liderança demonstrada com barquinhos de papel
Empreendedorismo

Liderança: o que você precisa saber

Em qualquer lugar que se vá, há alguma figura que é tida como líder. O problema, principalmente no meio corporativo, é que muitas vezes algumas pessoas acham que sabem o que é liderar, mas não se comportam como um líder e isso atrapalha toda a gestão da equipe. Equipes que são mal gerenciadas, acabam ficando desmotivadas e produzindo menos do que seriam capazes de produzir se estivem engajados.

Nunca se esqueça que ser um chefe é diferente de ser um líder!

Mas afinal, o que é liderança?

Liderança é a habilidade para motivar e influenciar positivamente outros indivíduos em suas ações, decisões e comportamento. No meio corporativo, o líder é a pessoa que faz com que sua equipe trabalhe buscando o mesmo objetivo. Ele se destaca, mesmo que de maneira informal, no meio de um grupo e serve de exemplo e motivação para os demais.

Quando há uma boa liderança, as pessoas querem estar no seu local de trabalho para fazerem suas atividades da melhor maneira possível, porque são motivadas para darem o seu melhor e explorarem suas habilidades individuais. Todos buscam o crescimento pessoal e da empresa.

Existem vários tipos de liderança (nem sempre são boas) e é preciso ter autoconhecimento e autocrítica para saber seus pontos fortes e fracos, buscar melhorar e desempenhar uma boa liderança.

Tipos de liderança

Autocrática – começando pela pior de todas, o líder autocrático é o famoso “chefe”. Não inclui a sua equipe nas tomadas de decisão, impõe as regras e não permite que as pessoas tenham autonomia, fazendo apenas com que sigam ordens e trabalhem estritamente de acordo com o que ele acha que é o melhor a se fazer.

Democrática – é um líder acessível e trabalha bem perto de sua equipe, preocupado com a opinião de todos. Valoriza seus profissionais e acredita que todos podem colaborar para o crescimento da empresa. É um orientador e facilitador que foca no aumento da produtividade.

Liberal – o líder que nunca está presente. Sua equipe trabalha sozinha, tomando decisões e agindo sem precisar de validação de ninguém. O que muitas vezes acaba fazendo com que a equipe trabalhe de forma desordenada. A falta de orientação acaba impactando de forma negativa e prejudicando a empresa.

Carismática – geralmente os líderes carismáticos já nascem com essa habilidade e possuem facilidade para consquistar outras pessoas. São vistos como boa influência e seguido por outras pessoas sem precisar se esforçar ou explicar isso. Sua equipe costuma ser parceira e unida.

Situacional – flexível, varia suas formas de ação conforme a necessidade da empresa. Tem habilidade para lidar com situações diversas, de acordo com os acontecimentos. Respeita as capacidades de cada integrante da equipe e usa isso para o crescimento da empresa e alcance dos objetivos.

Desenvolvimento das habilidades de liderança

Conduzir pessoas e desenvolver suas competências exige controle emocional, autoconfiança, visão estratégica e planejamento, além de muitas outras habilidades.

Podem ser aprendidas em cursos específicos, através de leituras sobre o assunto, mas principalmente, precisa ser praticada todos os dias para alcançar a excelência no trabalho desempanhado sozinho e com sua equipe.

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