/blog


Pesquisar no blog
  • Por
    Bruna Maldonado
  • Publicado em 19/02/2022

Como elaborar o Planejamento Financeiro Estratégico da sua empresa?

Planejar os custos, investimentos, lucros e margens, é parte essencial da rotina financeira das empresas é primordial para a saúde do negócio. Por isso neste artigo criamos um passo-a-passo para te ajudar na elaboração do seu Planejamento Financeiro Estratégico – boa leitura!


Planejamento Financeiro Estratégico: Definição

O planejamento financeiro estratégico é uma poderosa ferramenta que visa nortear a saúde financeira de uma instituição, com base no histórico de transações da mesma e demais KPIs inerentes.

Trata-se de um detalhamento acerca de toda a movimentação financeira da empresa, no período pré-estabelecido para análise, que documenta as operações, balancetes, margens, tributações, pagamentos, preços e projeções com base em índices econômicos.

O planejamento financeiro estratégico é, inicialmente, um ato. Que consiste, geralmente, em reuniões sob a intenção de organização e exploração dos dados do período passado selecionado, para a projeção do cenário financeiro futuro da corporação. Posteriormente, tal documento deve ser desmembrado em um plano de ação, que deve ser cumprido pela instituição com foco em lucratividade e rentabilidade.

Como elaborar o Planejamento Financeiro Estratégico?

Nesta etapa do artigo, elencamos as principais fases para a elaboração do planejamento financeiro estratégico. São estas:

  1. Análise de situação financeira atual da empresa

Nesta etapa o grupo responsável pela elaboração do planejamento financeiro, avaliará dados como: margem de lucro das negociações, despesas fixas e variáveis, média de vendas, comissões, dentre outras informações financeiras.

  1. Definição de objetivos financeiros

Nesta etapa do planejamento financeiro estratégico são definidas as metas a serem alcançadas ao longo do próximo período (que podem ser, em geral, mensais, trimestrais, semestrais e anuais). As metas devem incluir todas as operações de finanças e contábeis da instituição, tais como: meta de vendas, metas de redução de gastos, planejamento de pagamentos de salários, repasses, despesas e tributos, além de investimentos necessários em tecnologia, infraestrutura e contratações.

  1. Planejamento de ações

Esta é a etapa do fluxograma! Neste momento o grupo responsável pela elaboração do planejamento financeiro estratégico deve desenhar fluxogramas e documentar planos de ações que indiquem como os objetivos estabelecidos no item “b” serão alcançados. Não é necessário reinventar a roda, mas é importante provisionar novas tarefas de forma com que as mesmas não impactem drasticamente junto às rotinas já existentes e que serão mantidas.

  1. Análise de cenário externo

Controlar as ações do ambiente interno, como sugere o item “c” é impreterível para a diminuição dos riscos financeiros para o negócio. Entretanto, a análise do mercado externo (economia, concorrentes, mercado, consumidor, demanda, tendências, inovações tecnológicas e cultura do comportamento) devem ser compreendidas por completo no seu planejamento, para o bom desempenho do mesmo. Nesta etapa, analisar cada um dos alicerces compreendidos no “ambiente externo”, é fundamental.

  1. Definição de Responsabilidades e Prazos 

Nesta etapa do planejamento financeiro estratégico, trazemos de volta à mesa os documentos criados nas etapas “b” e “c” citadas anteriormente. Para ambos, indicamos quem serão os profissionais responsáveis por cada tarefa, assim como quais departamentos/grupos serão responsáveis por cada meta. Ainda nesta etapa, os prazos para execução das atividades do plano de ação, assim como para o alcance das metas são estipulados (podendo ser divididos em fases).

  1. Monitoramento de desempenho financeiro

Nesta etapa da execução do planejamento financeiro estratégico, contar com um sistema de gestão financeiro é primordial. Uma vez que, ao automatizar as rotinas financeiras da empresa, se faz oportuno o acompanhamento dos KPIs financeiros em tempo real, assim como o acompanhamento de execução das tarefas estabelecidas. Na plataforma da Rizer você mesmo pode criar o seu próprio sistema de gestão financeiro completo (mesmo que nunca tenha criado um), de forma rápida, prática, com planos mensais a partir de R$79,90 – faça um teste grátis de 7 dias!

  1. Armazenamento de documentos

Tanto o plano financeiro estratégico como todos os documentos pertencentes ao mesmo, devem ser armazenados em seu sistema de gestão financeira, para consultas futuras. O mesmo se aplica aos documentos fiscais, tributários e de prestação de contas, que possuem prazos legais específicos de armazenagem. O ideal é que a sua empresa conte com um sistema digital seguro e confiável – na plataforma da Rizer, por exemplo, todos os nossos clientes contam com a garantia de armazenamento em nuvem da Amazon AWS – agende uma consultoria gratuita com nosso time de especialistas!


Tudo pronto para planejar financeiramente o seu próximo período? Então mãos à obra!

Esperamos com este artigo ter somado à estratégia financeira da sua empresa!

Bom planejamento por aí e conte com a gente 🙂

Artigos Relacionados