/blog


Pesquisar no blog
  • Publicado em 13/04/2022

RH Moderno: O que é e como aplicá-lo no dia-a-dia da sua empresa

A evolução da espécie humana tem sede por evolução de processos de Recursos Humanos. O antagonismo do termo RH Moderno acionou sua sirene de emergência em tempos de COVID-19, e se sua empresa não ouviu o sinal a notícia pode não ser tão positiva para vocês.


RH Moderno X RH operacional

O modelo de RH moderno, também conhecido como RH 4.0, possui características de atuação e gestão 100% voltadas para o capital humano da empresa, sob a intenção de prover análise individuais de competências, anseios e desempenho de cada stakeholder, com o objetivo de manter um alinhamento sadio e próspero para os objetivos da organização.

Ao contrário do modelo de RH operacional (tradicional), que foca em procedimentos e possui poucas ações voltadas ao desenvolvimento dos funcionários e proprietários/sócios, o RH Moderno entende a qualidade de vida do colaborador e a lucratividade da empresa como aliados fortíssimos.

Ao migrar o modelo de atuação da sua empresa para o de RH Moderno, a empresa torna-se capaz de criar estratégias de valor para disseminar a cultura do negócio, aprimorar o clima organizacional, engajar as equipes, potencializar a motivação e a produtividade, além de identificar oportunidades de melhorias com mais facilidade.

Ou seja, a metodologia de RH Moderno é embasada em pilares de atuação e deve contar com um time de recursos humanos, fatores tecnológicos e programas internos que apóiem tais finalidades.

Os 6 pilares do RH Moderno

Se a sua empresa está em fase de construção/transição do modelo operacional de recursos humanos para o modelo de RH Moderno, é necessário compreender os pilares estratégicos que dão sustentação a esta metodologia. São estes:

Planejamento estratégico para RH 4.0

Como base de qualquer operação de negócios, o desenvolvimento de um plano estratégico de atuação, dividido em etapas ou períodos de execução, é primordial.

Ao elaborar o planejamento estratégico de RH Moderno, é importante atrelar ações que respondam às seguintes necessidades:

  • Fluxograma, processos, procedimentos, metas e prazos, inerentes à todos os departamentos/funções
  • Alinhamento entre os objetivos empresariais e os objetivos de RH
  • Implementação do modelo de gestão de inovação
  •  Compreensão de análise do employer branding e clima organizacional
  • Desenvolvimento de plano de ação para execução do planejamento estratégico de RH

Reestruturação no plano de benefícios oferecidos aos colaboradores

A oferta de um pacote de benefícios atrativo é parte do aspecto motivacional que tende a demonstrar o zelo da instituição para com o colaborador. O reflexo do resultado pode ser observado nos níveis de produtividade, qualidade das entregas, redução das taxas de turnover e fidelização de talentos.

Empresas consideradas as queridinhas pelos profissionais possuem pacotes de benefícios que contemplam:

  • Vale-Refeição
  • Vale- Alimentação
  • Vale-Transporte
  • Convênio Médico
  • Convênio Odontológico
  • Vale-academia
  • Vale-Cultura
  • PLR
  • Cursos in company
  • Suporte aos estudos
  • Possibilidade de trabalho híbrido

Reformulação dos processos de recrutamento e seleção

O RH moderno trabalha em prol da redução de gastos oriundos do turnover de colaboradores. Por este motivo, os processos de seleção e programas de retenção são desenhados com foco em assertividade.

Neste sentido, a estruturação de processos seletivos que verdadeiramente busquem compreender o potencial do candidato, assim como o seu perfil pessoal de vida e objetivos, é fundamental. Apostas em testes técnicos de habilidades, conversas multiníveis e dinâmicas de compreensão comportamental e de objetivos, devem ser contínuas – isso mesmo, não somente para captação de talentos, como também para a manutenção de talentos (afinal todo dia acordamos um bocadinho diferente, não é)?

Cultura organizacional humanizada

 A nova consciência dos chamados “profissionais altamente capacitados”, já há algum tempo permite que o talento escolha a organização, e não o contrário. Os necessários debates acerca da melhoria oferta de qualidade de vida, pelos empregadores é, sem sombra de dúvidas, o principal pilar no ato da decisão do profissional pela empresa ideal.

Desta forma, e como tendência, reavaliar a cultura organizacional da empresa, embasando-se em políticas horizontais de hierarquia e responsabilidades, assim como promovendo a interação, o respeito à individualidade dos casos e a qualificação pessoal e profissional do principal ativo de qualquer organização (vulgo as pessoas) é um feliz acerto dado pelas maiores empresas do mundo. Espelhe-se!

Automação e otimização de gestão de RH Moderno

O uso da tecnologia a favor do RH de uma empresa é indispensável. Seja para otimizar os processos burocráticos, desenvolver aplicativos com foco nos colaboradores ou ampliar a capacidade de análise de perfil durante um processo de seleção, o uso de plataformas de gestão de recursos humanos com foco em RH 3.0 torna possível este contexto por completo.

Na nossa plataforma, por exemplo, você mesmo pode criar o seu próprio sistema de gestão de recursos humanos, de forma simples, prática e rápida, ainda que você não tenha conhecimento sobre o assunto. Os sistemas de gestão criados com a Rizer são completos, seguros (garantia Amazon AWS) e possuem planos acessíveis à partir de R$79,90 ao mês.

Você pode fazer um teste grátis clicando aqui, ou, se preferir, pode agendar uma consultoria gratuita com nosso time de especialistas e criamos o sistema de gestão de RH ideal para a sua empresa!


Gostou das dicas? Então é hora de absorver todo este conhecimento e colocá-lo em prática! Grandes empresas são constituídas de funcionários felizes, não importa se um ou um milhão deles – e o RH Moderno veio para ajudar nesta questão.

Bons incentivos por aí e conte com a gente 🙂

Artigos Relacionados