/blog


Pesquisar no blog
  • Por
    Bruna Maldonado
  • Publicado em 19/02/2022

Gestão de recrutamento digital: como avaliar todos os candidatos?

A forma como a sua empresa avalia e provém feedback aos candidatos às vagas da mesma, diz muito sobre a instituição. A humanização da tecnologia como aliado à cultura organizacional, é um uso indicado e que deve ser utilizado com moderação.


O lado bom e o lado ruim do e-Recrutamento

Começar este artigo sem demonstrar empatia pelos milhões de candidato mundo afora que nem sempre têm seus currículos

analisados da forma como deveriam, não seria humano da nossa parte, não é? Por isso, e embora sejamos uma empresa de desenvolvimento de sistemas, damos a largada contrariando a Steven Spielberg, neste momento;

A máquina jamais substituirá a ação humana, nos casos de recrutamento e seleção.

Por mais completas que sejam as soluções desenvolvidas aqui na Rizer, não acreditamos que os fatores feeling, percepção e compreensão do todo sejam responsabilidades dos algoritmos computacionais.

Assim sendo, acreditamos que os sistemas de gestão de candidatos devem ser concebidos sob três pilares essenciais:

  • Cadastro e gestão inteligente de banco de dados
  • Ferramentas de análises de competência e cruzamento de informações
  • Integração de módulos responsivos que compreensão feedbacks amplos e enriquecedores

Gestão de Recrutamento e Seleção digital

O massivo portfólio de sistemas de recrutamento e seleção, marcaram os últimos anos positivamente em termos de agilidade e negativamente em termos de adaptação à realidade.

A escassez de recursos analíticos personalizados  às culturas das empresas, em sistemas de Recrutamento e Seleção padrões, muitas vezes transferem a responsabilidade desta análise à testes online de personalidade, erroneamente.

O fato acima somado ao fator mensuração de capacidade, na grande maioria das vezes  faz com que bons candidatos não sejam avaliados.

E foi justamente pensando neste contexto tão atual que desenvolvemos este artigo para enfatizar a importância do desenvolvimento de um sistema de Recrutamento e Seleção ideal para a operação de RH da sua empresa.

Desenvolver um sistema próprio de R&S ou contratar um sistema de recrutamento padrão?

Confiar na máquina ou não confiar? Eis a questão!

Quando o assunto trata do bem mais importante de uma organização, o humano, o desenvolvimento de um sistema de recrutamento e seleção personalizado e integrado a relevantes redes sociais como o LinkedIn, é um diferencial competitivo.

Ao afirmarmos tal aspecto, não intencionamos desmerecer sistemas padrões (longe disso), e sim incentivar o recrutador a ter um olhar mais peculiar acerca da solução a ser contratada.

Os diferenciais de um sistema de gestão de recrutamento e seleção personalizado, baseiam-se essencialmente na forma como a sua organização enxerga e pratica a operação de RH – e considerando a singularidade do meio empresarial, nem sempre a forma generalista como os aplicativos disponíveis no mercado  enxergam o processo de recrutamento e seleção, combinará com o todo.

Na nossa plataforma da Rizer, por exemplo, você mesmo pode criar o seu sistema de gestão de recrutamento e seleção, personalizando cada etapa (do registro ao feedback) dos processos seletivos – Faça um teste grátis de 7 dias

Como avaliar todos os candidatos em um sistema de regatão de recrutamento e seleção?

Ao contratar um sistema de gestão de candidatos ou optar pelo desenvolvimento de um sistema de gestão de R&S personalizado, você deve cientizar-se acerca dos métodos de aprendizado de máquina aplicados para a mostra de resultados.

Para tanto, algumas diretrizes importantes devem ser consideradas. São estas:

  • Quais plataformas de educação e verificação de certificados e licenças profissionais serão utilizados como base para o seu processo de seleção? Exemplo: LinkedIn, Indeed, etc.
  • Como é a persona ideal para colaborador da sua empresa?
  • Qual o peso de cada soft skills para a avaliação de adequação de perfil? Exemplo: de 1 a 5 (sendo 5 o apontamentos para “muito relevante”), a graduação completa para cargos de assistente receberá nota 5 dada a exigência.
  • Qual o peso acerca dos aspectos emocionais demonstrados inicialmente pelos candidatos, para a vaga, são mais relevantes?
  • Como a máquina deverá analisar a composição curricular?
  • Quais palavras-chave têm maior peso de aparição no conteúdo do currículo do candidato?
  • Como o sistema deverá entregar currículos para cada profissional de RH, garantindo a análise individual de cada material?
  • Quais perguntas imprescindíveis devem ser respondidas ao longo do processo de seleção, sem tornar a jornada do candidato exaustiva?
  • Como o sistema de gestão de recrutamento estará alinhado às normas da LGPD?
  • Como os feedbacks aos candidatos serão entregues, provendo uma análise completa e concisa aos mesmos?
  • Haverá direito à réplica por parte do candidato, caso a empresa tenha se equivocado quanto à avaliação?

Um dos fatores mais relevantes para o desenvolvimento de sistemas integrado de recrutamento e seleção tange à capacidade quantitativa de análise curricular dos profissionais de RH envolvidos. 

Assim sendo, o Planejamento Estratégico e a mensuração de desempenho de tais profissionais devem ser parte do sistema de gestão – uma vez que a utilização de índices de assertividade de recrutamento e contratação são excelentes indicadores quanto à eficácia do profissional contratante.

Por isso, a definição de metas com base na capacidade de entregabilidade do time de RH deve ser somada à capacidade analítica do sistema de gestão de recrutamento escolhido – a fim de tornar o processo seletivo um ato justo, coerente e humanizado.

Como criar um sistema de gestão de recrutamento e seleção eficaz?

A plataforma da Rizer foi pensada para que qualquer empreendedor possa construir o seu próprio sistema de gestão, ainda que o mesmo não tenha experiência sobre o assunto.

Com planos a partir de R$79,90 por mês, o usuário pode criar o seu próprio sistema de gestão, completo e em pouco tempo. Dentre as possibilidades disponíveis, a criação de módulos de gestão de candidatos, gestão de hard e soft skills, gestão de vagas, relatórios e dashboards de desempenho inteligentes, além de acompanhamento de métricas departamentais e metas de assertividade de contratação, são algumas das opções. Faça um teste grátis de 7 dias!

Sua empresa pode também contar com o help dos nossos especialistas para criar um sistema de gestão de R&S personalizado para a demanda – agende uma consultoria técnica gratuita.

Bons insights por aí e conte com a gente 🙂

Artigos Relacionados