Pesquisar no blog
  • Publicado em 19/02/2022

3 instituições que economizaram milhões com atitudes simples e inteligente

O ritmo frenético do mundo corporativo também cai em emboscadas simples, na maioria dos casos, pela falta de gerenciamento com base em Business Intelligence, acerca das operações. Conhece três empresas que economizaram milhões ao reverem processos básicos de operação.


O menos é mais

A atemporal frase do arquiteto norte-americano Ludwig Mies van der Rohe (“Less is more”) arremata o escoamento, nem sempre inesperado, de um pensamento incorreto do mundo corporativo, que se apoia no conceito de que lucrar é vender.

Durante muitos anos, dirão os bisnetos da geração Y, nossos “bisos” desenvolveram as mais inteligentes técnicas de marketing e vendas, apoiados na cultura do consumo massivo, para fazer dinheiro; Porém, esqueceram-se de olhar para ações simples de economia, como a reduzir gastos com energia elétrica, com atenção.

Henrique, um paulistano de apenas oito anos de idade, deu uma ideia brilhantemente simples aos pais, após perceber o tempo que o chuveiro a gás do eu prédio levava para aquecer a água. A ideia consistia em levar baldes de água para dentro do box e enchê-los com a água fria derramada pelo chuveiro, durante o processo de aquecimento.

O menino propôs aos pais que a mesma água fosse utilizada para ser despejada no vaso sanitário, substituindo a função da descarga.

O resultado na economia de água foi tamanho, que a mãe de Henrique redigiu a ideia do garoto em um bilhete, e o anexou no quadro de avisos do condomínio onde moram, na zona Sul.

Em menos de um mês, o condomínio economizou 75 mil litros de água com a ideia do pequeno.

Fotos originais do bilhete e posterior comunicado, extraído do site g1.com

A pergunta que resta fazer é: como uma criança tem o poder de olhar para simples ações de economia, capaz de gerar um impacto altamente positivo em termos de sustentabilidade e redução de gastos (como fonte de recursos), e nós, os adultos empreendedores não? 

Abaixo apresentamos três cases recentes de ideias simples, óbvias e milionárias (como a do pequeno Henrique), aplicadas com sucesso pelos setores público e privado do Brasil.

Governo Federal do Brasil economiza R$ 1 bilhão, com trabalho remoto durante a pandemia

O Ministério da Econômica divulgou  setembro de 2021 que a adoção do modelo de teletrabalho para os servidores públicos, entre os meses de abril e agosto do mesmo ano, resultou em uma economia de R$1,419 bilhão de Reais aos cofres públicos, sem prejudicar a qualidade dos atendimentos à população.

O levantamento foi feito com base na redução de gastos com os auxílios prestados aos profissionais.

No montante divulgado, os seguintes valores de redução de gastos foram informados:

  • Diárias, Passagens e Despesas com Locomoção: R$ 471,251 milhões;
  • Serviços de Energia Elétrica: R$ 255,547 milhões;
  • Serviços de Cópias e Reproduções de Documentos: R$ 9,732 milhões;
  • Serviços de Comunicação em Geral: R$ 89,565 milhões;
  • Serviços de Água e Esgoto: R$ 32,942 milhões;
  • Auxílios para os Servidores: R$ 161 milhões.

O valor economizado foi repassado para investimento em políticas de atendimento à população, segundo informações oficiais publicadas.

Tinta leve para pintura de aeronaves fará a American Airlines economizar 3,8 milhões de litros de combustível, por ano

A norte-americana American Airlines, divulgou em nota oficial este ano, que a revisão de sua frota de aeronaves já conta com a reforma estética das mesmas.

Os aviões da compania aérea já estão em processo de repintura que, além da “carinha nova”, ainda resultará em uma BAITA economia para o meio ambiente e aos cofres da organização.

Para a repintura, a American Airlines decidiu usar um novo tipo de tinta que não utiliza uma camada de mica (um mineral que ajuda a proteger e dar brilho à pintura). Ao retirar a mica, a companhia afirmou que a tinta, chamada de Silver Eagle, fica mais leve, mais barata e, consequentemente, economiza combustível e é melhor para o meio ambiente.

A redução de peso por aeronave será de 28 Kg. A economia de combustível estimada é de 3,8 milhões de litros – o correspondente a 100 voos, de São Paulo a Nova York, em Boeing 787-8,  com 242 passageiros a bordo, ou 60 voos do Rio de Janeiro a Paris, em Boing 777-200, com 320 passageiros a bordo.

Economizar é lucrar, né?

UPS economiza US$ 300 milhões por ano ao planejar curvas à direita

A UPS é uma das principais empresas de transporte dos EUA, com base em Atlanta. A empresa tem uma relação especial com as famosas curvas, durante o trajeto em vias públicas. 

Após um minucioso estudo, em 1970, a UPS chegou à conclusão de que fazer uma curva à esquerda, em um país de circulação pela direita predominante –  como  Brasil e EUA -, além de muito mais difícil, ainda requer mais tempo se comparado a fazer uma curva à direita (isso sem contar o relevante índice de acidentes em conversões deste tipo).

A administração da UPS resolveu então implementar um processo de gestão de rotas que considerasse trajetos com curvas e conversões à direita. Atualmente, e em 90% dos casos, os veículos da empresa continuam virando à direita em cruzamentos. 

Com esta ação simples e poderosa, a empresa economiza cerca de 38 milhões de litros de combustível por ano, deixando de emitir 20 mil toneladas de dióxido de carbono, além de entregar 350 mil pacotes a mais.

Parabéns, UPS!

O uso da Tecnologia como fator de redução de custos e aumento de desempenho

Os três cases citados acima possuem pontos em comum que tangem o olhar para o simples (“less is more”) e o uso adequado de sistemas de gestão que permitam a tomada de decisão com base em dados.

Ter um sistema de gestão integrado que agregue autonomia e melhoria de desempenho aos processos empresariais, assim como manter um time de especialistas atentos aos processos internos, é crucial.

Além de aspectos como centralização, automação e dinamismo de processos, o uso de softwares de gestão integrada funcionam como braço direito de análises com foco em inteligência corporativa – reduzem custos e otimizam resultados, quando bem operados.

Na nossa plataforma da Rizer você mesmo pode criar o seu próprio sistema de gestão, mesmo sem ter experiência. A nossa solução foi criada para ser prática, completa e o braço direito de todo empreendedor e gestor que já entendeu o quando a tecnologia pode ajudar com os desafios corporativos.
Os nossos planos começam a partir de R$79,90 por mês e nós te damos 7 dias grátis para teste! Caso prefira, você também pode agendar uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas


Esperamos assim ter contribuído para com o despertar de desenvolvimento de ações sustentáveis e lucrativas de todos os leitores e, principalmente, plantado uma sementinha de implementação de processos de análise de melhorias contínuas, à rotina das instituições

O menos é mais. Bons insights por aí e conte com a gente 🙂

Artigos Relacionados