Se você é uma pessoa que costuma estar por dentro das inovações tecnológicas e dos assuntos envolvendo o mundo digital, já deve ter ouvido falar sobre Big Data. Essa área de conhecimento tem adentrado as empresas de diferentes setores e tem contribuído para a melhoria dos seus resultados.
Define-se o termo Big Data como um conjunto de técnicas que possibilita a análise de grandes quantidades de dados. Esse conceito interfere na geração de resultados relevantes para as empresas, já que a verificação é precisa.
Muitos negócios utilizam de um grande volume de dados que dificilmente seriam analisados de forma rápida e efetiva. Uma das causas é a amplitude dessas informações. Por isso, é necessário ter uma ferramenta específica para armazenar tudo que é encontrado e extraído. Também precisa-se de uma forma segura de organizar e transformar esse material bruto em elementos utilizáveis.
A prática de coletar, analisar e armazenar dados não é recente. Na verdade, surgiu antes mesmo das mídias digitais. Porém o conceito de Big Data começou a ser trabalhado e usado a partir dos anos 2000. Foi nessa época que Doug Laney definiu o termo e determinou os três Vs do Big Data: o volume, a velocidade e a variedade.
O volume de dados relaciona-se com a grande quantidade de informações coletadas de fontes diversas e utilizadas pelas empresas. Elas são provenientes das redes sociais, rastreamento de sites, transações, entre outros, e sua quantidade é relevante. Outro ponto é que muitos dados podem vir de dispositivos conectados à internet, o que também deve ser considerado.
O Big Data possibilita o processamento dessa quantidade de informações não estruturadas. Para algumas empresas, essa ação pode utilizar dezenas de terabytes de dados. Em outros casos, chega até a centenas de petabytes.
A velocidade é medida pela taxa de rapidez em que os dados são recebidos e tratados. No Big Data, o ideal é que esse processamento tenha uma velocidade contínua e alta. Assim, permite a análise rápida de dados recentes e até em tempo real, evitando informações defasadas. Isso influencia diretamente em resultados melhores.
Normalmente, transmite-se a velocidade mais alta dos dados diretamente para a memória do dispositivo. Afinal, gravá-las em discos leva um tempo e pode atrapalhar o processo. Dessa forma, há produtos que funcionam em tempo real para que a avaliação das informações seja veloz.
Big Data também pode ser um Any Data, ou seja, “qualquer dado”. Isso se deve a amplitude dos dados que os softwares podem captar e analisar. Essas informações tem a possibilidade de estarem estruturadas ou não em formatos diversos. Por isso, é importante que os sistemas estejam preparados para isso.
O aumento do Big Data permite a estruturação de novos tipos de dados. Afinal, informações não estruturadas ou semiestruturadas, como textos e vídeos, exigem um processamento prévio antes da análise. Isso não era possível nos bancos de dados relacionais, em que apenas os dados tradicionais eram adequados.
Os três Vs demonstram a abrangência do Big Data. Além disso, o crescimento do seu uso no mundo dos negócios comprova que utilizá-lo é o futuro e o caminho para se adequar a Era dos Dados.
Existem três tipos de dados que você pode usar no seu negócio: o social data, enterprise data e data of things. O primeiro aborda as informações derivadas das pessoas e que auxiliam na identificação dos seus interesses e comportamentos. O segundo é o gerado pelas organizações para mensurar a produtividade das equipes ou os resultados da empresa. Por fim, o terceiro reúne dados de dispositivos conectados à internet.
Assim, a aplicação do Big Data depende muito da necessidade do seu negócio. As possibilidades são inúmeras, por isso é importante conhecê-las e analisá-las antes de implementá-las.
Com ele, é possível desenvolver produtos e serviços por meio de modelos preditivos. Assim, seus atributos são classificados e personalizados para os clientes. Para isso, basta analisar os dados em mídias sociais e testes de mercado ainda no desenvolvimento, ou seja, antes mesmo do lançamento, para planejar cada etapa com base no público-alvo.
Dessa forma, analisar a experiência do cliente é mais simples. O Big Data permite a reunião e cruzamento dos dados citados acima e também os de visitas no site, registros de chamadas e citações em sites de busca. Isso permite que a interação e a proposta de valor da marca seja mais eficiente.
Também possibilita entender informações sobre orçamentos e custos para identificar quais os esforços mais lucrativos. No marketing digital, permite construir uma persona mais fiel ao público-alvo, visualizando as diferenças de comportamento dos consumidores de acordo com especificações de cada área.
O Big Data identifica tendências e padrões. Ele atribui inteligência aos processos, permitindo que a empresa compreenda o seu passado e monitore os dados do presente. Assim, pode antecipar o futuro e se preparar com excelência.
Dessa forma, os gestores podem acompanhar o que está em alta para organizar a estratégia do seu negócio. As decisões são mais seguras por estarem baseadas em dados. O resultado é uma margem de acertos maior.
Entretanto, tudo isso só pode ser feito com um software de qualidade. A Rizer permite o controle de todos os dados importantes para o seu negócio, como o cadastro de clientes, fornecedores e vendedores. Também possibilita o acompanhamento de pedidos, materiais, orçamentos e financeiro.
Além disso, o gestor pode configurar seu sistema para que ele execute tarefas de forma automatizada, criando relatórios e indicadores, construindo dashboard com gráficos personalizados e muito mais. Maximize seus resultados e minimize as perdas tendo controle de todos os dados.
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