Planejamento Estratégico em 4 passos simples

Entenda o que é o Planejamento Estratégico e como fazer o seu.

Segundo Philip Kotler, planejamento estratégico “é uma metodologia capaz de estabelecer a direção a ser tomada pela empresa, com objetivo de integrá-la ao seu ambiente de atuação”.

O planejamento é um meio de orientar e reorientar os negócios de maneira que gere lucro e crescimento para a empresa de maneira satisfatória, dentro de um determinado prazo. O planejamento estratégico não é apenas uma maneira de afirmar as intenções da empresa, mas sim um plano de ações para que as metas se tornem realidade.

Independente do tamanho da empresa, não ter um plano traçado para os próximos passos e objetivos pode acabar te dando menos vantagens competitivas dentro do seu ramo de atuação. Sendo assim, foque as ações na geração de resultados a longo prazo e no crescimento do negócio.

Lembre-se sempre das questões mais importantes que devem ser respondidas ao fazer o seu planejamento estratégico: 

“Onde estamos?”

“Para onde queremos ir?” 

“Como chegaremos lá?”

Como fazer um planejamento estratégico?

Tendo uma visão clara sobre a empresa e colocando no papel o que deseja alcançar a longo prazo, é possível traçar metas mais assertivas. Também conseguirá antecipar os riscos que eventualmente aparecerão.

A decisão de ter um plano estratégico deve ser compartilhado com toda a equipe, pois é com ela que os planos serão colocados em ação e vai depender do trabalho em conjunto para que as metas sejam alcançadas.

Sempre lembrando que esse planejamento não é algo que deve ficar “engessado” e ele não só pode, como deve ser revisto de tempos em tempos para que se adeque sempre que necessário.

Então, sabendo das principais perguntas que precisarão ser respondidas, listamos aqui os passos para fazer um planejamento estratégico eficaz para os seus negócios:

1º passo – Saiba onde você está – saiba tudo sobre a sua empresa. Quem são seus concorrentes, como eles estão no mercado, quais são os seus pontos fortes, quais os problemas a serem resolvidos, recursos disponíveis, etc. Saber qual o atual momento em que a empresa se encontra é importante para ter uma visão do crescimento desejado. 

2º passo – Tenha uma estratégia – é nesse momento que você identifica qual o diferencial do seu negócio. Por que ele é melhor do que o concorrente? Quais os benefícios para o consumidor? Defina a sua vantagem competitiva e mostre ao cliente qual o motivo que ele tem para escolher a sua empresa.

3º passo – Faça seu plano de execução – Liste tudo o que será preciso fazer para alcançar o objetivo pretendido. O objetivo em si, as metas, indicadores e ações. Se o seu time ainda não estava sabendo sobre o planejamento estratégico, nesse passo é o momento de informar a todos, isso porque é importante alinhar com a equipe quais são os resultados esperados e qual o papel de cada um para alcançar isso.

4º passo – Acompanhe o envolvimento das pessoas – Todos são parte importante para que os objetivos sejam alcançados, então tenha certeza de que está fazendo o engajamento necessário. Deixe sempre claro quais os objetivos e tenha bons canais de comunicação com toda a equipe.

O planejamento estratégico é feito pensando no futuro da empresa e somente com ele você será capaz de se preparar para tomar as ações necessárias para alcançar os objetivos definidos. Seguir o planejamento é importante, como falamos no artigo sobre O que nunca te contaram sobre a morte das empresas no primeiro ano de existência. Com um planejamento alinhado à visão da empresa e com a colaboração de todos da equipe, são grandes as chances de conseguir bons resultados.

É isso, empreendedores!
Até a próxima e bons negócios!

 

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