Personas que serão usadas para criar conteúdo

Persona: o que você deveria saber sobre ela

Tendo seu conceito criado pelo designer e programador Alan Cooper, a persona inicialmente foi criada para que ele entedesse melhor como era o trabalho da pessoa que usaria o sistema de gerenciamento que ele estava desenvolvendo. A partir de constantes conversas, ele entendeu que tendo uma pessoa em mente, que tivesse necessidades reais, ficava mais fácil resolver as questões de design e interação do seu sistema. Foi a partir daí que o conceito foi formalizado e ele passou a usar a persona como um método do processo de design.

Ao longo dos anos o conceito deixou de ser utilizado apenas pelos designers de interação, passando a ser utilizado também pelo marketing, sendo hoje uma das principais ferramentas para o planejamento de conteúdo.

O que é Persona?

No Marketing Digital, persona é um termo utilizado para definir o cliente ideal dentro do público alvo da empresa e, a partir daí, definir qual será a estratégia para chegar até ele visando seus hábitos, interesses, gênero, etc.

Persona (ou buyer persona) é uma ferramenta de seguimentação de mercado, sendo a base do Marketing Digital. Ela ajuda as empresas a entenderem quem elas querem alcançar, como produzir seus conteúdos, qual a melhor linguagem, quais meios de comunicação utilizar, entre outras coisas.

Ao criar a sua persona e criar conteúdo específico para ela, vai notar que está se conectando melhor com os seus clientes.

E qual a diferença entre persona e público alvo? O público alvo é uma definição de público com características em comum, como por exemplo “Médicos da área de cardiologia, entre 30 e 40 anos que atendem no hospital Sírio Libanês”. Já a persona é uma identidade bem defenida com a qual sua marca quer se conectar e não apenas alcançar.

Para que serve?

Como vimos antes, ter uma persona vai ajudar a sua marca a se conectar com a sua audiência, a partir de uma visão mais clara sobre os clientes, fazendo com que o marketing desenvolva conteúdo relevante e objetivo.

Logo, ter uma persona vai ajudar o marketing a:

  • saber mais sobre o público e assim ter um direcionamento;
  • determinar o tom e a linguagem do conteúdo;
  • saber quais os melhores canais de comunição para anunciar;
  • otimizar a experiência do cliente em seu site.

Como criar uma persona?

Já sabendo o que são personas e qual a importância delas, chegou o momento de criar a sua persona. Não pense que basta imaginar uma pessoa e sair escrevendo sobre ela, é necessário fazer um trabalho de pesquisa com base em dados sólidos. Geralmente esses dados são tirados de pessoas que já compraram os seus produtos ou já interagiram com a sua empresa.

Esses dados são facilmente encontrados no Google Analytics, caso queira dados mais quantitativos. Mas se a sua inteção for mais qualitativa, é interessante que seja feita alguma entrevista com seus consumidores e não precisa ser com milhares deles. Geralmente a partir de 10 pessoas as respostas já começam a se repetir.

Dados que você precisa saber na sua entrevista:

  • Idade
  • Gênero
  • Cidade
  • Escolaridade
  • Sobre seu emprego
  • Maiores dificuldades no dia a dia
  • Rotina
  • Objetivos e como atingí-los
  • Como se mantém informado
  • O que mais gosta de acompanhar
  • Que marcas costuma usar
  • Como faz pesquisa sobre as marcas
  • Por qual meio prefere interagir com a marca preferida

Não se esqueça de que toda a sua equipe deve estar ciente sobre a criação da persona, tanto para dar insights sobre ela, quanto para saber como interagir com os clientes.

Você pode criar mais de uma persona, mas cuidado para não exagerar e acabar perdendo o foco das estratégias.

Exemplo de persona

Rogério tem 32 anos, possui formação superior em cardiologia e atualmente está se especializando em cirurgia cardiovascular. Trabalha como chefe da emergência clínica infantil no Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Seu trabalho acaba consumindo muito do seu tempo, já que trabalha em plantões de 24 horas e descansos de apenas 12 horas. Sua renda mensal é de R$ 15.000, que usa para dividir as contas da casa com a esposa. Tem feitos planos para ser pai no próximo ano e por isso tem consumido muito conteúdo sobre paternidade e bebês. Gosta de fazer esse tipo de pesquisa pelo instagram e em blogs com conteúdo específico. Nas horas de lazer gosta de praticar esportes ou ler livros sobre ficção científica.

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