa plataforma você pode criar um aplicativo mobile completo e 100% do seu jeito, mesmo sem nunca ter construído um. Caso prefira, nosso time também poderá desenvolver a aplicação ideal para você ou para a sua empresa. Clique no link a seguir e agende uma consultoria gratuita com os nossos especialistas!

Bom desenvolvimento por aí e conte com a gente (:

Artigos Relacionados