O acesso a alta tecnologia a preço, muitas vezes, justo, já é uma realidade na rotina de clínicas e consultórios. O uso de prontuário digital, é um dos exemplos mais usuais que agregam a força da inteligência artificial em prol do controle de quadros, evoluções e receituários aos pacientes.
Já existem no mercado inúmeros softwares e plataformas como a nossa da Rizer, que permitem o uso/criação de sistemas de gestão para clínicas e consultórios.
Um sistema de gestão para áreas da saúde nada mais é que uma solução tecnológica que permite que clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais concentrem as suas rotinas em ambiente digital, e usufruam de módulos que gerem automação e agreguem inteligência artificial aos processos internos.
Além de aspectos de armazenagem e consulta de dados, como no caso do prontuário digital, um sistema de gestão para clínicas e consultórios pode oferecer relatórios e dashboards gerenciais que permitem a análise real do todo.
Escrevemos um artigo completo sobre o que é e como funciona um sistema de gestão para clínicas e consultórios – e recomendamos a leitura!
Você mesmo pode criar o seu próprio sistema de gestão para o seu consultório, de forma simples, prática e sem a necessidade de conhecimento técnico sobre o assunto – faça um teste grátis da plataforma Rizer por 7 dias para entender 😉.
O prontuário digital (ou prontuário eletrônico) é a versão digital do prontuário do paciente em papel.
Além dos aspectos ecológicos e tecnológicos eminentes, a utilização de um prontuário digital no dia-a-dia de um consultório, atribui ganhos de tempo, consulta, armazenamento e gestão de informações à empresa.
Dentre as funções mais avançadas, está a possibilidade de atribuir os sintomas narrados pelo paciente a possíveis doenças, facilitando, dentre outras possibilidades, a análise de aumento ou diminuição de casos (como os de COVID-19, por exemplo).
Também conhecido como PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), o documento digital registra dados do paciente, assim como demais informações relevantes de cada atendimento, gerando assim registros e históricos consultáveis.
Na Resolução CFM nº 1.821/2007, o órgão aprovou a digitalização dos prontuários dos pacientes, que disciplina o uso de sistemas informatizados para armazenamento e manuseio.
Assim sendo, tanto os documentos em papel quanto os digitais devem conter informações básicas que incluem: dados de registro, histórico, consultas, exames e tratamentos prescritos ao paciente naquela unidade de saúde.
Além das funções básicas de registro e consulta acima mencionadas, o prontuário digital pode ser integrado a diversas plataformas, provendo dinamismo e conexão de informações em tempo real. Algumas destas possibilidades são:
Aqui na plataforma da Rizer você encontrará diversos depoimentos de médicos, técnicos e especialistas da área da saúde que já utilizam a nossa solução.
Diferentemente de algumas das opções de softwares para clínicas e consultórios disponíveis no mercado, na Rizer você pode personalizar o seu sistema de gestão ou aplicação online de prontuário digital, conforme a rotina do seu estabelecimento
Agende uma consultoria gratuita com nossos especialistas e entenda como a Rizer pode ajudar o seu consultório, sem precisar investir muito 😉.