Sistema de gestão online

O que é e como funciona um Sistema de Gestão em nuvem?

Sistemas de Gestão online – a inteligência a favor da sua empresa

 

Sistema de Gestão em nuvem, um bicho que não tem 7 cabeças

Tem gente que até se assusta quando lê termos como SaaS (do inglês “Software como Serviço”) em seus feeds 😰. Mas nós, os Rizers defensores  da espécie Sistema de Gestão em nuvem, viemos aqui para te provar que a tecnologia pode ser bem mais simples do que fazer uma lasanha de microondas e acabar com este trauma moderno – e é verdade esse bilhete!

Ter um sistema de gestão integrado e personalizado para a sua empresa já é uma realidade possível até mesmo para aqueles que estão começando agora e não entende “neca de catibiriba” de serviços em nuvem ☁️. E isso tudo se deve aos esforços de empresas, como a Rizer, que sabem da importância deste tipo de solução para o mercado empresarial mundial e que compreendem a importância de tornar tais tecnologias mais práticas e amigáveis para o usuário final.

Leia este artigo na íntegra e entenderá que você mesmo pode criar o seu próprio sistema de gestão personalizado, ainda que a sua formação seja em contabilidade 🙌🏼.

 

O que é um Sistema de Gestão Integrado?

Sistemas de gestão integrado são softwares desenvolvidos para gerir dados, tarefas e desempenho de todos os departamentos de uma empresa, reunindo-os em uma mesma plataforma de acesso, em módulos distintos.

Toda a rotina, controles, processos e documentos de uma empresa que possui um sistema de gestão integrado, devem estar registrados no sistema – e assim sendo, tais dados operam sob regras de computação orquestradas por algoritmos de Machine Learning (aprendizado da máquina) com o foco de oferecer resultados didáticos para a tomada de decisão, a cada consulta realizada.

No mundo corporativo ideal, a rotina de operação dos sistemas de gestão é realizada por usuários diversos:

  • Imputadores – que registram e atualizam as informações na plataforma;
  • Programadores – aqueles que aperfeiçoam a plataforma para que a mesma se adeque às necessidades da empresa;
  • Gerenciadores de dados – especialistas em banco de dados, modelagem e arquitetura de Data Bases;
  • Profissionais de T.I – como se presume, os guardiões de todas as funções tecnológica e aspectos de governança, planejamento estratégico de T.I, de rede, além de suporte e infraestrutura;
  • Analistas – profissionais responsáveis pela interpretação estratégica dos dados coletados do sistema, sob a proposta de desenvolvimento de estudos, relatórios e dashboards inteligentes que suportem a tomada de decisão;
  • Líderes (gestores de forma geral) – que estabelecem e gerenciam, com base  na Governança de T.I, as atividades relativas à estratégia, imputação, gestão e extração dos dados do sistema, operadas pelas equipes (além de serem estes os pontos focais para a tomada de decisão).

 

Todo o escopo acima, se apresentado a uma organização de grande porte, ou médio porte em ascensão, faz sentido. Contudo, isso não significa que apenas os maiores (com grandes equipes e infraestrutura) podem ter acesso a esta ferramenta indispensável para o dia-a-dia corporativo.

Pensando nisso, empresas como a Rizer, desenvolvem há anos, sistemas de gestão web, os famosos cloud services, que são tão completos quanto os softwares instalados nos PCs. Contudo, os sistemas online são mais leves, apresentam uma relação custo x benefício altamente atraente, podem ser personalizados para cada situação e (no caso da plataforma Rizer) são projetados sob conceitos de usabilidade (UX).

 

Como funciona um sistema de gestão em nuvem?

A plataforma da Rizer, por exemplo, foi desenvolvida para que qualquer profissional, independente do background, possa criar o seu próprio sistema em ☁️.

Para que você comece a desenvolver um sistema do seu jeito, não é necessário instalar programas, dispor de espaços para armazenamento, infraestrutura de segurança ou possuir computadores poderosos que custam milhares de Reais e que suportam esta tecnologia. Um notebook e uma conexão de internet são suficientes para que você possa criar uma solução incrível.

Os serviços em nuvem são onipresentes (oh!), o que significa que: esteja o colaborador no seu escritório, em Dubai ou em qualquer outro canto desta bolinha azul 🌎, poderá acessar o sistema.

 

O que pode ser feito em um sistema de gestão web?

Os sistemas de gestão, de forma geral, oferecem muito mais que catálogos para registros de informações. As possibilidades de integrações com plataformas externas (como plataformas de marketing, sistemas financeiros e bancários, serviços logísticos, de call center, e por aí vai) tornam ampla a capacidade desta solução.

