Pesquisar no blog
  • Publicado em 09/01/2023

4 dicas de segurança para a vida digital

Com a popularização do acesso à internet, as ameaças cibernéticas cresceram. Com o tempo, elas se tornaram ainda mais sofisticadas e exigiram o aumento dos cuidados. Por isso, separamos dicas de segurança para a vida digital.


A internet se tornou um segundo tipo de mundo a ser vivido. Com ela, as pessoas fazem compras, transações financeiras, se comunicam com outras pessoas e até trabalham. Porém, essa praticidade envolve alguns perigos que precisam de atenção.

Assim como promove-se a segurança no mundo cotidiano, a vida digital também precisa de proteção. Esses cuidados se referem principalmente à segurança e proteção das informações que os usuários fornecem. E ela envolve tanto os próprios clientes quanto as empresas que armazenam esses dados. 

Embora a internet tenha uma ampla possibilidade de acesso à informação, ela também expõe as preferências, comportamentos e os padrões dos usuários. Isso porque a internet facilita que esses dados sejam obtidos. Dessa forma, pessoas podem aproveitar dessas brechas de segurança para adquirir elementos relevantes para golpes.

Existem diversas maneiras de fazer isso. As principais delas são a interceptação de aplicativos, o furto de perfis e golpes financeiros por links ilícitos enviados aos usuários. Mas você sabe como se proteger diante de tudo isso? Veja algumas dicas.

Dicas de segurança para a vida digital

Existem diversas formas de evitar problemas na internet. Entre todas essas dicas de segurança para a vida digital, separamos algumas que você pode aplicar tanto na área pessoal quanto profissional.

Evite ferramentas públicas

A exposição na internet vai além do uso inadequado das redes sociais. Algumas ferramentas públicas podem afetar a privacidade do usuário quando utilizadas de maneira errada. Por esse motivo, selecionamos essa como a primeira dica de segurança para a vida digital.

Aplicativos como o Google Drive e o DropBox, por exemplo, asseguram a proteção de alguns documentos. Porém, recomenda-se evitá-los para anotar senhas, informações de acesso, armazenar imagens pessoais ou documentos com dados importantes. 

Outro ponto são as permissões solicitadas por aplicativos e serviços gratuitos.Comumente, esses dados fornecidos são usados para analisar os hábitos e comportamentos dos usuários. Na maioria das vezes, isso é utilizado para fins publicitários, mas também podem ser um canal para identificação de alvos de golpes.

Isso porque, ao mesmo tempo que há pessoas trabalhando nos sistemas de segurança, há aqueles que buscam derrubá-los. Assim, é essencial manter os softwares dos seus dispositivos atualizados.

Busque antivírus de qualidade

Outra importante dica para a vida digital é o uso de antivírus. Ele é o responsável por garantir a proteção caso algum malware tente atacar o seu dispositivo. Também é ele que avisa caso haja uma tentativa de invasão ao seu sistema. 

Porém, para garantir que você esteja ainda mais seguro, é necessário um cuidado extra. Só instale em seus dispositivos aplicativos e softwares confiáveis e não confie em links suspeitos. Esse último, conhecido como phishing, é uma técnica utilizada por cibercriminosos para invadir sistemas e acessar dados dos usuários.

Portanto, tome cuidado com softwares suspeitos ou falsos. Também fique atento à links com ofertas absurdas e ignore-os sempre que possível. Afinal, não basta ter um bom antivírus se você abre as portas para os ataques. 

Dessa forma, faça uma pesquisa e veja qual antivírus combina mais com seu perfil e suas necessidades. Instale-o seguindo as recomendações e esteja atento.

Senhas fortes

Uma das dicas de segurança para a vida digital mais abordadas se relaciona com as senhas utilizadas. Esse conjunto de números, letras e caracteres especiais possibilitam o acesso a quase todos os sites, informações e assinaturas que você visualiza em seus dispositivos. 

Para manter-se seguro, uma senha forte e que mescle todos os elementos citados é o caminho. Busque fugir de informações óbvias, como datas de aniversário, e de sequências simples, como 123456 ou ABCDEF. O ideal é usar a criatividade e formar uma senha de, pelo menos, 16 caracteres. Outro ponto importante é fazer uma senha para cada site.

Além disso, utilize a autenticação em dois fatores. Com isso, a cada acesso, você terá que confirmar por e-mail ou SMS que realmente é você que está tentando entrar naquele sistema. Por mais trabalhoso que pareça, essas ações garantem muito mais segurança a você, seus dados e seus dispositivos.

Cuidado com as redes de Wi-Fi públicas

A quarta dica de segurança para a vida digital se relaciona com as redes Wi-Fi abertas. Elas podem parecer uma salvação quando você não consegue acessar uma informação importante, porém, esse tipo de rede não criptografa o tráfego na internet. Ou seja, qualquer pessoa que estiver conectada pode acessar o que você está fazendo no seu dispositivo. Dessa forma, por meio da rede gratuita, criminosos podem roubar seus dados ou coletar informações importantes. 

Por isso, evite usar as conexões públicas e busque por locais que você realmente confia. Caso não haja outra alternativa, não compartilhe senhas e outros dados importantes enquanto as utiliza. Para reforçar sua segurança, sempre use Virtual Private Network (VPN) para criptografar e proteger seus dados de possíveis invasores. Outra possibilidade é certificar que o ambiente digital está protegido. Isso pode ser feito observando se há um ícone de cadeado na barra de navegação.


Cibersegurança

Essas dicas de segurança para a vida digital são algumas das que você pode aplicar agora mesmo. Porém, é importante aprender mais sobre cibersegurança e como navegar no mundo virtual sem grandes problemas.

A conscientização e o treinamento sobre o assunto tem o papel de apresentar as ameaças cibernéticas e seus riscos, além de ensinar como se proteger no mundo digital. Com isso, os colaboradores podem aplicar os novos conhecimentos tanto na vida pessoal quanto na profissional, protegendo os sistemas da empresa e seus próprios dados.

O Conformity.PRO é uma plataforma de ensino que utiliza microlearning e gamificação para transmitir o conhecimento. De maneira fácil e divertida, você pode criar campanhas de conscientização sobre cibersegurança que engajem aos colaboradores. Além disso, eles se desenvolvem e aprendem mais.

Os conteúdos especializados fornecem um aprendizado contínuo e que pode ser acessado em qualquer dispositivo. Solicite sua demonstração aqui.

Artigos Relacionados