painel para metodologias ágeis
Empreendedorismo

Metodologias ágeis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

painel para metodologias ágeis

Foi pensando em facilitar e agilizar os processos para realização de projetos dentro das empresas que as metodologias ágeis foram criadas. Afinal, um dos maiores desafios na gestão de projetos é garantir a execução bem feita, entrega no prazo e alinhamento com as necessidades do cliente. Ter a equipe focada no que precisa ser feito e no resultado também pode ser um desafio encontrado pelos gestores.

E é exatamente por isso que as metodologias ágeis vem ganhando espaço nas empresas que querem ter um gerenciamento mais eficiente para as suas tarefas.

O Manifesto Ágil

Criado por 17 profissionais que se reuniram para debater sobre as novas maneiras de fazer gerenciamento de projetos de softwares, o Manifesto Ágil foi criado em 2001 para oficializar a existência das metodologias e estabelecer seu princípios.

São eles:

  • Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente e membros do projeto mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

O que são metodologias ágeis?

Inicialmente utilizadas pelo setor de tecnologia, foram adotadas por outros setores das empresas já que as metodologias existem para resolver problemas comuns nas empresas: longas etapas de produção sem data de entrega definida, falta de comunicação e clareza entre os times e desalinhamento entre equipe e cliente.

Ao contrário dos modelos tradicionais que possuem inicio e fim bem definidos, porém a execução pode se estender mais do que o desejado, as metodologias ágeis propõe ciclos curtos de desenvolvimento, com datas definidas para entrega e constante alinhamento das equipes. Assim as pessoas envolvidas no projeto ganham flexibilidade e facilidade para evitar que certos problemas afetem o resultado final. Também há constante interação entre a equipe e o cliente final, fazendo com que a empresa fique mais alinhada às demandas e consequentemente gere satisfação na entrega.

Vantagens da metodologia ágil

Tendo ciclos de entregas menores e frequentes, o cliente acaba vendo resultados mais rápidos, além de ter acesso ao projeto de forma dinâmica. Assim também é possível que o cliente dê feedback sobre o andamento do projeto e suas expectativas quanto a ele. Ao final do projeto, o produto entregue já chega sem falhas e com um resultado alinhado ao esperado pelo cliente.

Para a empresa, a vantagem é ter clientes satisfeitos com os produtos recebidos e redução de custos por não precisar refazer alguma etapa. Sem contar a interação da equipe e o contato direto com o cliente.

Principais métodos ágeis utilizados

Scrum – o método ágil mais popular, pois pode ser implementado em qualquer setor. No Scrum as atividades são colocadas em listas do que precisa ser desenvolvido e essas listas são divididas em ciclos de trabalho com prazos de entrega estipulados, chamados de Sprint. Ao final de cada ciclo, um novo Sprint é planejado até que todo o projeto tenha sido terminado.

Kanban – técnica que orienta a equipe por meio de um modelo de gestão visual, ou seja, as atividades são classificadas em estágios: para fazer, fazendo e finalizado. Assim é possível acompanhar em qual estágio se encontram os projetos.

FDD (Feature Driven Development) – tem como foco o desenvolvimento de funcionalidades e fazem controle de qualidade no decorrer do projeto, realizando testes para avaliar a qualidade do desenvolvimento.

XP (Extreme Programming) – orientado para agilidade da equipe e a qualidade do produto, baseando-se em 5 valores e comportamentos que devem ser colocados em prática: comunicação, feedback, coragem, respeito e simplicidade.

Nem sempre é fácil implementar uma nova metodologia na empresa, já que muitas pessoas já estão habituadas com as velhas rotinas rígidas e burocráticas e implementar novas metodologias exige uma mudança da cultura organizacional.

As metodologias ágeis funcionam para empresas que trabalham com alto nível de colaboração entre os membros da equipe e constante comunicação com o cliente final.

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