Ao optar pela aquisição de um sistema gerencial você poderá automatizar rotinas como:

  • Cadastro de clientes, de produtos, insumos, fornecedores, parceiros, mídias, colaboradores, lançamentos fiscais e financeiros, preços, tipos de frete, etc.;
  • Definição de diretrizes tais como prazos de entrega e devolução, cálculos automatizados de impostos e deduções tributárias, percentual de descontos possíveis para operação de vendas, horários de agendamento de consultas e aulas online, etc.;
  • Cruzamento de dados e rotinas departamentais que permitem à empresa uma visão 360 do seu negócio;
  • Gestão e acompanhamento de processos diversos, como por exemplo status de um pedido, controle de frotas, agendamento de serviços, evolução de pacientes, histórico de visitas dos vendedores, histórico de alunos matriculados, status de manutenção de equipamentos, etc.;
  • Gestão e acompanhamento de conteúdos relevantes como materiais de aulas, vídeos explicativos, catálogos de produtos, etc;
  • Gestão e acompanhamento de KPIs e métricas aplicáveis a todas as áreas do negócio;
  • Medições e criação de relatórios e dashboards inteligentes para auxiliarem na compilação dos dados e na tomada de decisão (geral, departamental ou momentânea).

 

O sistema de gestão pode também ser integrado ao seu site ou aplicativo, e operar como o gerenciador de toda a operação online (exemplo: o lead se cadastrou para receber a newsletter? O sistema já guarda o registro), assim como é também amplamente utilizado em ponto de vendas físicos (do controle do estoque à caixa registradora). 

E tudo isso de forma simples (como acessar o Facebook) somado ao plus de que a responsabilidade técnica de T.I, assim como os custos com segurança, armazenamento online e suporte no ao usuário do sistema em nuvem da Rizer já estão inclusos no valor dos planos mensais (que começam a partir de R$79,90). 

No futebol diríamos que trata-se do décimo segundo jogador 😉.

 

Diferenças entre Software de Gestão e  Sistema de Gestão Integrado em nuvem?

Primeiramente, gostaríamos de ressaltar aqui que os sistemas de gestão (sejam eles softwares ou sistemas online), são excelentes oportunidades de aquisição, e que as diferenças abaixo citadas apenas auxiliam na escolha pelo formato ideal, de acordo com momento e intuito da operação. São estas:

 

1. A principal diferença está na autonomia tecnológica, uma vez que os sistemas online não dependem da estrutura física para operarem. Contudo, há empresas que possuem alta infraestrutura, rede robusta e times de profissionais dedicados à tanto – e por isso podem optar por sistemas híbridos (parte software parte em nuvem);

2. O custo das licenças, entre ambas modalidades de sistema, também varia bastante – tendendo a ser mais em conta a aquisição de soluções online. Entretanto, há empresas que preferem as soluções offline, dado o planejamento de budget já estruturado para tanto.

3. O armazenamento é um dos principais custos de T.I, nos casos de softwares de gestão (que carecem de servidores, pontos dedicados de conexão e excelente memória computacional para registro das informações). Já as soluções online, em via de regra, já entregam toda esta estrutura, oferecendo planos de pagamentos que podem ser por período de uso (mensal, semestral, etc.) ou por limite de armazenamento (10Gb, 100Gb, 1Tb, etc.) – há ainda plataformas que disponibilizam upgrades de pacotes que permitem a integração de plugins específicos, acréscimo de usuários, construção de novos módulos, acréscimo de ferramentas, etc.

Os sistemas Rizer contam com a segurança, tecnologia e armazenamento Amazon

4. Aspectos relevantes como suporte e treinamentos são realidades para ambos modelos. Vale apenas dar aquela pesquisada, antes da aquisição, acerca da biblioteca online/plataformas de aprendizado contínuo que a empresa do sistema de gestão escolhido disponibiliza para seus clientes – o ideal é que o usuário sinta-se cada vez mais apto a resolver empecilhos do SaaS, sem a necessidade de abrir um ticket para atendimento por qualquer motivo.

5. Já a possibilidade de personalização (que inclui acesso ao código fonte para implementação de melhorias, por exemplo), nem sempre é realidade para ambas modalidades. Há plataformas como a Rizer que permitem 100% de personalização (da estruturação de módulos à código aberto) e outras que permitem personalizações pontuais – vale checar.

Em suma, um sistema de gestão viabiliza a aposentadoria das diversas planilhas salvas em pastas diversas na rede, assim como automatiza os processos internos e unifica toda a operação da sua empresa com foco em potencializar a gestão (e por consequência os resultados) – seja você um empreendedor iniciante ou uma multinacional de grande porte.

 

Construa você mesmo seu próprio Sistema de Gestão integrado

Nós da Rizer acreditamos que a Tecnologia e a Inteligência Artificial devem operar como parceiras de todo o empreendedor. E ser parceiro é: ajudar com o que o outro lado nem sempre domina, oferecer preços justos, viabilizar o crescimento e, principalmente, não oferecer menos do que os softwares de gestão que custam milhares de dólares oferecem.

Por isso na nossa plataforma você pode criar um projeto completo e 100% do seu jeito, mesmo sem nunca ter construído um. Caso prefira, nosso time também poderá desenvolver a aplicação ideal para você ou para a sua empresa. Clique no botão abaixo e comece a criar agora o seu sistema de gestão empresarial personalizadoa gente te dá 7 dias grátis para você testar 😉 

Bom trabalho por aí e conte com a gente!

 

Dê um Rizer!

 

Deixe um comentário