/blog


Pesquisar no blog
  • Publicado em 19/02/2022

Gestão escolar: o que é e como adequar a sua instituição de ensino a este conceito?

Os 10 maiores Apps - 2021
Os 10 maiores Apps - 2021

Somos todos eternos aprendizes, o que significa que a gestão de alunos é também um processo contínuo e que carece de melhorias constantes dos mais importantes. Você sabe como realizar a gestão de alunos e quais são os principais desafios atuais? Vem comigo que te explico no caminho 😉. Boa leitura!


A filosofia como base do processo de gestão de alunos

Uma das frases mais famosas do grande filósofo grego Platão (348 AC), enseja o aprendizado contínuo que permeia a nossa existência: Só sei que nada sei.

Tal conceito “Platônico” nunca foi tão atual como nos dias de hoje, onde disciplinas como Machine e Deep Learning provam-se como essenciais para todos os processos de gestão (corporativos os não).

E se tal conceito se aplica a quem aprende, o que dizer sobre a aplicação do mesmo em instituições que ensinam a quem tem que aprender, aprendendo com quem aprende, continuamente? 🤔

Os desafios da gestão de alunos são exercícios multissetoriais (de escolas de cursos livres à universidades), e compreender a metodologia desta gestão pode (e deve) promover uma mudança significativa na forma como a sua empresa opera estrategicamente.

O conceito de Gestão Educacional

O termo gestão escolar refere-se ao processo completo de administração de instituições de ensino, e compreende todas as áreas administrativas, acadêmicas e estratégicas das mesmas.

A gestão escolar é composta por 7 princípios básicos, sendo estes:

  • Gestão financeira escolar
  • Gestão de RH escolar
  • Gestão acadêmica e de corpo docente
  • Gestão Pedagógica
  • Gestão de comunicação educacional
  • Gestão de T.I para escolas

Os modelos gerenciais educacionais são individuais, ou seja, embora a base da gestão escolar seja composta pelos sete pilares acima descritos, a forma estratégica que cada instituição escolhe para a operação das rotinas fundamenta-se na visão estratégica e cultura que permeiam a empresa.

Os 7 principais pilares da Gestão Educacional

1 – Fundamentos da Gestão Administrativa escolar

Os processos que permeia a gestão administrativa escolar funcionam como um hub de integração entre todos os departamentos da instituição.

Ou seja, a governança administrativa das instituições de ensino devem operar a fim de garantir a fluidez e as boas práticas de execução e desempenho do processo completo da organização. E dentre as principais funções desta gestão, estão:

  • Administrar a estrutura e o patrimônio
  • Zelar pela limpeza e conservação de todos os ambientes
  • Gerenciar processos de compras, assim como de almoxarifados
  • Acompanhar a legislação vigente e garantir o cumprimento das mesmas
  • Determinar a cultura institucional e incentivar a sua disseminação
  • Determinar os fluxos operacionais e observar a interdependência entre os mesmos
  • Incentivar o bom uso da tecnologia e de métodos ágeis de produtividade
  • Fiscalizar e gerenciar a execução e o desempenho de todas as ações departamentais da instituição

2 – Fundamentos da Gestão financeira escolar

O conceito de gestão financeira escolar refere-se aos conjuntos de processos financeiros e fiscais de uma instituição de ensino e, por obviedade, é a área da empresa responsável pela administração de todos os recursos financeiros da instituição.

A operação financeira eficaz de uma instituição de ensino se apoia em conceitos técnicos e práticos de:

  • Definir valores de cursos e produtos ofertados pela instituição
  • Negociar convênios com instituições financeiras para buscar boas taxas de operação
  • Estabelecer o fluxo de recebimentos das diferentes áreas (matrícula presencial, matrícula web, processo seletivo, cursos rápidos, etc)
  • Gerenciar o recebimento de mensalidades
  • Administrar as contas bancárias e as transações entre contas ou com fins de recorrências
  • Controlar a tesouraria e os caixas internos
  • Ter controle sobre todo o processo de contas a pagar da instituição
  • Definir o orçamento a ser aprovado anualmente e acompanhar diariamente o desempenho das ações
  • Estabelecer estratégias e ações para o recebimento de inadimplências
  • Alinhar a operação com a contabilidade e gera as prestações de contas

3 – Fundamentos da Gestão de RH educacional

O foco das instituições de ensino é e sempre será nas pessoas. Por este motivo boas práticas de desempenho de Recursos Humanos se fazem triviais para o sucesso de empresas, também, deste tipo.

O departamento de RH em escolas e universidades deve ter seus esforços voltados para todo o capital humano da instituição: colaboradores, corpo docente, investidores, parceiros e alunos. E dentre suas principais funções, destacamos:

  • Organizar o processo seletivo e a contratação de profissionais
  • Manter o alinhamento junto à gestão administrativa do código de cultura da empresa e compartilhamento do mesmo à equipe
  • Definir o calendário contínuo de treinamentos e qualificação profissional para os times internos
  • Prover engajamento com fins de satisfação da equipe como um todo
  • Acompanhar os índices da Avaliação de Satisfação dos profissionais envolvidos nos processos corporativos
  • Analisar o clima organizacional
  • Supervisionar programas e ações que conectam alunos, docentes e instituição
  • Ser o canal de comunicação responsável por denúncias, melhorias e demais apontamentos (sejam estas de alunos, colaboradores, corpo docente ou investidores

4 – Fundamentos da Gestão Acadêmica

A gestão acadêmica faz jus a todas as rotinas da secretaria acadêmica da instituição de ensino, sendo esta um dos principais aspectos do core business da empresa.

