crescimento da empresa

Escalabilidade: descubra o que é e qual a sua importância para uma Startup

O que é Escalabidade?

É quando uma empresa, no nosso caso Startup, consegue aumentar muito o seu número de clientes/faturamento de forma acelerada e sem precisar aumentar tanto os seus custos.

Para ser escalável, o negócio deve apresentar 3 características: 

  • ser ensinável – quando o empresário consegue ensinar para todos os membros da equipe como o negócio funciona e qual o processo produtivo;
  • valioso – é gerado por meio da especialização em uma atividade específica, agregando valor ao produto oferecido;
  • replicável – mostrar que seu modelo de produção funciona e que o mercado da sua área está em expansão.

Isso tudo quer dizer que empresas escaláveis possuem custos de operação relativamente baixos e processos muito bem pensados. Logo, os processos de produção de empresas escaláveis funcionam bem tanto para poucos clientes, quanto para milhares.

Startups escaláveis investem dinheiro e tempo fazendo testes, para que consigam encontrar o seu modelo perfeito de market fit e assim replicar esse modelo em maior escala.

Os investidores costumam se basear nos dados de escalabilidade para saberem se aquele é um negócio em expansão e se vale a pena o investimento na empresa. Ele investe seu dinheiro e espera que o valor da participação que ele comprou cresça conforme as operações da startup aumentam.

Como saber se uma empresa é escalável?

O segredo para ter crescimento exponencial é não precisar investir em espaço físico, muitas pessoas, obras, etc como muitas vezes são feitas por empresas tradicionais. Um hotel, por exemplo, muitas vezes precisa ser erguido o prédio, contrato de muitos funcionários, mobília, impostos… Ao contrário do AirBNB que tem apenas uma plataforma online que conecta donos de casas (que já estão construídas e os donos que são responsáveis pela manutenção) com pessoas interessadas em alugar por algum tempo. Só é preciso aumentar o número de pessoas ofertando, para aumentar o número de pessoas interessadas.

Empresas online que oferecem suas plataformas para ajudar pequenas empresas de alguma maneira (plataformas de e-mails, gerenciamento de equipe, criação de software, etc) também são altamente escaláveis e funcionam bem para atender poucos clientes ou dezenas deles!

Empresas tradicionais podem sim crescer de forma escalável, mas isso levaria muito mais tempo do que para uma startup. E é essa capacidade de crescimento acelerado que os investidores anjo acreditam ser uma característica de ouro para escolherem onde investir.

Deixe uma resposta