Pesquisar no blog
  • Publicado em 16/12/2022

Benefícios do trabalho remoto para colaboradores e para a empresa

Com a pandemia, a possibilidade de trabalhar em casa ganhou destaque. Porém, mesmo depois desse período, o “novo normal” do mercado se tornou realmente normal. Cada vez mais empresas e colaboradores optam pelo chamado home office. Conheça os benefícios do trabalho remoto para ambos!


O trabalho remoto é realizado à distância. Ou seja, qualquer serviço feito fora do espaço físico da empresa se enquadra nesse tipo de trabalho. Essa modalidade está cada vez mais ampla, tanto em empresas quanto em setores, abrangendo diversos colaboradores. 

Afinal, a tecnologia, comunicação, vendas e outras áreas conseguem se organizar à distância. E as equipes remotas prezam por mais diversidade e qualidade de vida. Ao mesmo tempo, as empresas são beneficiadas financeiramente e em visibilidade no mercado.

Isso porque optar por essa nova forma de trabalhar demonstra que o seu negócio acompanha as tendências. Outro ponto é que deixa evidente a preocupação com os funcionários e com os resultados de maneira inovadora, visto que o formato tradicional de prestação de serviço não necessariamente é sinônimo de qualidade e entrega.

Dessa forma, é importante que a empresa analise o cenário para decidir se adota ou não o trabalho remoto. Para isso, analise a sua equipe e o serviço prestado. Também conheça os benefícios e como gerenciar o time.

Benefícios do trabalho remoto para os colaboradores

Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Antes, os profissionais precisavam se locomover até o trabalho. Além disso, tinham que ajustar sua rotina para poder ter lazer e praticar exercícios físicos, o que fazia com que, muitas vezes, isso fosse negligenciado.

As novas gerações de colaboradores buscam por um equilíbrio saudável entre o pessoal e profissional. E fazer isso se tornou fundamental para que eles se sintam mais felizes e produtivos no ambiente de trabalho. 

A economia de tempo no trajeto, poder cuidar mais de si e diversificar o local de trabalho gera qualidade de vida. Estudos apontam que os funcionários dessa modalidade se alimentam melhor, dormem mais e aumentam a prática de exercícios físicos. Ou seja, são mais saudáveis, menos estressados e com menor risco de ficarem doentes. Com certeza, esse é um dos benefícios do trabalho remoto mais citados por quem o vivencia.

Flexibilidade e liberdade 

Um dos benefícios do trabalho remoto está na possibilidade de ter um horário flexível para fazer seu serviço. O colaborador determina quantas horas por dia trabalha para realizar suas entregas de forma eficiente. Nesse meio tempo, eles podem realizar outras atividades que ajudam no foco e na diminuição do estresse. Com isso, o ritmo de cada um é respeitado, inclusive ao escolher qual momento do dia está mais focado e produtivo para trabalhar. 

Outro ponto é a liberdade de trabalhar de qualquer lugar, sem necessitar solicitar folgas ou realocar reuniões para fazer viagens, por exemplo. É possível trabalhar de qualquer lugar, sem atrapalhar a entrega ou a equipe por uma ausência. Assim, os colaboradores ficam mais tranquilos e felizes, resultando em uma boa relação com o emprego.

Autonomia

O trabalho tradicional faz com que os colaboradores sempre recorram aos superiores quando encontram um problema ou ajam apenas cumprindo regras pré-estabelecidas. No trabalho remoto, a história é diferente.

Entre os benefícios do trabalho remoto, a autonomia é um dos que mais traz vantagens para os próprios funcionários. Isso porque é comum que eles busquem por soluções quando o problema acontece. Assim, a pró-atividade e o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades é aflorado.

Também é nesse ambiente que o autoconhecimento é gerado. Afinal, não há um chefe ou a equipe te monitorando, então é necessário se conhecer para saber como se organizar e manter-se produtivo.

Benefícios do trabalho remoto para a empresa

Mais econômico

Um dos benefícios do trabalho remoto que acompanha o aumento da produtividade dos funcionários é a diminuição de custos. Não só pelo crescimento do número e da qualidade das entregas, mas também pela economia.

Com a adoção do trabalho à distância, gastos estruturais como energia elétrica e aluguel são eliminados. Ao mesmo tempo, investimentos em vale-transportes são desnecessários e passam a não serem mais ofertados.

Porém, vale ressaltar que o time precisa ter uma boa estrutura em casa. O ambiente precisa ser apropriado, com conforto e bons materiais para exercer suas funções. Esse investimento compensa diante das outras economias, além de aumentar a visibilidade da empresa e reter os funcionários. 

Captação e retenção de talentos

É comum que as empresas priorizem a contratação de colaboradores que moram na cidade ou até próximos à sede, para evitar atrasos ou economizar com o deslocamento. Porém, outro dos benefícios do trabalho remoto é que isso deixa de ser uma questão relevante.

Assim, aumenta a possibilidade de contratar talentos de qualquer lugar, o que influencia no crescimento da empresa. Outro ponto é que a mudança de um funcionário não precisa resultar no seu desligamento. Dessa forma, a equipe será formada por profissionais excelentes e diversos.

Aumenta a competitividade

Com a atração e retenção dos talentos, a empresa se torna mais competitiva, um benefício do trabalho remoto. Afinal, times repletos de bons profissionais, com mais foco e produtividade, entregam mais resultados. Ao ter mais liberdade, flexibilidade e qualidade de vida, as entregas têm mais qualidade. Dessa forma, os produtos e serviços estarão excelentes e alinhados às necessidades dos clientes.

Como gerenciar a equipe

O bom gerenciamento da equipe que está à distância é essencial para que todos vivenciem os benefícios do trabalho remoto. Para isso, é necessário que haja um treinamento dos gestores, especializando-os nesse novo formato de trabalho.

Também seja aberto com os colaboradores. Apresente as expectativas e os motivos de optar por essa modalidade de serviço. Ressalte a cultura da empresa e as vantagens de estar à distância.

Por fim, escolha bons sistemas de gerenciamento. A Rizer possibilita a personalização do software de acordo com a equipe e com o serviço ofertado. É o sistema ideal para que o seu time mantenha a produtividade e as entregas sem deixar os gestores desinformados. Teste grátis aqui.

Artigos Relacionados