empreendedor trabalhando
Empreendedorismo

O que é empreendedorismo?

De acordo com o Wikipedia: “Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.”

Algumas pessoas já possuem essa pré disposição empreendedora, mas é sempre bom lembrar que essa habilidade pode ser desenvolvida, como vimos no artigo Manual do Empreendedor. E não necessariamente ela está relacionada aos negócios, as vezes você tem características empreendedoras para a sua vida pessoal, por exemplo.

Tipos de empreendedores

Já que começamos a falar sobre esse assunto, então vamos aproveitar para saber quais são os principais tipos de empreendedores:

Autônomo / Individual – é o empreendedor mais conhecido e mesmo assim muitos deles não se consideram empreendedores. Isso porque na maioria dos casos ele não está buscando expansão dos negócios e sim uma maneira de ter estabilidade financeira.

Malabarista – muito parecido com o autônomo, porém nesse caso ele tenta se virar como dá. Está sempre envolvido em muitos projetos ao mesmo tempo e sua motivação é a qualidade de entrega no serviço/produto.

Social – quer implementar mudanças na sociedade. Tenta promover qualidade de vida a população com acesso a cultura e melhorias ambientais, a partir de uma ideia inovadora.

Realizador – são os que abrem seu próprio negócio depois de se formar em alguma área. Buscam crescimento com cautela, mas sempre visando o sucesso.

Qual a importância do empreendedorismo?

O empreendedorismo é responsável pelas inovações encontradas no mercado. É graças a ele que novas soluções são frequentemente desenvolvidas, substituindo práticas que não funcionam mais ou que não estão mais adequadas ao que precisamos hoje. E é essa demanada por opções mais adequadas que fazem o empreendedorismo se manter e vice-versa.

O empreendedorismo oferece benefícios para vários setores da economia e da sociedade. Sendo eles:

  • Promoção da auto realização;
  • Estimulação do desenvolvimento social ou econômico;
  • Solução de problemas de maneira eficiente;
  • Ampliação da base tecnológica;

Existe um momento certo para começar a empreender?

Não há um momento certo, mas se empreender é algo que te motiva, então evite desculpas que só te atrasam e comece o quanto antes. Não importa a sua idade, o que importa mesmo é a sua vontade de adquirir novas habilidades e conhecimento e colocar em prática o seu plano. Você nunca vai saber se terá sucesso sem nem ao menos tentar.

Leave a Reply