A eficiência de metodologias de gestão já é uma realidade vivida por diversas empresas ao redor do mundo. Com destaque, a Metodologia Ágil ganha, a cada dia mais, novos adeptos e é capaz de transformar a rotina de gerenciamento, com inteligência e precisão. Conheça tal façanha neste artigo. Boa leitura!
Metodologias Ágeis representam um conjunto de métodos que objetivam acelerar entregas de projetos, fracionando em ciclos menores todo o processo até a entrega de valor ao cliente final.
Através de métodos inteligentes, a observação dos detalhes aplicados às metodologias Ágeis facilitam a identificação de possíveis gaps, assim permitindo a imediata correção dos mesmos e evitando impactos maiores.
Vale lembrar que Cultura Ágil é diferente de Metodologia Ágil, tendo o primeiro a ver com a forma como a empresa enxerga a importância da adoção de tais metodologias, e já o segundo trata da execução da metodologia Ágil em si.
Aqui no blog já falamos sobre escalabilidade e recomendamos a leitura deste artigo!
Em termos de escalabilidade, as metodologias Ágeis têm ganhado verdadeiro destaque, uma vez que a adequação da cultura organizacional impacta consideravelmente no aumento do impacto e na diminuição de custos.
Empresas que mantêm projetos com foco em escalabilidade têm muito a se beneficiar com a prática do método Ágil – que esmiuçaremos juntos, logo a seguir.
O manifesto Ágil, documento que protocola o processo agilista em si, é constituído por 4 sentenças e 12 princípios, sendo estes:
O grande diferencial das Metodologias Ágeis está na participação do cliente durante o ato de concepção e revisão dos produtos/serviços entregues – comparadas às metodologias tradicionais, onde os clientes, geralmente, recebem os produtos prontos, sem participarem do processo de idealização.
Listamos abaixo as Metodologias Ágeis mais utilizadas pelo mercado – e cada uma delas merece um artigo exclusivo, devido aos seus relevantes atributos. São estas:
Não existe a Metodologia certa, todas são completas e precisam ter seus contextos avaliados e atrelados às possibilidades de adequação da empresa.
Os principais pontos em comum entre todas as Metodologias Ágeis são:
Se a sua empresa está pensando em aplicar um dos modelos de metodologia agilista, o passo-a-passo a seguir muito ajudará na construção do processo:
1 – Estude os modelos agilistas disponíveis e entenda qual deles melhor se enquadra à realidade da sua empresa;
2 – Reúna o time de profissionais para a definição de squads de trabalho, com base nas fases de execução do projeto;
3 – Formalize os fluxogramas, planos de ação, processos e procedimentos inerentes;
4 – Defina prazos e indique os profissionais e equipes terceirizadas, responsáveis por cada operação;
5 – Turbine o seu sistema de gestão integrada – e caso ainda não tenha ou precise dar um up no atual, considere fazer um teste de 7 dias grátis na nossa plataforma da Rizer – criada para atender necessidades de processos e culturas agilistas;
6 – Identifique os pontos do processo que carecem da interação do consumidor e planeje tais ações;
7 – Identifique possíveis gaps e pré-agende revisões processuais e inerentes ao produto/serviço em si – operação constante;
8 – Defina a construção de controles, relatórios e dashboard com base em Business Intelligence, atrelados ao seu sistema de gestão integrada, para que agilizar a tomada de decisão;
9 – Defina a frequência e respectivo calendário para discussões em equipe acerca do projeto em si;
10 – Crie e disponibilize meios e formas que provinham uma cultura horizontal de processos, a fim de dar autonomia a cada profissional de cada Squad;
11 – Defina a rotina de testes de eficácia.
12 – Atue, meça, ouça o cliente e melhore a experiência do mesmo ao longo do processo.
Agilidade, foco, envolvimento e testes contínuos. Assim definimos as metodologias Ágeis.
Esperamos ter contribuído um pouco mais para com a sua compreensão acerca dos tão falados métodos agilistas.
Boas definições por aí e conte com a gente 🙂