Contratar novos colaboradores é sempre um desafio. Desde o desenvolvimento da seleção até o ponto de contratação, é necessário ter ferramentas que possibilitem um resultado eficaz. Com isso, é imprescindível o uso de tecnologias nos processos de recrutamento online e seleção.
Manter a gestão de pessoas moderna e atualizada é uma tarefa que o setor de Recursos Humanos (RH) das empresas sempre tem como objetivo. Contratar e desenvolver pessoas com foco na integração e estratégia do negócio e produzindo resultados também está nesse objetivo.
Porém, para fazer isso com excelência, o alinhamento das metas com as tecnologias disponíveis para isso tornou-se essencial. As transformações promovidas pelo advento da internet chegam até o RH e trazem a reflexão de como conciliar as técnicas humanas com o que o mundo digital proporciona.
Pode-se aplicá-las inclusive no momento de recrutar novos colaboradores. A pandemia de Covid-19 provou que a tecnologia precisa estar aliada ao trabalho para promover os processos e até o contato com quem está longe. Assim, amplia-se as possibilidades por meio do mundo virtual.
Com isso, a implementação das novas tecnologias nos processos de recrutamento online e seleção conciliam a estratégia das empresas com a conexão entre pessoas. São inúmeros os softwares e plataformas disponíveis que tem como objetivo a gestão dos processos e dos próprios colaboradores.
Afinal, os processos seletivos passaram por uma evolução que acompanha a inovação tecnológica. Dessa forma, novas perspectivas surgiram para o modo de fazer um recrutamento.
O uso das tecnologias nos processos de recrutamento online e seleção acompanharam a evolução que a própria tarefa de recrutar vivenciou. Essa transformação trouxe inúmeras vantagens que otimizaram esses processos.
Isso porque, inicialmente, eles se detinham apenas aos aspectos técnicos que o cargo exigia. Assim, a contratação levava em consideração apenas a capacidade do candidato de cumprir com a sua função. Com o tempo, habilidades emocionais e intelectuais passaram a ser observadas. Também o alinhamento com a cultura e os valores da empresa.
Outra grande mudança foi na rede de contatos. O relacionamento sempre foi importante para o crescimento profissional. Porém, antes ele era construído por amizades em comum ou contatos empresariais. Com as redes sociais como o LinkedIn, essa rede passou a ser ampla e sem necessariamente precisar ser real fora do mundo virtual.
Atualmente, esse é um meio utilizado pelo RH para encontrar candidatos. Mais que isso, também é possível monitorar o perfil e o comportamento apresentado por eles. E não só em redes sociais voltadas a área profissional. Dessa forma, pode-se saber se a postura condiz com os valores e a cultura da empresa.
Muitas instituições já participam ativamente das redes sociais. Métodos como a construção de uma marca empregadora, o employer branding, são utilizadas pelo RH para atrair candidatos. Antigamente, essa atração era passiva, por meio dos classificados, ou dependia da indicação de outros colaboradores para que o recrutamento acontecesse.
Mas, o impacto da tecnologia vai além desses pontos. Uma das grandes transformações foi a implementação de plataformas especializadas em gestão. Assim, o processo não precisa mais ser monitorado com diversos papéis e arquivos, basta colocar tudo em um software. Dessa forma, a organização gera maior precisão na seleção, além de facilitar o processo.
O RH não está imune ao mundo digital. Muitas atividades já usam plataformas e softwares para otimizar seu serviço. Assim, implementar novas tecnologias nos processos de recrutamento online e seleção já se tornou necessário.
Com elas, o processo é facilitado e mais organizado. Dessa forma, não há risco de esquecer alguém ou alguma etapa, pois os softwares se adequam a realidade da empresa e da própria seleção. A automação é uma vantagem que economiza tempo e esforço, principalmente em processos maiores ou com muitos candidatos.
Também é por meio dessas tecnologias que os candidatos podem chegar até a empresa. Elas não limitam a localidade, permitindo encontrar um talento em qualquer lugar e que some na empresa. E analisar todos esses currículos fica mais simples.
A gestão estratégica é outra marca das tecnologias para recrutamento online e seleção. As plataformas permitem que o setor catalogue informações, defina processos e estabeleça responsáveis e deixe todos esses dados visíveis ao time. Desse modo, a produtividade e agilidade aumentam.
Assim, os impactos da tecnologia para esses processos são significativos e positivos.
Como já dito anteriormente, as tecnologias nos processos de recrutamento online e seleção se tornaram essenciais e muito vantajosas. Elas garantem eficiência e são grandes aliadas do Recursos Humanos.
No mercado, existem várias opções de tecnologias que auxiliam na gestão de pessoas. Abaixo, listamos algumas delas:
Conhecido como computação em nuvem, esse processo usa servidores ligados a internet para armazenar informações. Assim, eles pode-se acessar de qualquer lugar, basta ter um dispositivo com acesso à rede mundial de computadores.
Para o RH, esta plataforma tem como característica a funcionalidade que precisa para organizar ações de acordo com a estrutura da empresa. Como uma das tecnologias nos processos de recrutamento online e seleção, o cloud computing permite guardar os dados dos candidatos de forma segura. Além disso, permite o acesso de todo o time, o que possibilita a troca de ideias sobre a seleção.
O Big Data é uma ferramenta de Inteligência Artificial que cria, armazena e analisa grandes quantidades de dados. Essas informações normalmente foram coletadas por meio da internet. Elas podem ser tanto dados numéricos quanto contatos. Mas, independente da fonte, a análise é feita.
O ponto aqui é que esse sistema otimiza as tarefas do RH e reduz os custos, já que permite a rápida identificação dos problemas. É uma das tecnologias nos processos de recrutamento online e seleção que mais beneficiam o time com eficiência.
As tecnologias nos processos de recrutamento online e seleção buscam organização, otimização e eficiência. Assim, os softwares de gestão de projetos trazem o armazenamento de informações seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), possibilitando que a análise seja mais rápida.
Além disso, plataformas como a Rizer se adequam a realidade da sua empresa para a construção do seu processo. Dessa forma, toda a seleção se torna mais fácil e rápida.
Teste o software gratuitamente aqui.