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  • Publicado em 17/11/2022

CRM: um sistema imprescindível para o seu negócio

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Isso vai muito além de apenas uma plataforma ou software de organização. Envolve todo o processo de gerenciar e analisar as interações com clientes e tudo o que envolve essa relação.


As ferramentas de CRM agrupam e organizam informações dos clientes da sua empresa. Elas também são responsáveis por antecipar as necessidades e desejos deles, otimizando a rentabilidade e aumentando as vendas. Afinal, o sucesso de diversas empresas se baseia em vendas de produtos ou serviços.

Além disso, são essas plataformas que possibilitam a personalização das campanhas que atingem o seu público, tanto para captação de novos clientes quanto para novas vendas. Assim como as empresas, os clientes também vivem a transformação digital. Então, é importante pensar em como é a vivência no mundo digital.

Essa experiência digital também influenciou no relacionamento do cliente. Por isso, as plataformas de CRM estão na lista de tecnologias essenciais para as empresas. E saber como elas funcionam, os benefícios e os tipos, é o caminho para se comunicar com seus clientes.

O CRM armazena as informações dos seus atuais clientes e também daqueles que você prospecta. Dados como nomes, endereço, número de telefone e outros, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), são organizados nessa plataforma. Igualmente, armazenam-se atividades e pontos de contato com a empresa por meio de interações. Assim, os softwares de CRM não se restringem a listas de contatos elaboradas, mas sim a uma estratégia que diferencia a sua empresa em relação às outras aos olhos dos clientes.

Importância para o seu negócio

O CRM é importante para os processos da sua empresa. Isso porque, ao automatizar e digitalizar alguns deles, auxilia a eliminar esforços e até etapas defasadas. As informações dos clientes ficam organizadas de maneira acessível e em tempo real. Assim, os métodos de vendas são acelerados e simplificados.

Não há mais planilhas, lembretes e avisos. Os leads são organizados e o acesso a eles é rápido e fácil. Dessa forma, cada membro do time pode trabalhar com informações atualizadas dos clientes. O CRM também permite automatizar as tarefas mais repetitivas. Logo, ao passo que o seu negócio se desenvolve e mais informações de clientes são adicionadas, as suas análises permanecem ordenadas e assertivas.

Igualmente, essas plataformas geram a integração entre equipes que trabalham juntas ou até quando o time de vendas costuma viajar para visitar clientes. Dessa forma, os dados dos clientes ficam acessíveis e as decisões podem ser tomadas rapidamente.

Quando uma empresa divide as informações em diferentes aplicativos, etapas importantes da negociação e informações dos clientes podem ser perdidas. Assim, a empresa pode crescer de forma ordenada e o cliente pode ter uma ótima experiência com seu negócio.

Além disso, o CRM fornece dados essenciais para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital. Também é importante para que os vendedores saibam como abordar os clientes e ter vendas mais efetivas. Por isso mesmo é necessário que um profissional capacitado seja o gestor da plataforma.

Benefícios do CRM

Usar uma plataforma de CRM traz diversos benefícios para a sua empresa. Abaixo, listamos alguns:

1. Experiência do cliente

Ao acompanhar as vendas e os contatos com os clientes, o vendedor possui um controle maior no processo. Além disso, com a captação e análise das informações fornecidas por eles, é possível identificar o perfil e quais problemas o seu produto pode solucionar. Tudo isso para que haja uma experiência positiva do cliente, o que gera fidelização.

2. Aumento da produtividade

Softwares em geral já auxiliam nos processos da empresa. Entretanto, o CRM pode ser o “cérebro” do seu negócio por ser uma estratégia focada no cliente e na facilidade. A implementação é simples: basta integrá-lo às bases de dados que você já possui. A partir desse momento, as informações são organizadas de acordo com as suas necessidades, ajudando nos métodos empregados por você.

Além disso, a automatização das tarefas, a mobilidade e os acessos às informações e o foco nas necessidades do seu negócio e dos seus clientes somam na facilitação. Tudo isso gera mais rapidez no processo de vendas. Ou seja, menos tempo desperdiçado nas etapas e mais efetividade nas entregas, aumentando a produtividade da equipe como um todo.

3. Aumento das vendas

Muitas vezes, o atendimento e acompanhamento do cliente interferem negativamente na efetividade das vendas. O CRM auxilia na resolução desse problema ao entregar ao vendedor as informações gerais e pessoais do cliente. Assim, ele consegue conhecer e entender para quem está vendendo e o time de vendas tem um norte para seguir.

Outro ponto importante é que, dessa forma, é possível replicar o que já deu certo e apenas ajustar para estratégias com novos clientes. Igualmente, possibilita mais efetividade nas negociações, aumentando o número de vendas.

4. Mais segurança

Além de organizar as informações relevantes, a plataforma de CRM traz segurança para esses dados. Afinal, o controle de acesso é rígido e é possível aplicar regras de política de uso e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como escolher uma plataforma de CRM

Existem diversas opções de CRM no mercado. E buscar pela plataforma ideal pode ser difícil. Porém, há alguns pontos importantes para observar quando você pensa em escolher um software de CRM.

Primeiro, defina quais características são essenciais para o seu time. Pode ser sobre o idioma da ferramenta, os recursos disponíveis e o valor que sua empresa pode investir. Também analise qual a prioridade de cada equipe que usará o software.

Depois, observe como o mercado reconhece essa plataforma e os comentários de outras empresas. Por fim, teste opções e escolha qual a melhor.

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