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  • Publicado em 06/01/2023

Big Data e a era dos dados

Se você é uma pessoa que costuma estar por dentro das inovações tecnológicas e dos assuntos envolvendo o mundo digital, já deve ter ouvido falar sobre Big Data. Essa área de conhecimento tem adentrado as empresas de diferentes setores e tem contribuído para a melhoria dos seus resultados.


Define-se o termo Big Data como um conjunto de técnicas que possibilita a análise de grandes quantidades de dados. Esse conceito interfere na geração de resultados relevantes para as empresas, já que a verificação é precisa.

Muitos negócios utilizam de um grande volume de dados que dificilmente seriam analisados de forma rápida e efetiva. Uma das causas é a amplitude dessas informações. Por isso, é necessário ter uma ferramenta específica para armazenar tudo que é encontrado e extraído. Também precisa-se de uma forma segura de organizar e transformar esse material bruto em elementos utilizáveis.

A prática de coletar, analisar e armazenar dados não é recente. Na verdade, surgiu antes mesmo das mídias digitais. Porém o conceito de Big Data começou a ser trabalhado e usado a partir dos anos 2000. Foi nessa época que Doug Laney definiu o termo e determinou os três Vs do Big Data: o volume, a velocidade e a variedade.

Volume dos dados

O volume de dados relaciona-se com a grande quantidade de informações coletadas de fontes diversas e utilizadas pelas empresas. Elas são provenientes das redes sociais, rastreamento de sites, transações, entre outros, e sua quantidade é relevante. Outro ponto é que muitos dados podem vir de dispositivos conectados à internet, o que também deve ser considerado.

O Big Data possibilita o processamento dessa quantidade de informações não estruturadas. Para algumas empresas, essa ação pode utilizar dezenas de terabytes de dados. Em outros casos, chega até a centenas de petabytes.

Velocidade

A velocidade é medida pela taxa de rapidez em que os dados são recebidos e tratados. No Big Data, o ideal é que esse processamento tenha uma velocidade contínua e alta. Assim, permite a análise rápida de dados recentes e até em tempo real, evitando informações defasadas. Isso influencia diretamente em resultados melhores.

Normalmente, transmite-se a velocidade mais alta dos dados diretamente para a memória do dispositivo. Afinal, gravá-las em discos leva um tempo e pode atrapalhar o processo. Dessa forma, há produtos que funcionam em tempo real para que a avaliação das informações seja veloz.

Variedade

Big Data também pode ser um Any Data, ou seja, “qualquer dado”. Isso se deve a amplitude dos dados que os softwares podem captar e analisar. Essas informações tem a possibilidade de estarem estruturadas ou não em formatos diversos. Por isso, é importante que os sistemas estejam preparados para isso.

O aumento do Big Data permite a estruturação de novos tipos de dados. Afinal, informações não estruturadas ou semiestruturadas, como textos e vídeos, exigem um processamento prévio antes da análise. Isso não era possível nos bancos de dados relacionais, em que apenas os dados tradicionais eram adequados.

Uso do Big Data nas empresas

Os três Vs demonstram a abrangência do Big Data. Além disso, o crescimento do seu uso no mundo dos negócios comprova que utilizá-lo é o futuro e o caminho para se adequar a Era dos Dados. 

Existem três tipos de dados que você pode usar no seu negócio: o social data, enterprise data e data of things. O primeiro aborda as informações derivadas das pessoas e que auxiliam na identificação dos seus interesses e comportamentos. O segundo é o gerado pelas organizações para mensurar a produtividade das equipes ou os resultados da empresa. Por fim, o terceiro reúne dados de dispositivos conectados à internet.

Assim, a aplicação do Big Data depende muito da necessidade do seu negócio. As possibilidades são inúmeras, por isso é importante conhecê-las e analisá-las antes de implementá-las.

Com ele, é possível desenvolver produtos e serviços por meio de modelos preditivos. Assim, seus atributos são classificados e personalizados para os clientes. Para isso, basta analisar os dados em mídias sociais e testes de mercado ainda no desenvolvimento, ou seja, antes mesmo do lançamento, para planejar cada etapa com base no público-alvo.

Dessa forma, analisar a experiência do cliente é mais simples. O Big Data permite a reunião e cruzamento dos dados citados acima e também os de visitas no site, registros de chamadas e citações em sites de busca. Isso permite que a interação e a proposta de valor da marca seja mais eficiente.

Também possibilita entender informações sobre orçamentos e custos para identificar quais os esforços mais lucrativos. No marketing digital, permite construir uma persona mais fiel ao público-alvo, visualizando as diferenças de comportamento dos consumidores de acordo com especificações de cada área. 

Escolhendo a melhor plataforma

O Big Data identifica tendências e padrões. Ele atribui inteligência aos processos, permitindo que a empresa compreenda o seu passado e monitore os dados do presente. Assim, pode antecipar o futuro e se preparar com excelência.

Dessa forma, os gestores podem acompanhar o que está em alta para organizar a estratégia do seu negócio. As decisões são mais seguras por estarem baseadas em dados. O resultado é uma margem de acertos maior.

Entretanto, tudo isso só pode ser feito com um software de qualidade. A Rizer permite o controle de todos os dados importantes para o seu negócio, como o cadastro de clientes, fornecedores e vendedores. Também possibilita o acompanhamento de pedidos, materiais, orçamentos e financeiro. 

Além disso, o gestor pode configurar seu sistema para que ele execute tarefas de forma automatizada, criando relatórios e indicadores, construindo dashboard com gráficos personalizados e muito mais. Maximize seus resultados e minimize as perdas tendo controle de todos os dados.

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