/blog


Pesquisar no blog
  • Publicado em 02/03/2022

Dicas e tendências para modernizar a gestão financeira da sua empresa

A modernização de tarefas financeiras através do uso da tecnologia é uma das vantagens do uso de sistemas de gestão financeira. E de carona com este foguete digital, elencamos dicas incríveis para o departamento financeiro da sua empresa decolar!


A tecnologia a favor da gestão financeira

O uso de um sistema de gestão financeira, sem sombra de dúvidas, é um dos reforços mais utilizados por departamentos financeiros, nas empresas.

Através de softwares financeiros e plataformas online de gestão financeira como a da Rizer, é possível automatizar rotinas repetitivas e garantir a melhor gestão e cruzamento de dados.

Desde o cadastro de fornecedores à integração com plataformas que atualizam de forma automática as taxas, impostos e demais incidências sobre movimentações financeiras, são algumas das possibilidades para o desenvolvimento de um sistema de gestão deste tipo.

5 tendências para a gestão financeira modernizada

A transformação digital de processos financeiros não é tão novidade para os departamentos financeiros, mas com certeza a modernização das automações existentes nos softwares de gestão, atraem a atenção dos stakeholders de qualquer organização.

Abaixo elencamos cinco tendências relevantes para gestão financeira mais eficaz:

1 – Gestão e operação em nuvem

As plataformas de gestão financeira em nuvem tornam a operação mais segura, simples e dinâmica. Processos como os de contas a pagar e a receber, reembolsos de despesas corporativas (dentre outros) podem ser realizados através de soluções automatizadas, em cloud, como a nossa da Rizer!

2 – Inteligência artificial para gestão financeira

Ainda sobre plataformas de gestão financeira em nuvem, o uso de inteligência artificial voltado para as atividades contábeis, fiscais e financeiras, é um ponto promissor. O uso de algoritmos inteligentes para a gestão de tais dados permite uma análise aprofundada e em tempo real, colaborando significativamente, e inclusive, com a gestão de riscos.

3 – Cibersegurança, Compliance e LGPD

A gestão financeira focada em cibersegurança, alinhada às exigências da LGPD e aspectos de compliance também são temas a serem acompanhados de perto e aplicados às atividades departamentais. 

4 – Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

O conceito de paperless já é uma tendência mundial que estimula o uso da tecnologia para a redução de desperdício de folhas de papel. Além do eminente aspecto de impacto positivo ambiental, a redução de custos é um dos motes considerados pelas instituições que já aplicam a metodologia em suas rotinas departamentais.

5 – Trabalho híbrido e home office

A eficácia dos métodos de trabalho home office e híbrido em atividades profissionais relacionadas à finanças, contabilidade e fiscal já se provaram eficientes, relevantes redutores de custos e potencializadores de aspectos de qualidade de vida, que impactam positivamente no nível de entrega de qualidade de tarefas. Vale ser analisado!

Quatro ideias para turbinar o seu sistema de gestão de contas a pagar e receber

O uso de sistema de gestão financeiro com módulos personalizados de contas deve ser pensado sob o viés de transformação digital. 

Neste sentido, elencamos abaixo algumas sugestões para ajudar com insights de automação, no momento de desenvolvimento do ERP, com foco em contas a pagar. São estas:

1 – Automação de ficha financeira

Tal função viabiliza o cadastro e a consulta de clientes, fornecedores e parceiros, de forma rápida e prática.

Uma vez integrado a sistemas de análise de crédito, permite que sejam gerados dashboards e relatórios com gráficos que permitem a visão compilada da evolução de um cliente, um grupo de clientes ou de toda a base.

Vale lembrar que os aspectos da LGPD devem ser observados no ato de retenção de dados de prospects e clientes (escrevemos um artigo específico sobre as mudanças que as empresas devem fazer para se adequar à LGPD – recomendamos a leitura).

2 – Automação de comunicação de cobrança

É possível automatizar o envio e controle de cartas, SMS, mensagens de Whatsapp, mensagem de e-mail e até mesmo envio de cartas de cobrança ao clientes credores.

Ao optar por automatizar a rotina de comunicação de cobrança, o departamento financeiro gera economia de tempo, esforços, otimiza a qualidade da comunicação e ainda pode gerir aspectos de entrega e respostas, potencializando a eficácia das ações.

3 – Emissão automática de faturas

A inclusão de um módulo de automação de faturas, em um sistema de gestão financeira, permite que boletos, notas fiscais, lembretes de cobrança, disparo de comunicação ao cliente e acompanhamento dos pagamentos, sejam realizados de forma prática, assertiva e totalmente controlável.

4 – Categorização  automática de receitas e despesas

É possível implementar em um sistema de gestão financeiro um módulo para cadastro e categorização de rotinas financeiras inerentes à receita e às despesas.

Através desta automação de processos, o gerenciamento financeiro de contas a pagar e receber recebe um upgrade relevante, e através do uso de inteligência artificial com base em Business Ingelligence, o processo de forma geral torna-se analítico com base em dados para a tomada de decisão.


Esperamos assim ter contribuído para o seu conhecimento e análise de oportunidades acerca da metodologia e processos de gestão financeira da sua instituição.

Boas decisões por aí e conte com a gente 🙂

Artigos Relacionados