Pesquisar no blog
  • Publicado em 19/02/2022

O que é um sistema integrado para Departamento Pessoal?

A tecnologia disruptiva como meio de evolução empresarial já é uma realidade para os processos de departamento pessoal. O uso de sistemas de gestão integrado no dia-a-dia departamental automatiza o fluxo das rotinas e emprega rapidez, agilidade e alta performance de resultados.


A era do Departamento Pessoal Tecnológico

A aquisição de um sistema de gestão para a automatização das rotinas de DP (Departamento Pessoal) já é uma real necessidade para as empresas. A aposta neste investimento agrega forças tecnológicas que operacionalizam rotinas trabalhistas indispensáveis para as boas práticas departamentais.

A automatização de rotinas de DP garantem o correto cumprimento das obrigações legais da empresa, assim como entregam à companhia um importante medidor de desempenho que muito auxilia na gestão de pessoas.

No mercado atual existem diversas opções de softwares e plataformas online, como a nossa da Rizer, que te permitem personalizar ou criar um sistema de gestão para departamento pessoal, ideal à sua necessidade.

Funcionalidades para integrar ao seu Sistema de Gestão de Departamento Pessoal

Abaixo listamos as funcionalidades mais solicitadas aqui na Rizer, quando o assunto é o desenvolvimento de soluções tecnológicas para DP. São estas:

Controle de ponto digital

Integra módulos de registro de ponto de funcionários ao sistema de gestão, registrando o histórico de cada colaborador. O sistema de ponto digital pode, ainda, ser atrelado ao relatório de desempenho de jornada de trabalho dos profissionais, permitindo assim uma melhor gestão ao que tange banco de horas, horas extras, faltas e atrasos – por exemplo.

Organização de calendário de férias

Com um sistema de gestão de Departamento Pessoal é possível integrar/desenvolver o módulo de calendário de férias. Este que, além da função trivial de agendamento – cujo fluxo se integra à rotina de folha de pagamento -, possibilita o disparo de mensagens transacionais, por exemplo, para manter colaboradores e gestores alinhados quanto ao tema.

Folha de pagamento

O processo de gestão de procedimentos inerentes à folha de pagamento, é um dos mais requisitados à nós, quando do desenvolvimento de sistemas de Departamento Pessoal. O módulo de folha de pagamento viabiliza a gestão de recolhimento de taxas legais, benefícios, incidências de décimo terceiro, férias, pagamento de horas extras, insalubridade, PLR, comissões, entre outros – integrando a rotina financeira aos movimentos de DP.

Gestão de benefícios oferecidos ao colaborador

Embora a indicação de benefícios seja parte do processo de folha de pagamento, em um sistema de gestão de DP é necessário que haja um módulo exclusivo para esta operação. Além dos registros dos produtos/serviços oferecidos pela empresa aos seis funcionários, o módulo de gerenciamento de benefícios automatiza e viabiliza o acesso às informações de cargas e datas de recebimento – podendo, por exemplo, gerar mensagens transacionais que mantenham os colaboradores informados sobre a disponibilidade dos benefícios para uso, por exemplo. O módulo pode, ainda, ser integrado via API às informações dos fornecedores (quando do caso), assim permitindo o acesso à informação, em tempo real.

Processos admissionais e demissionais

Todas as etapas que compreendem tanto os procedimentos admissionais, quanto os procedimentos demissionais, podem e devem estar integradas ao sistema de gestão de Departamento Pessoal da sua empresa. Desde a elaboração simplificada de contrato integrada ao cadastro de funcionário, à cálculos de rescisão e anotações na CLT – por exemplo. O módulo de contratação e demissão pode ser integrado via API às plataformas governamentais e bancárias, a fim de otimizar ambos processos de DP.

Como criar um Sistema de Gestão para Departamento Pessoal?

Nós da Rizer acreditamos que a Tecnologia e a Inteligência Artificial devem operar como parceiras de todo o empreendedor. E ser parceiro é: ajudar com o que o outro lado nem sempre domina, oferecer preços justos, viabilizar o crescimento e, principalmente, não oferecer menos do que os softwares de gestão para Departamento Pessoal que custam milhares de dólares oferecem.

Por isso na nossa plataforma você pode criar um sistema de gestão para DP completo e 100% do seu jeito, mesmo sem nunca ter construído um. Caso prefira, nosso time também poderá desenvolver a aplicação ideal para você ou para a sua empresa. Clique no link a seguir e agende uma consultoria gratuita com os nossos especialistas!

Boas decisões por aí e conte com a gente!

Artigos Relacionados