Dentre as principais rotinas e responsabilidades dos profissionais envolvidos nos processos de gestão acadêmica, estão:

  • Manter bancos de dados de cadastro de professores e suas titulações, atualizado
  • Definir aspectos administrativos acerca do processo seletivo e sobre as formas de matrícula dos estudantes
  • Receber e validar os documentos inerentes a alunos e cursos, assim como organizar o acervo acadêmico digital da instituição
  • Preparar o sistema de gestão escolar para a utilização e atualização inerentes aos diários de classe providos pelos professores
  • Acompanhar o preenchimento de tais diários, assim como o cumprimento de prazos
  • Criar o calendário acadêmico anual e prover a integração dos processos gerenciais administrativos e pedagógicos
  • Externar dados para o Censo Escolar e para o INEP (assim como para demais demandas legais)
  • Gerenciar os registros acadêmicos e emitir os documentos oficiais

5 – Fundamentos da Gestão Pedagógica

O processo de gestão pedagógica compreende toda a metodologia de ensino da instituição, assim como visa garantir a forma, o formato, o conceito didático e a entregabilidade da qualidade de ensino esperada aos alunos.

Encabeçada por docentes e pedagogos experientes, a gestão pedagógica objetiva as seguintes operações:

  • Definir matrizes curriculares de aprendizagem
  • Promover a capacitação contínua dos professores
  • Analisar os planos de ensino e o teor das disciplinas aplicadas
  • Acompanhar a rotina de aulas e os aspectos de clima educacional
  • Acompanhar o desempenho dos estudantes e promover ações que visem aumentar o engajamento destes com as aulas
  • Acompanhar o desempenho da CPA na aplicação da Avaliação Institucional

6 – Fundamentos da Gestão de Comunicação Educacional

Os processos de gestão de comunicação educacional compreende as responsabilidades de Marketing Institucional, Expansão da marca e promoção do engajamento da sociedade acadêmica no dia-a-dia da instituição de ensino.

Dentre as principais responsabilidades dos profissionais envolvidos neste processo de gestão, estão:

  • Construção e adequação constante de canais de comunicação com foco em comunicação para os alunos e captação de novos estudantes
  • Criação de conteúdo de ato engajamento para redes sociais e demais canais diretos de comunicação
  • Dar voz aos processos de Gestão de RH e Gestão Acadêmica, a fim de manter todos os públicos sempre informados sobre as necessidades e novidades da instituição
  • Manter a constância do fluxo de interação junto aos estudantes, alertando-os sobre datas de aulas e sobre materiais e eventos disponíveis (especialmente quando são cursos EAD)
  • Estabelecer a comunicação com os responsáveis pelos alunos menores de idade
  • Reforçar orientações da instituição sobre as diferentes áreas (biblioteca, laboratórios, processo de matrícula, pagamento de boletos…)
  • Apoiar a estratégia cultural organizacional a fim de integrar todos os departamentos e prover clarezas processuais
  • Divulgar e Captar leads relevantes para a instituição
  • Desenvolver conteúdo audiovisual, assim como plataformas e aplicativos para a execução de aulas, laboratórios, oportunidades de cursos e estágios, etc.
  • Criar e gerenciar os eventos da instituição

7 – Fundamentos da Gestão de T.I escolar

O processo de gestão de T.I escolar engloba o controle e gestão de inventários Tecnológico, assim como a governança de T.I, segurança e gestão de dados e garantia da infraestrutura tecnológica necessária para a operação da instituição de ensino como um todo.

Dentre as principais responsabilidades dos profissionais envolvidos no processo de gestão de T.I escolar, destacamos:

  • Implantação, manutenção e gestão da estrutura computacional, tecnológica, de redes e de gestão de dados
  • Gerenciamento da segurança da rede
  • Administração da hospedagem dos canais de comunicação, assim como dos sistemas (em servidores ou em cloud services)
  • Controle das licenças de softwares, assim como acerca do processo de uso e distribuição de dados
  • Apoiar tecnicamente todos os usuários para garantir as boas práticas de operação 
  • Realizar treinamentos e ações de engajamento entre os usuários do software de gestão escolar
  • Implementar melhorias no processo tecnológico e garantir a funcionalidade da infraestrutura por completo
  • Garantir o fluxo dos processos e propor melhorias para aumentar a produtividade
  • Zelar pelos aspectos de LGPD e garantir suas aplicações

Como criar o sistema de gestão escolar ideal para a sua instituição?

Nós da Rizer acreditamos que a Tecnologia e a Inteligência Artificial devem operar como parceiras de todo o empreendedor. E ser parceiro é: ajudar com o que o outro lado nem sempre domina, oferecer preços justos, viabilizar o crescimento e, principalmente, não oferecer menos do que os softwares de gestão escolar que custam milhares de dólares oferecem.

Por isso na nossa plataforma você pode criar um sistema de gestão escolar completo e 100% do seu jeito, mesmo sem nunca ter construído um. Caso prefira, nosso time também poderá desenvolver a aplicação ideal para você ou para a sua empresa. Clique no link a seguir e agende uma consultoria gratuita com os nossos especialistas!

Boas adequações por aí e conte com a gente 🙂

Artigos Relacionados