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  • Publicado em 27/03/2023

O que é a metodologia 5s e como aplicar na sua empresa

Instaurar recompensas no ambiente de trabalho para estimular a produtividade é um método eficaz de produtividade. Por isso, muitas organizações têm buscado por práticas para estabelecer isso, como a metodologia 5s.


A produtividade é essencial para as organizações e para os colaboradores. Assim, a metodologia 5s passa a ser aplicada nas empresas como um caminho diferente mas com resultados eficazes. O método tem como lema central cinco palavras associadas a sensos que iniciam-se com a letra “S”. Eles apontam ações que envolvem conceitos como organização, normalização e disciplina. 

Esses sensos tem alto potencial de motivação. A finalidade pode ser estabelecer um consenso geral na empresa ou um planejamento estratégico que envolve os colaboradores como um todo. Mas, para que isso aconteça, precisam ser aplicadas de maneira correta e com as devidas manutenções.

Dessa forma, o primeiro passo é compreender a metodologia profundamente. Afinal, entender como ela surgiu e como pode ajudar auxiliam no processo de utilização do 5s. Depois, a aplicação do método é mais efetiva.

O que é a metodologia 5s?

A reestruturação das organizações que acompanham as novas relações de trabalho e o uso da tecnologia fazem com que líderes busquem por outros métodos. A metodologia 5s está sempre presente nessas listas, já que é uma ferramenta que pode ajudar a empresa a se concretizar no mercado.

O 5s é uma metodologia japonesa que busca melhorar continuamente a empresa. Também conhecida como housekeeping, ou seja, “arrumar a casa”, surgiu como uma ferramenta de reconstrução do Japão após a 2ª Guerra Mundial. Os métodos foram eficientes e precisos. Dessa forma, os resultados positivos fizeram com que o método tenha sido adotado em diversas organizações pelo mundo.

Essa maneira de realizar a gestão de qualidade faz parte do lean manufacturing (Manufatura Enxuta, em português). A filosofia tem como objetivo diminuir os desperdícios dentro do seu negócio. Além disso, a equipe como um todo é responsável pelos resultados finais dos processos. 

Ela é baseada em cinco sensos, por isso o 5s. São eles: utilização, organização, limpeza, padronização e auto disciplina. Essas são as etapas fundamentais para tornar os processos mais ágeis, seguros e transparentes. Isso acontece por meio de disciplinas pré-estabelecidas e a participação dos colaboradores envolvidos no processo. Conheça os detalhes de cada um deles abaixo.

1. Seiri

O primeiro senso da metodologia 5s é o Seiri, que significa “senso de utilização”. Este remete a consciência de manter funcionando apenas aquilo que realmente dá certo ou se aplica mais no ambiente empresarial. Ou seja, descarte aquilo que não agrega, para reforçar o conceito de ser útil.

2. Seiton

Quando o assunto é como aplicar a metodologia 5s no ambiente organizacional, o Seiton, “senso de organização” se destaca. Este item se auto explica, já que há a necessidade de que toda a corporação organize suas divisões e crie estratégias de organização para os demais setores. 

3. Seiso

O “senso de limpeza”, Seiso em japonês, relaciona-se com manter o local de trabalho agradável, produtivo e limpo. Na metodologia 5s, isso refere-se tanto ao sentido literal quanto à rotina da corporação. Ou seja, é necessário uma contribuição geral.

4. Seiketsu

O quarto senso da metodologia 5s é o Seiketsu, que significa “senso de normalização”. Ele se pauta na ideia de fazer com que novos padrões, necessidades e sistemas se normalizem. Assim, a orientação de melhorar o ambiente proporciona mais qualidade de vida e saúde aos colaboradores.

5. Shitsuke

Em japonês, Shitsuke significa “senso de disciplina e autodisciplina”. Depois de instituir todas as mudanças da metodologia 5s para tornar a empresa mais funcional possível, chega o momento dos colaboradores tornarem cada senso um hábito. Assim, se torna um estilo de vida, com valores e uma cultura.

Como aplicar a metodologia 5s na empresa?

Agora que você já conhece toda a metodologia 5s, saiba quais são os três primeiros passos para aplicá-la no ambiente de trabalho.

Passo 1: Capacite a equipe

As ideias da metodologia 5s buscam conservar o ambiente de trabalho usando a limpeza visual e dos processos como estratégia criativa. Assim, oferecer capacitação é o primeiro passo para a aplicação eficaz do método. Com isso, essa ferramenta se torna parte da cultura organizacional.

Dessa forma, é importante criar oportunidades para dar mais enfoque à 5s. Você pode oferecer comissões e uma remuneração variável. Outra ação é garantir destaque aos colaboradores que conquistarem sucesso ao praticar a metodologia. 

Passo 2: Não ignore os problemas

Quando o assunto é a aplicação da metodologia 5s no ambiente de trabalho, é evidente que o intuito é trabalhar com os frutos dos bons resultados. Para isso, avaliar os pontos críticos das operações, listando-os de forma didática, tem muita importância no processo.

Essa ação tem o intuito de evitar que os erros sejam repetidos. Igualmente, os hábitos conhecidos como “ferramentas de gestão” se enquadram em uma filosofia compartilhada por todos os colaboradores. 

Passo 3: Faça avaliações regularmente

Ao observar as vantagens da metodologia 5s, o último senso destaca a autodisciplina como algo fundamental. As constantes reflexões são essenciais para que cada etapa seja executada de forma natural, com resultados positivos no final. Dessa forma, os conceitos são transformados em hábitos e até em estilo de vida.

Colocando em prática

São várias as opções de ações e procedimentos relacionados à metodologia 5s. Por isso, é normal que os gestores se sintam perdidos e até sobrecarregados no processo. Porém, lembre-se aplicação desse método precisa de calma e atenção para que alcançar a eficácia. Além disso, a execução orgânica e envolvendo a equipe é mais produtiva.

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