Pesquisar no blog
  • Publicado em 19/02/2022

O que é escalabilidade e como alcançar o cume?

Ao contrário do alpinismo, que para chegar ao topo o praticante demanda demasiado esforço, o conceito de escalabilidade se apoia na variante de menor esforço para maior alcance/produtividade.


O que significa escalabilidade?

O conceito de escalabilidade originou-se dos estudos nas áreas de T.I, sob o propósito de desenvolvimento de soluções com esforços lineares mas com intenções de aumento do desempenho (seja para redes, dados ou sistemas).

Com o boom tecnológico o fator escalabilidade rapidamente foi absorvido pelas áreas fabris e pelas áreas relativas à negócios, propiciando a criação de estratégias com foco em exponenciar os resultados.

É muito comum ouvir o termo escalabilidade no cotidiano de uma equipe de marketing digital, posto, em especial, o evidente poder de alcance que mídias como Facebook e Native Ads entregam aos anunciantes. 

Assim sendo, podemos definir escalabilidade como o total de ações executadas em prol de diminuir esforços e aumentar a performance de determinadas operações.

No gráfico abaixo vemos um exemplo de escalabilidade em uma linha de produção de uma indústria automotiva, onde, através de investimentos em tecnologia e treinamento de equipes, a empresa reduziu o tempo de produção e aumentou o número de carros produzidos:

Exemplo fictício sobre escalabilidade em uma linha de produção fabril

Escalabilidade como fundamento para os negócios

Um dos primeiros pontos a ser avaliado por investidores anjos tange justamente ao argumento de escalabilidade do negócio proposto, isso porquê tal KPI aponta as tendências evolutivas de um negócio a curto e médio prazo – quando bem aplicado.

As rotinas de Business Intelligence são verdadeiros fermentos para as instituições que apostam em escalabilidade para o alcance e superação de metas, posto que através de estudos (de desempenho à probabilidade) apontam dados relevantes para a tomada de decisão.

Em uma analogia simples, países como a Noruega e a Suécia são pioneiros na transformação do lixo diário gerado pela população, em energia elétrica que abastece diariamente suas respectivas residências. Neste aspecto, ambos os países aplicam com sucesso a teoria da escalabilidade (reduzindo os impactos ambientais e os gastos com geração de energia elétrica, enquanto aumentam a qualidade de vida do ecossistema como um todo).

É válido citar, já neste parágrafo, que escalabilidade é sim uma meta, porém, para que a mesma seja atingida existe um caminho de esforços tangíveis que precisa ser seguido. Ou seja, não adianta apenas querer chegar na meta para dobrar a meta, é necessário investimento em inteligência, tecnologia e readequação da cultura organizacional em prol de tal objetivo.

Muitas vezes, para que objetivos de redução de custos sejam atingidos, o primeiro passo consiste exatamente em investir (sim, é dar uma moeda hoje para receber duas no futuro). E há ainda de se observar que o amadurecimento da escalabilidade (na grande maioria das vezes) é um processo a médio e longo prazo – o que difere do conceito do “viral” que objetiva resultados pontuais a curto ou imediato prazo.

O home office, por exemplo, pode propiciar um importante fator de escalabilidade em termos de redução de custos, aumento de produtividade e aumento da qualidade de vida dos funcionários adequados a esta modalidade – e tal KPI deve ser medido pelas organizações que optam por tal aplicabilidade.

Como aplicar estratégias de escalabilidade para o seu negócio?

A Netflix constitui um excelente exemplo de escalabilidade. Empresa norte-americana criada em 1997 por Reed Hastings e Marc Rudolph, a até então uma pequena locadora de filmes que enviava fitas cassetes e DVDs pelos Correios, decidiu apostar no mercado online com o objetivo de entregar de forma rápida e simplificada o acesso à cultura para o mundo – e os resultados de tal escalabilidade você já conhece pelo famoso “tandam do N vermelhinho”.

Posto que escalabilidade e rentabilidade são BFFs (Best Friends Forever), é sabido que o investimento em tecnologia é um grande aliado para a fortificação deste relacionamento, assim como os fatores criatividade e humanidade são triviais para o sucesso.

Para que a sua empresa implemente estratégias de escalabilidade em suas operações, é necessário primeiramente a definição de pontos cruciais e que podem ser observados conforme as respostas que serão dadas às seguintes questões:

  • O seu negócio está bem definido em termos de objetivos e metas?
  • O seu produto/serviço é inovador e gerará impacto positivo na vida dos consumidores e do ecossistema como um todo?
  • Existem rotinas estratégicas para pesquisa constante do mercado de atuação?
  • Há reserva financeira para investimento em tecnologia e qualificação profissional?
  • O produto/serviço entregue pela sua empresa é um MVP (Produto Mínimo Viável, que permite a avaliação e melhoria constante – popularmente: produtos Beta)?
  • Existem planos de acompanhamento  de processos com foco em melhoria para cada área da sua empresa?
  • Há rotinas de networking com foco em inteligência de mercado em todos os processos?
  • O time como um todo aprova e se identifica com os produtos/serviços oferecidos?

As respostas para as perguntas acima devem ser 100% composta por “Sim”, para a saudabilidade de um negócio escalável – caso não seja esta a realidade, você já tem acima um passo-a-passo sobre como escalonar os seus resultados 🙂

Como a tecnologia pode apoiar a escalabilidade de negócios?

Os sistemas que podem ser desenvolvidos aqui na nossa plataforma da Rizer objetivam fortemente o fator de escalabilidade empresarial. Isso porquê, em pouco tempo, é possível que você crie um sistema de gestão automatizado e personalizado para as suas rotinas.

Não é necessário ter experiência em desenvolvimento de sistemas, 90% dos clientes Rizer são comerciantes, educadores, profissionais de saúde e com atuação escritorial – ou seja, a nossa plataforma foi criada para ser simples e didática e para empoderar todos aqueles que não “manjam” tanto de tecnologia, mas que conseguem imaginar como seria um sistema de gestão ideal!

Ao automatizar as suas rotinas, um importante passo em prol da escalabilidade, é dado! E com a Rizer você pode iniciar esta escalada com planos a partir de R$79,90 mensais! Clique aqui para fazer um teste grátis de 7 dias!

Caso prefira, o nosso time de especialistas também poderá desenvolver o sistema de gestão ideal para a sua empresa – clique aqui e agende uma consultoria gratuita!

E aí, partiu Everest?

Bom mapeamento por aí e conte com a gente 🙂

Artigos Relacionados