O mundo dos negócios está em constante mudança, e a inovação é uma das chaves para o sucesso. Por isso, para manter a competitividade, muitas empresas estão buscando novas formas de inovar, assim sendo, buscam utilizar a inovação aberta e colaborativa. Fechando parcerias para alavancar seu negócio e até mesmo reduzir custos.
A inovação aberta ou open innovation é um termo criado por Henry Chesbroug, um pesquisador da Harvard Business School. A ideia é promover uma forma de inovação mais colaborativa e diversa. Nela, há o envolvimento de várias partes externas à uma empresa, como por exemplo, clientes, fornecedores, institutos de pesquisa, órgãos públicos, startups e outras empresas. Assim sendo, objetivo é criar valor para todas as partes envolvidas, compartilhando ideias e recursos para alcançar um objetivo comum.
1- Descoberta
A empresa identifica um problema ou oportunidade de negócio com o propósito de ser resolvido.
2- Cooperação
A empresa se abre para colaborar com seus clientes e parceiros de tal forma que consigam encontrar soluções
3- Cocriação
A empresa trabalha em conjunto com seus clientes e parceiros para desenvolver uma solução inovadora.
4- Comercialização
A solução inovadora é trazida para o mercado e dessa forma implementada.
É possível contar com uma ampla rede de parceiros de forma colaborativa. Os custos envolvidos são baixos e até nulos em alguns casos.
Além disso, a grande quantidade de profissionais e organizações envolvidas acelera o processo. O caráter experimental e descentralizado do projeto também contribui para a criatividade e trocas de ideias.
A inovação aberta garante uma visão muito mais completa do mercado. Afinal, não há apenas as ideias dos profissionais da sua empresa. É possível saber a visão de outras companhias, das startups, dos clientes, dos fornecedores, das universidades, entre outros. Você consegue coletar dados muito mais confiáveis e amplos, para tomar as melhores decisões.
Todos esses fatores já citados contribuem diretamente para aumentar o retorno sobre investimento (ROI) da sua empresa. Como resultado a redução de riscos, a agilidade da inovação e a diminuição dos custos geram maior potencial de receita. Em outras palavras, a inovação aberta pode ser muito mais lucrativa do que apenas inovar internamente.
A inovação aberta e colaborativa pode ajudar as empresas a estabelecer uma imagem positiva de marca, com o propósito de mostrar que estão abertas à colaboração e inovação.
É uma forma de afirmar aos stakeholders que o empreendimento se preocupa com a evolução e o aprendizado do mercado.
Não pense que apenas pequenas empresas ou startups utilizam esse modelo de negócio, grandes marcas também já aderiram a Inovação aberta como por exemplo a Coca-Cola que lançou a plataforma Co.Lab, que permite que os consumidores criem novas bebidas e sabores para a marca. Essa plataforma também ajuda a empresa a avaliar e testar novos conceitos antes de lançá-los no mercado.
E a Microsoft que criou o programa Microsoft Garage, desse modo permitindo que seus funcionários colaborem em projetos de inovação com pessoas de fora da empresa.
1- Identifique um problema ou oportunidade de negócio que precise ser resolvido ou explorado.
2- Identifique possíveis parceiros que possam ajudar a resolver o problema ou explorar a oportunidade.
3- Estabeleça uma plataforma de colaboração e comunicação com seus parceiros, para permitir a troca de ideias e recursos.
4 -Teste e implemente as soluções inovadoras.
5- Monitore e avalie os resultados das soluções inovadoras, para que consiga não apenas identificar possíveis melhorias como ajustes.
A inovação aberta tem sido cada vez mais aplicada no Brasil, com resultados extremamente positivos. Além de gerar grandes resultados financeiros, a inovação aberta ajuda o nosso mercado a ser mais dinâmico, dessa forma melhorando experiências de clientes e, por consequência, impactando positivamente em nossas rotinas do dia a dia.