Empreendedorismo

Seu pós-venda é eficaz?

Primeiro de tudo: você sabe o que é um pós-venda? Pós-venda são as ações que as empresas tomam logo após realizar uma venda ou prestação de serviço, a fim de garantir a satisfação do cliente, buscando proximidade e fidelização. É uma prática que costuma dar bons resultados, já que o bom atendimento é um fator decisivo para o cliente na hora de fazer uma nova compra. Não se esqueça: o pós-venda é uma oportunidade.

Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente nos trouxe até aqui: como fazer um pós-venda eficaz? 

  • Mantenha contato – Tenha um bom relacionamento com o seu cliente. É importante que você saiba se a compra atendeu às expectativas e a pesquisa de satisfação é o lugar onde seu cliente terá voz para falar o que achou. E não se desespere com as reclamações, porque elas são muito boas para que você saiba onde precisa melhorar. As pesquisas podem ser feitas pelo telefone ou, o que é mais fácil, enviando um questionário simples por e-mail. Ações de relacionamento com ofertas exclusivas em datas especiais (aniversário, natal, dia das mães, etc) também podem ser muito interessantes. 
  • Canais de atendimento – Mantendo o assunto sobre contato com o cliente, tenha canais de atendimento que realmente funcionam. Nada é mais frustrante do que tentar resolver um problema e não conseguir atendimento adequado. Esteja disponível e mostre ao cliente que você se importa e quer ajudá-lo da melhor maneira possível.
  • Programas de fidelização e recompensa – Valorize o seu cliente já conquistado e faça com que ele queira e tenha motivos para comprar novamente com você. Planeje descontos ou faça parcerias com outras empresas, afinal, quem não gosta de ofertas especiais?

É sempre bom lembrar que é muito mais barato manter um cliente já conquistado do que conseguir um novo. Na Rizer nos importamos com o cliente e o acompanhamos desde as primeiras dúvidas enviadas no site. Mantemos sempre boas ações de marketing de relacionamento, com preocupações genuínas sobre a satisfação com o produto. Afinal, é lembrando das boas experiências que recomendamos uma loja (produto, serviço, etc) para outras pessoas.

Tenha em mente que o pós-venda também é parte importante do processo de venda. Conheça seu cliente e tenha uma gestão de relacionamento de excelência para se manter à frente dos concorrentes.

Até a próxima e bons negócios!

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