Por meio da API, há auxílio na reestruturação de sistemas internos, melhora na experiência do usuário, mais conectividade com parceiros, novas oportunidades de interação com os clientes e muito mais.
A tecnologia está presente em vários serviços comuns que utilizamos hoje no mundo digital, muitas vezes sem nos darmos conta de como seu uso acontece por trás das interfaces visuais.
Nesse artigo, explicamos o que são as APIs e para que serve essa tecnologia que realiza grande parte dos serviços que utilizamos no mundo virtual, confira!
Uma API (Application Programming Interface) é uma solução criada por programadores que permite a integração de diferentes softwares, e realiza comandos específicos, cumpre funções pré-determinadas e obedece protocolos de segurança para realizar essa ponte.
Ela facilita a integração de serviços e funções de forma mais prática, porque esses profissionais não precisam criar um novo código do zero, utilizando uma solução adaptável.
Para que serve a API?
As APIs sempre são criadas com objetivos específicos, permitindo que integrem sistemas que são diferentes e não possuem compatibilidade entre si, para que o usuário final ganhe mais eficiência no serviço que necessita.
Ela pode ser usada em serviços comuns na internet e em aplicativos que usamos no dia a dia, também sendo usado de forma estratégica em empresas, permitindo que executem funções internas com servidores e serviços externos.
Em ambos os casos acima, os sistemas usados precisam trocar dados entre si, que ficam disponíveis em banco de informações e servidores externos, por exemplo. As APIs fazem essa ponte na troca de dados e integra funcionalidades extras providas externamente.
Elas geralmente nem são percebidas pelo usuário, já que funcionam na inteligência do sistema e não estão visíveis nas interfaces dos sistemas.
Para ficar claro como esse tipo de solução funciona, vamos citar alguns exemplos práticos.
Pense no Google Maps, um serviço de mapas que cria rotas e permite realizar consultas sobre endereços, distâncias e até tempo de percurso. Vários sites e serviços na internet também utilizam mapas para mostrar endereços e criar rotas.
Para não precisarem criar um mapa do zero e fazer toda a estruturação desse serviço, essas empresas usam os mapas oferecidos pelo Google, integrando-os à sua interface. Isso é realizado através de uma API.
Outro exemplo prático disso é o aplicativo Uber, que possui uma API dos mapas que os integra ao seu serviço para realizar cálculos de distância, tempo da rota e até os valores que irá cobrar.
No mundo empresarial, podemos pensar em um colaborador que necessita emitir notas fiscais e boletos para gerar um pedido de um cliente. Existem sistemas que usam APIs para se conectar ao sistema de geração de boletos do banco e com o de emissão de notas da prefeitura, facilitando todo o serviço.
Sistemas de gestão de empresas funcionais realizam essas integrações para garantir mais agilidade e eficiência nos processos necessários em vários departamentos, tudo feito com poucos cliques.
Agora que você já sabe o que são APIs, aproveite para conhecer um pouco mais sobre os benefícios do no-code nos negócios!
A plataforma da Rizer oferece um ambiente totalmente customizável para a criação de banco de dados e sistema de gestão integrado através de uma API! Se você ou sua empresa estiver buscando uma solução e está com dúvidas se a Rizer tem o que precisa, clique aqui para agendar uma consultoria gratuita com um especialista!