Manual do Empreendedor

Publicado por Rizer em

Homem com características de empreendedor crescendo

Tudo o que você precisa saber antes de começar seu novo negócio

Há quem diga que empreendedor é quem começa algo novo, aquele que enxergou uma oportunidade no mercado e resolveu agir para tirar um sonho do papel. Sendo assim, um empreendedor é alguém que coloca em prática as suas ideias e transforma um problema em oportunidade.

Um levantamento feito pelo SEBRAE em 2018, mostra que 61,8% dos empreendedores abriram novos negócios porque viram uma oportunidade, enquanto  menos de 40% foram motivados pela necessidade de empreender. A mesma pesquisa também mostra um aumento no número de jovens empreendedores, entre 18 e 24 anos. Isso porque além desse grupo estar mais interessado em criar soluções para ajudar a sociedade, eles também são mais corajosos e autoconfiantes.

Acredite, não ter o perfil certo pode acabar levando ao fracasso da sua empresa, como explicamos no artigo O que nunca te contaram sobre a morte das empresas no primeiro ano de existência. Ter perfil empreendedor fará toda a diferença na gestão do seu novo negócio, afinal, não basta ter uma ideia incrível, é preciso saber como colocá-la e mantê-la em prática.

Características do empreendedor

Ninguém nasce empreendedor, mas todo mundo adquire características ao longo do anos que influenciarão no nível de empreendedorismo de cada um. As competências mais comuns são:

  • Persistência – desistir está fora dos planos. Um bom empreendedor deve insistir no que acredita e manter-se entusiasmado para continuar, mesmo quando surgirem obstáculos no planejamento;
  • Autoconfiança – não adianta ser persistente se não confiar nas decisões que tomar. Acredite em si e confie nos seus próprios talentos. As pessoas autoconfiantes são as que tem mais coragem para arriscar em novas ideias;
  • Coragem apesar de entenderem os riscos e serem cautelosos, um empreendedor corajoso faz de tudo para ter sucesso com a sua empresa. Não costumam temer fracasso ou rejeição;
  • Otimismo – sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo, mas consegue enxergar que não é apenas com sonho que vai alcançar o sucesso, e sim com muito trabalho;

  • Liderança – não basta ser bom tecnicamente, precisa entender de gestão e saber liderar. Montar um time de sucesso é uma tarefa difícil e nem todos estão preparados para fazer isso.

Desenvolvimento da competência empreendedora

Ter vontade e capital disponível geralmente não é o suficiente para abrir e manter um negócio. Tampouco ter uma ideia promissora vai ajudar se não houver preparação para resolver os problemas eventualmente que aparecerão.

Todos nós possuimos características naturais que nos ajudam, mas nem sempre são as que precisamos para dar conta de um negócio.

Se você não tem as características citadas anteriormente, mas quer abrir a sua empresa, não se preocupe, pois nem tudo está perdido!  As competências podem ser aprendidas ou trabalhadas no dia a dia:

  • Invista em cursos sobre o assunto. Pode ser faculdade, pós-graduação, curso de férias, etc;
  • Trabalhe sua autoconfiança para enfrentar situações que te deixam desconfortável;
  • Planeje pequenos projetos: uma viagem de final de semana, poupança para realizar algum plano, divisão de despesas de uma festa, etc.;
  • Saia da zona de conforto! Procure novos desafios, faça trabalhos que nunca fez, seja um voluntário;
  • Liste seus objetivos e trace metas para alcançá-los;
  • Seja um empreendedor no seu dia a dia no trabalho ou em casa. Nem todo empreendedor precisa ter um negócio efetivamente.

Como bem sabemos, não existe uma fórmula mágica para resolver os problemas ou nos tornar empreendedores de sucesso, mas existem passos bem definidos que podem ser feitos (e refeitos!) para ajudar a planejar melhor onde se quer chegar e o que é preciso para conseguir isso.

No nosso instagram também tem uma postagem sobre esse assunto, contando quais são as 5 Características do empreendedor de sucesso.

Até a próxima e bons negócios!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *