Pesquisar no blog
  • Publicado em 19/02/2022

As 5 linguagens de programação mais usadas no mundo em 2021

E se te contássemos que a língua mais falada no mundo não é mais o inglês, você acreditaria? Conheça as cinco principais linguagens de programação mais utilizadas no mundo. Boa leitura!


2021, o ano da programação

E no tapete vermelho do Oscar das áreas profissionais mais requisitadas em 2021, médicos, enfermeiros, profissionais de Marketing Digital e Programadores figuram no top 4 das principais, no mundo.

A programação em suas múltiplas facetas, de desenvolvimento à inteligência artificial lidera o ranking no quesito de novos adeptos, trazendo à margem profissionais de diversas áreas com um mesmo interesse: solucionar problemas através da tecnologia.

Dentre as linguagens mais utilizadas e requisitadas em nosso planeta este ano, nem inglês, nem espanhol e tampouco português figuram entre as principais. O planeta Terra, enfim, curva-se ao poder da codificação, e as línguas mais aprendidas e aplicadas nos últimos 365 referem-se à linguagem de programação.

As cinco principais linguagens de programação em 2021

Abaixo elencamos em ordem decrescente as cinco linguagens de programação mais utilizadas no ano de 2021. São estas:

#5 linguagem de programação mais usada: Go

A linguagem de Programação Go é relativamente nova (criada em 2009), contudo tão potente e de fácil aprendizado, que em 2021 foi a quinta mais usada no planeta, para fins computacionais.

Seu grande diferencial está na combinação dos melhores aspectos funcionais de programação (de forma simples e fácil), a facilidade de aprendizado e a aplicação desta linguagem que, dentre outras funções, destaca-se por ser orientada a objetos e ter foco em desenvolvimento web e criação de APIs

#4 linguagem de programação mais usada: JavaScript

A linguagem de programação JavaScript não é só uma das linguagens mais utilizadas em 2021, é também considerada uma das mais importantes do mundo há mais de dez anos.

Criada em 2015, a JavaScript tem foco em desenvolvimento web e, embora seu aprendizado não seja tão amigável como o da linguagem Go, sua interface tecnológica de construção em servidores a cada dia mais atrai a atenção de aspirantes à programação.

As novidades acerca da evolução da linguagem de programação JavaScript podem ser acompanhadas em seu site oficial: http://www.ecmascript.org/

#3 linguagem de programação mais usada: C++ e C

Embora a similaridade entre os nomes possa confundir, as linguagens de programação C++ e C possuem características e finalidades diferentes. Enquanto a linguagem C é orientada a procedimentos, a linguagem de Programação C++ é orientada a objetos.

Criadas em 1972 e 1985, respectivamente, C e C++ são, ainda hoje, matérias bases em graduações inerentes à tecnologia, por tamanha importância. Dentre os seus diferenciais, a linguagem de programação C++ é uma das poucas que pode ser utilizada sem a necessidade de um sistema operacional no dispositivo.

As novidades acerca da evolução da linguagem de programação C e C++ podem ser acompanhadas em sites de  referência como: https://devdocs.io/c/ e http://www.cplusplus.com/reference/.

#2 linguagem de programação mais usada: Java

E eis aqui um imperador absoluto que, desde a sua criação (1995) figura na preferência do meio corporativo. A robustez e a independência empregadas a esta linguagem de programação tornam Java  mais que uma geradora de comandos orientados à objetos – Java é considerado aprendizado mínimo necessário para todo e qualquer programador.

Como diferencial, vale ressaltar que as aplicações desenvolvidas em Java têm capacidade de rodar em qualquer plataforma (sendo necessário apenas que o sistema possua uma JVMMáquina Virtual Java – instalado).

As novidades acerca da evolução da linguagem de programação Java podem ser acompanhadas em seu site oficial: https://java.com

#1 linguagem de programação mais usada: Python

E quem diria que o menino ousado Python lideraria o ranking entre as linguagens de programação mais utilizadas em 2021!

A Python foi criada em 1991 sob a classificação de linguagem de Programação open source, o que tornou a sua comunidade extremamente ativa e numerosa. 

A velocidade da evolução do código somado ao boom das áreas de Business Intelligence, Business Analytics e Desenvolvimento de Apps mobile, abriram alas para uma massiva preferência para a utilização desta linguagem, em boa parte dos desenvolvimentos cotidianos.

O aprendizado da Linguagem Python é um dos mais tranquilos e, por isso, a alta demanda pela aquisição deste conhecimento levou a matéria a top ranking de cursos online oferecidos pela Coursera, por exemplo.

As novidades acerca da evolução da linguagem de programação Python podem ser acompanhadas em seu site oficial: https://python.org

Como criar um sistema de gestão integrado sem ser um expert em programação?

Nós da Rizer acreditamos que a Tecnologia e a Inteligência Artificial devem operar como parceiras de todo o empreendedor. E ser parceiro é: ajudar com o que o outro lado nem sempre domina, oferecer preços justos, viabilizar o crescimento e, principalmente, não oferecer menos do que os softwares de gestão que custam milhares de dólares oferecem.

Por isso na nossa plataforma você pode criar um projeto completo e 100% do seu jeito, mesmo sem nunca ter construído um. Caso prefira, nosso time também poderá desenvolver a aplicação ideal para você ou para a sua empresa. Clique no link a seguir e agende uma consultoria gratuita com os nossos especialistas!

Bons estudos por aí e conte com a gente 🙂

Artigos Relacionados