O sistema de gestão de alunos de academias deve seguir o mesmo ritmo das aulas de jumping mais agitadas! Tornar divertida e humanizada a forma como o sistema opera e interage junto aos alunos, é o que vamos te ensinar aqui neste artigo. Boa leitura!
O fator criatividade historicamente cativa espaço exclusivo na mente dos consumidores, sejam eles fitness ou não. Por isso, elencar dicas para te ajudar a aproveitar melhor os artifícios técnicos de um CRM ou de um sistema de gestão de academias para buscar aproximação aos aluno é o “Way” deste nosso artigo 😉
A experiência do cliente junto à sua marca começa quando o mesmo ainda é um lead. Por isso, prover impacto positivo desde o primeiro engajamento é muito relevante.
Há academias que utilizam de ganchos emocionais de reciprocidade para angariar clientes, como faz a pioneira Smart Fit – que vira e mexe concede um mês grátis de treino ou as primeiras mensalidades a um preço super acessível.
O CRM para a sua academia precisa registrar o canal e a campanha que trouxeram o seu atual cliente para a base – não apenas para fins de mensuração, mas em especial para fins de aproximação! Ao entender quais tipos de comunicação melhor engajam com cada cliente a academia poderá classificar a sua atual base de dados também por campanha de marketing de acesso (aquela que convenceu o lead a se tornar aluno matriculado) – e assim oferecer a publicidade correta quando pensar em vender um upgrade para os planos existentes – por exemplo.
O cadastro de alunos para a academia não costuma, e nem deve, ser repleto de informações pessoais (acerca de hábitos mais peculiares e aspectos da personalidade dos mesmos). A regra do trivial no, ato de registro de dados de alunos, é uma boa prática e evita que esta ação seja cansativa para o cliente.
Entretanto, o uso da comunicação online como fator de aproximação e personalização da experiência do aluno, este sim deve ser aproveitado com bom senso e criatividade!
Um exemplo bacana de como incrementar o sistema de gestão de alunos da sua academia é criar enquetes divertidas e oferecer benefícios aos alunos que as responderem.
Na prática: a academia envia um push via aplicativo da academia convidando os alunos a responderem a sua enquete sobre suas séries favoritas. Suponhamos que 40 % dos alunos responderam a enquete e que tais informações foram acrescentadas ao CRM da empresa. Algum tempo depois, uma nova temporada de GOT (por exemplo) foi anunciada ao público, e os alunos da academia que a indicaram como “série favorita” recebem uma mensagem (E-mail ou WhatsApp) com a seguinte mensagem: “Se amanhã você faltar ao treino, nós entenderemos (é dia de maratonas GOT, né?) – Aproveite ao máximo a sua série favorita e não exagere na pipoca e refri, ok?!”
Eureka!
Desenvolva um aplicativo útil e verdadeiramente engajador para a sua academia. A maioria das empresas deste tipo entregam aos seus alunos aplicações básicas com opções obsoletas de controle de treinos e para promoções da instituição (blah!).
Todos sabemos que fazer atividades físicas é essencial para a saúde, contudo, também sabemos que só academia não resolve, né? Por isso, criar aplicativos que permitam a interação com o seu aluno também fora da academia é uma sacada genial!
Saber quantos passos o aluno deu ao longo da semana ou permitir acesso às informações nutricionais do Big Mac explicando quantas abdominais precisarão ser feitas para compensar esta ingestão, são alguns dos nossos insights para que você possa oferecer valor ao seu cliente através de um aplicativo para academias!
A inserção de tais informações no CRM analítico da academia permitem ao educador físico, por exemplo, propor planos de exercícios extra-estabelecimento – estes que contribuirão para o alcance de metas do aluno (como por exemplo, estacionar o carro um pouco mais afastado do ambiente de trabalho, para melhorar a quantidade de passos dados ao longo da semana).
Uma das principais falhas ao administrar um sistema de gestão de alunos para academias está justamente em torná-lo algo estático e pontual (ou seja, só utilizado para matrículas, cancelamentos e atualizações referentes a pagamentos).
O CRM de uma academia tem capacidade para obter com facilidade, dados que muitas indústrias de colchões, por exemplo, investem fortunas para obter. Isso porque quando o aplicativo da sua academia (lá vem insight 😉 oferece a função de despertador (por exemplo), o mesmo poderá monitorar o tempo de soneca do aluno a fim de gerar uma classificação para o CRM da academia acerca da qualidade do seu sono – e nessa hora, uma parceria que ofereça descontos relevantes na compra de colchões para clientes que precisem melhorar este fator cotidiano (assim como a sugestão de matrícula na aula de Yoga) levarão a sua capacidade de gestão de alunos a um nível superior!
Quando entendemos o aluno sob o aspecto humano, sabemos que atrasos de pagamentos podem ocorrer a qualquer momento e que, é neste instante, que muitas academias colocam tudo a perder em termos de relacionamento.
A humanização das comunicações de cobrança é primordial para a manutenção da relação entre aluno e academia. E para que isso seja possível, criar automações no CRM que permitam classificar o aluno também sob o perfil financeiro, é uma boa pedida.
Desta forma, e por exemplo, quando o sistema de gestão de academia detecta que o aluno João matriculou-se na academia por intermédio de um anúncio com foco em preço, detecta que João atua como estagiário, que sua frequência nos treinos está acima da média e que seu índice de interação com o app da academia está bacana, é possível prover um contato/ação de cobrança mais adequado e humanizado ao perfil deste cliente (“Te ajudaria se parcelássemos o valor dos atrasos e acrescentássemo-os ao longo das próximas mensalidades, João? Estamos juntos e queremos você sempre motivado!’).
Percebeu? Academias que já possuem um sistema de gestão de alunos como o da Rizer, possuem um leque de oportunidades em termos de marketing e, principalmente, de inovação. Tão importante quanto ter um sistema que faça a gestão de cadastros é poder utilizá-lo de maneira inteligente, automatizada e criativa e prol do bem estar do aluno e também da instituição!
Tá pago o de hoje 😉
Nós da Rizer acreditamos que a Tecnologia e a Inteligência Artificial devem operar como parceiras de todo o empreendedor. E ser parceiro é: ajudar com o que o outro lado nem sempre domina, oferecer preços justos, viabilizar o crescimento e, principalmente, não oferecer menos do que os softwares de gestão que custam milhares de dólares oferecem.
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Boas ideias por aí e conte com a gente!